Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Chefe da diplomacia do EUA reúne-se com Presidente francês na terça-feira

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, vai encontrar-se na terça-feira com o Presidente francês, em Paris, para discutir a situação na Ucrânia, anunciou hoje o porta-voz diplomático norte-americano Ned Price.

Chefe da diplomacia do EUA reúne-se com Presidente francês na terça-feira
Notícias ao Minuto

19:42 - 06/03/22 por Lusa

Mundo Antony Blinken

O objetivo da reunião com Emmanuel Macron será "prosseguir a coordenação" que os Estados Unidos da América (EUA), França e outros países europeus demonstraram na resposta à invasão da Ucrânia com a imposição de sanções sem precedentes à Rússia, adiantou o porta-voz numa declaração.

O chefe da diplomacia norte-americana iniciou na quinta-feira uma digressão por vários países europeus, que já o levou à Bélgica, à Polónia e à Moldova. O representante visitou hoje este último país para reiterar o seu apoio à integridade territorial daquela nação, que se sente ameaçada pelas tropas russas na região separatista da Transnístria.

Enquanto esteve na Polónia, no sábado, Blinken deu o passo simbólico de atravessar a fronteira ucraniana acompanhado pelo seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba.

Nos próximos dias, viajará para a Lituânia, a Estónia e a Letónia, onde planeia debater os esforços conjuntos para ajudar a Ucrânia e reforçar a defesa da NATO (aliança do Atlântico Norte).

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com as Nações Unidas.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Blinken anuncia na Polónia 2,7 milhões de dólares em ajuda humanitária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório