Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Chefes de governo europeus que visitaram Kyiv regressaram à Polónia

Os chefes de governo da Polónia, da República Checa e da Eslovénia regressaram hoje a território polaco depois da deslocação que efetuaram na terça-feira a Kyiv para demonstrar apoio à Ucrânia invadida pela Rússia.  

Chefes de governo europeus que visitaram Kyiv regressaram à Polónia
Notícias ao Minuto

11:21 - 16/03/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Os três dirigentes encontraram-se com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tendo transmitido a mensagem de que o país "não está sozinho" e que as aspirações de Kyiv em relação à eventual integração na União Europeia são apoiadas por Varsóvia, Praga e Liubliana. 

O porta-voz do governo polaco, Piotr Mueller, disse hoje que a delegação dos chefes dos três governos europeus regressou em segurança à Polónia depois da deslocação de 24 horas à Ucrânia. 

Os detalhes sobre a viagem de regresso não foram divulgados por motivos de segurança. 

O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, o chefe do governo da República Checa, Petr Fiala, e Janez Jansa, que dirige o executivo da Eslovénia, viajaram de comboio até à capital ucraniana, tendo regressado à Polónia também através dos caminhos de ferro.

À delegação juntou-se Jaroslaw Kaczynski, vice-primeiro-mininstro da Polónia e líder dos conservadores.     

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou pelo menos 691 civis e feriu mais de 1.140, incluindo algumas dezenas de crianças, além de provocar a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Papa pede perdão pelas mortes e violência na Ucrânia e evoca Caim e Abel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório