"É indescritível". Monte turístico de Grândola foi consumido pelo fogo

Proprietários do espaço referem que as causas do incêndio ainda estão por apurar. Seguidores e famosos lamentam sucedido e enviam mensagens de força.

Monte da Casa do João
AnteriorSeguinte

© Facebook/Monte da Casa do João

Andrea Pinto
11/08/2025 08:23 ‧ há 3 horas por Andrea Pinto

País

Incêndio

O 'Monte da Casa do João' em Grândola, no Alentejo, incendiou-se este fim de semana, destruindo por completo a casa de madeira que era usada para a recepção de casamentos e eventos empresariais.

 

A noticia é dado pelos proprietários do espaço que, na sua conta de Instagram, contam detalhes do sucedido e mostram imagens do antes e depois do espaço - que pode ver na galeria acima.

"Esta noite perdemos algo que era muito mais que madeira e telhas. A pérgola e o celeiro do Monte da Casa do João, esse cantinho mágico onde tantos sonhos e trabalho ganharam forma, pegaram fogo inesperadamente", começam por reportar, acrescentado que foi "em poucas horas" que viram o "trabalho das nossas mãos completamente destruído".

Segundo os responsáveis, Carla, André, Manuel, Margarida e Maria Rita, "ver estes espaços que se converteram no coração das nossas festas, dos nossos abraços e dos nossos convívios consumidos pelo fogo, é indescritível". Contudo, defendem, "não podemos deixar passar o que aconteceu sem dizer o quanto tudo isto significa para nós".

Os mesmos responsáveis revelaram ainda se está a "apurar o que se passa junto das autoridades", na esperança de que haja respostas "em breve".

Mensagens de apoio

Nos comentários à publicação, amigos, clientes e não só, expressaram a sua tristeza com a  situação e  endereçaram palavras de apoio aos empresários.

"Estamos sem palavras !!! Estivemos aí uma vez este ano e foi suficiente para perceber o quanto o vosso espaço é único e especial", pode ler-se num dos comentários.

Entre as várias mensagens, constam palavras de apoio de vários pessoas conhecidas do público em geral. Ana Guimar desejou "muita força". Enquanto Sara Prata enviou um "abraço apertado".

Promessa do "erguer de algo novo"

Após as palavras da carinho, a administração do espaço promete "reunir forças" para "erguer algo novo". "Um espaço renovado, que nasça ainda mais sólido e nos una ainda mais".

"Fomos apanhados de surpresa por um incêndio que nos deixou sem chão e abalou a nossa estrutura, mas não nos fez cair. Porque o vosso apoio e carinho mantêm-nos de pé. As boas energias que temos sentido por parte daqueles que nos querem bem, mais ou menos próximos, conhecidos e desconhecidos, tem sido comovente. E não podemos fazer mais do que agradecer", escreveram numa nova publicação.

O 'Monte da Casa do João' é uma propriedade exclusiva em Grândola, no Alentejo, que se intitula como "o destino ideal para alugueres de curta duração". 

"Oferece um retiro inesquecível num cenário rural deslumbrante. Perfeita para quem procura relaxamento e celebração", pode ler-se na seu site oficial. 

Calor intenso e país em alerta

Recorde-se que Portugal encontra-se em situação de risco máximo de incêndio devido ao calor extremo que assola, por esta altura, a Península Ibérica. Para esta segunda-feira, o IPMA colocou em risco elevado quase toda a região do Alentejo e outros cerca de 30 municípios nos distritos de Faro, Lisboa, Setúbal, Coimbra, Leiria, Aveiro, Porto e Braga.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo este último emitido quando as condições meteorológicas, como calor extremo e baixa humidade, aumentam significativamente o perigo de ignição e propagação de incêndios.

Portugal está em situação de alerta até quarta-feira (13 de agosto), devido ao risco de incêndio florestal.

A situação de alerta é justificada tendo como base dois motivos principais: a continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas.

Leia Também: Reativação na serra do Alvão entrou em resolução de madrugada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas