Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia corre risco de haver uma deslocação massiva da população

Dois milhões de pessoas que vivem perto da linha da frente no leste da Ucrânia correm o risco de serem deslocadas se os combates com a Rússia recomeçarem, alertou hoje o Conselho norueguês para os Refugiados.

Ucrânia corre risco de haver uma deslocação massiva da população
Notícias ao Minuto

10:11 - 03/02/22 por Lusa

Mundo ONG

"As vidas e a segurança de milhões de pessoas no leste da Ucrânia estão em jogo enquanto aguardamos um avanço político para quebrar este impasse", disse o secretário-geral da Organização Não Governamental (ONG), Jan Egeland, em comunicado.

"Não devemos subestimar o sofrimento humano que um conflito renovado causaria: aumentaria o número de vítimas civis e de necessidades humanitárias e provocaria deslocamentos em massa", observou.

Os ocidentais acusam a Rússia desde o final de 2021 de ter reunido dezenas de milhares de soldados na fronteira ucraniana para uma operação militar contra Kiev, o que Moscovo nega.

O leste da Ucrânia já é afetado desde 2014 por uma guerra entre Kiev e os separatistas pró-Rússia, um conflito que eclodiu após a anexação da Crimeia ucraniana por Moscovo.

De acordo com o Conselho Norueguês para Refugiados, mais de 850.000 pessoas já foram deslocadas na Ucrânia por causa dos combates.

Um novo conflito poderia, segundo a ONG, reduzir a nada "o progresso significativo" dos últimos anos na situação das populações do leste da Ucrânia.

O número de pessoas dependentes de ajuda humanitária aumentou de cinco milhões em 2015 para três milhões hoje, segundo o Conselho Norueguês para Refugiados.

DD // SB

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório