Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: 1 milhão com dose de reforço; Surto na Câmara de Torres Vedras

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: 1 milhão com dose de reforço; Surto na Câmara de Torres Vedras
Notícias ao Minuto

08:10 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal prepara-se para entrar em situação de calamidade e enfrentar novas restrições já a partir do próximo dia 1 de dezembro, quarta-feira.

A nova variante Ómicron, oriunda da África do Sul, poderá já encontrar-se no nosso país, segundo avançou a diretora-geral da Saúde, Graças Freitas. Já o primeiro-ministro, António Costa, indicou que ainda não há casos de infeção da nova variante em Portugal, reforçando que esta é uma preocupação a nível mundial, tendo sido detetados casos em todo o mundo, nomeadamente: Países BaixosReino UnidoItália, Alemanha e Canadá. Nesta senda, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, relembrou a importância do "bom senso" e das medidas de saúde a adotar a partir desta quarta-feira.

A Moderna fez saber entretanto que, caso seja necessário o desenvolvimento de uma nova vacina adaptada a esta variante, o processo terá início nos primeiros meses de 2022.

Vários países fecharam fronteiras a passageiros provenientes de territórios da África Austral e em todos se impôs a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo à Covid-19 à chegada. Os ministros da Saúde do G7 reúnem-se hoje de emergência para analisar a Ómicron.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento da situação da pandemia Covid-19 no país e no mundo será retomado amanhã, terça-feira.

23h56 - Canadá identifica novo caso da Ómicron, desta vez no Quebeque

O Canadá conta agora com três casos da nova variante da Covid-19, a Ómicron. A província do Quebeque identificou o seu primeiro caso, segundo o ministro da saúde da região, Christian Dube.

23h50 - "No caso - improvável - de novas vacinas ou reforços serem necessários para responder à Ómicron, iremos acelerar seu desenvolvimento e implantação com todas as ferramentas disponíveis", decretou Joe Biden no Twitter, esta segunda-feira

Destacou ainda que vai fazer tudo para "manter o povo americano seguro".

23h30 - Há 27 infetados no município e serviços municipalizados de Torres Vedras

Um surto de covid-19 regista 27 casos de infeção entre trabalhadores da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, disse hoje a presidente da autarquia.

23h00 - Governo quer que se "acautele a organização e segurança" na I Liga

O Governo pretende que se "acautele a organização e segurança" das próximas jornadas da I Liga de futebol, no contexto da propagação de covid-19.

22h45 - O mayor de Nova Iorque, Bill de Blasio, pediu aos nova-iorquinos para realizarem as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 e usarem máscaras

Porém, confirma que atualmente não há nenhum caso de Ómicron na cidade.

22h40 - Governo são-tomense prepara medidas de prevenção contra Ómicron

O Governo são-tomense reuniu hoje "de urgência" o comité de coordenação de luta contra a covid-19 para "analisar de forma profunda" as evidências da nova variante do novo coronavírus, a Ómicron, tendo pedido à população para aderir à vacinação.

22h30 - Mais de 1 milhão com dose de reforço em Portugal

Em Portugal, 1.161.527 pessoas já receberam a dose de reforço contra a Covid-19, tendo sido administradas, no último dia, 52.740 vacinas, indica o boletim da vacinação divulgado esta segunda-feira pela autoridade de saúde dados que vão passar a ser atualizados diariamente. 

22h20 - Pfizer já está a trabalhar em vacina contra variante Ómicron

A farmacêutica Pfizer já começou a desenvolver uma nova versão da sua vacina visando especificamente a nova variante Ómicron, caso a atual vacina não seja suficientemente eficaz para a combater, adiantou o seu presidente.

22h00 - Benfica com todos os testes negativos à Covid-19

Os elementos do plantel e da equipa técnica do Benfica testaram, esta segunda-feira, negativo à Covid-19, avança a imprensa desportiva. O clube da luz realizou uma bateria de exames devido ao jogo frente ao Belenenses SAD, disputado no sábado, mas não foi detetado qualquer caso positivo. 

21h52 - Brasil reporta mais 3.843 casos de infeção e 98 óbitos

Esta segunda-feira, o Brasil registou mais 3.843 casos de infeção e 98 óbitos, fruto da pandemia da Covid-19. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o país contabiliza 22.084.749 infeções e 614.376 mortes desde o início da pandemia.

21h40 - Tondela com mais um caso positivo de Covid-19 após jogo com Sporting

Pedro Trigueira testou positivo à Covid-19 cerca de 24 horas depois da visita do Tondela ao Sporting, em jogo registado na tarde de domingo e referente à 12.ª jornada da I Liga. O clube beirão emitiu, esta segunda-feira, o boletim clínico e o nome do guarda-redes titular em Alvalade é o mais recente jogador infetado pelo novo coronavírus. 

21h10 - OMS apela a união mundial para melhor combater futuras pandemias

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje à união da comunidade internacional para tentar reforçar a sua capacidade de combater a próxima pandemia, e assim evitar o caos que a covid-19 criou.

21h00 - Voos estão a repatriar para França pessoas bloqueadas em Marrocos

Diversos voos especiais estão a ser organizados para repatriar para França pessoas bloqueadas em Marrocos após o encerramento no domingo das fronteiras aéreas devido à rápida propagação da nova variante, indicou hoje à AFP fonte diplomática francesa.

20h55 - Menos alunos universitários estrangeiros em 2020-2021

A pandemia afetou a mobilidade de estudantes universitários estrangeiros para Portugal, fazendo cair o número destes alunos no ano letivo passado, conclui um estudo promovido pela Universities Portugal, iniciativa que junta 16 instituições.

20h40 - Junta da Misericória lamenta fecho de centros de vacinação em Lisboa

A Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, lamentou hoje o encerramento do centro de vacinação do Picadeiro e que as juntas de freguesia da capital não tenham sido ouvidas nessa decisão.

20h35 - Madeira com mais duas mortes e 93 novos casos

A Madeira registou hoje mais duas mortes por covid-19, reportando 93 novos casos e 735 situações ativas, informaram as autoridades regionais de saúde. Estas mortes elevam para 103 o número de óbitos por covid-19 neste arquipélago.

20h30 - Liga diz que Belenenses SAD e Benfica não quiseram adiar jogo

Em comunicado, a Liga Portugal explica que "imediatamente antes da reunião preparatória do jogo, o Delegado da Liga Portugal questionou os Delegados de Jogo dos clubes sobre a possibilidade de adiamento, tendo sido afirmado por ambos que essa hipótese não se colocava"

A liga reforça que, deu conta do isolamento profilático de 30 jogadores na manhã do jogo (dos quais 17 negativos), neste cenário estariam oito jogadores disponíveis para jogar. Destes, dois estariam inaptos por motivos não relacionados com Covid-19, não tendo o clube os sete elementos mínimos necessários para a realização do jogo com o Benfica no sábado.

Mais tarde, pelas 12h10, o Presidente da Belenenses SAD, apesar de ter conhecimento do número de jogadores disponíveis (seis atletas), reforçou, em conferência de imprensa, a sua intenção de se apresentar a jogo e não solicitar o adiamento.

20h26 - Moçambique com três mortes e 36 casos numa semana, sem Ómicron

Moçambique registou na última semana três mortes e 36 casos detetados a partir de um total de 7.905 testes, de acordo com os dados hoje disponibilizados pelo Ministério da Saúde e analisados pela Lusa.

20h25 - Tribunal nos EUA impede vacinação obrigatória de profissionais de saúde

Um juiz federal norte-americano impediu hoje a administração do Presidente Joe Biden de impor a vacinação obrigatória contra a Covid-19 a milhares de profissionais de saúde nos dez Estados que reclamaram da decisão.

20h12 - MNE acompanha cidadã suspeita de violar quarentena nos Países Baixos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português afirmou hoje estar a "acompanhar e em contacto com a cidadã nacional" que alegadamente terá tentado violar a quarentena, num hotel em Amesterdão, imposta após regresso da África do Sul.

20h00 - Fim de quarentena obrigatória na Tailândia trás de novo os turistas ao tradicional  ‘buffet’ anual dos macacos de Lopburi

O banquete, que custa mais de 100 mil bahtes tailandeses (2.661 euros), é uma tradição anual para a população, que agradece aos macacos por atraírem turistas até à região – que é também conhecida como ‘província dos macacos’.

Notícias ao Minuto [O festival é uma tradição anual para a população, que agradece aos macacos por atrair turistas até à região]© Reuters  

19h22 - Casal acusado de tentar fugir dos Países Baixos infetado diz ter tido luz verde para sair

Um casal de um espanhol e uma portuguesa, acusado hoje pelas autoridades neerlandesas de terem "violado" a quarentena e tentado "fugir" num voo para Espanha, negam ter escapado do hotel e afirmam ter recebido autorização para partir, após dois testes negativos.

A portuguesa contou que os agentes os levaram numa carrinha da polícia para a esquadra e depois libertaram-nos sem acusação, embora uma ambulância os tenha levado para o hospital onde, estão agora a fazer um "isolamento obrigatório" sob vigilância, até nova ordem.

19h20 - França regista 8.279 casos e 112 mortes

No que diz respeito à vacinação, 51.933.749 pessoas (77%) já têm, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19, ao passo que 50.848.976 (75,4%) têm o esquema vacinal completo.

Além disso, 7.299.378 pessoas já foram inoculadas com a dose de reforço.

19h15 - Associação de Discotecas preocupada com falta de capacidade de testagem

A Associação de Discotecas Nacional (ADN) manifestou-se hoje preocupada com a falta de capacidade de testagem, uma vez que, a partir de quarta-feira, é obrigatório teste negativo para entrar nos estabelecimentos de diversão noturna.

19h10 - Advogados pedem medidas urgentes para evitar surtos nos tribunais

A Ordem dos Advogados apelou hoje ao Ministério da Justiça para que "não ignore" estes profissionais e crie condições para evitar surtos nos tribunais, pedindo o prolongamento das férias judiciais de Natal e a reativação das escalas.

19h00 - "O teste não evita a doença COVID-19, mas ajuda a travar a propagação do vírus", lembra, hoje, o Instituto Ricardo Jorge

18h50 - Responsável da Área de Livre Comércio Africana critica novas proibições

O secretário-geral da Área de Livre Comércio Continental Africana classificou hoje as proibições de viagens contra países da África Austral devido à variante Ómicron como "restrições disfarçadas" ao comércio e crescimento comercial do continente.

18h40 - OMS pede a países que aumentem estado de prontidão contra Ómicron

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou hoje aos seus estados-membros ações prioritárias que aumentem o nível de prontidão na resposta à nova variante, Ómicron, como alertas precoces e planos de mitigação nos sistemas de saúde.

18h35 - Jogadores do Belenenses SAD defendem repetição de jogo: "Única resposta"

Os olhos estão postos em nós. Cabe-nos a todos, futebol profissional, dar a única resposta que pode repor a verdade desportiva e a integridade da competição: repetir o jogo",pode ler-se na mensagem partilhada por vários jogadores do B SAD. Esta reação tem por base o facto da Belenenses SAD se ter apresentado em jogo contra o Benfica no sábado, com várias baixas devido a um surto de Covid-19 que dizimou o plantel. 

18h27 - PCP questiona "falta de condições" de centro de vacinação em Beja

O PCP questionou o Governo sobre a alegada "falta de condições de acolhimento e logística" no Centro de Vacinação de Beja, após receber queixas de profissionais de saúde e de utentes sobre o espaço.

18h12 - "A melhor proteção contra a Ómicron é estar totalmente vacinado e receber a injeção de reforço" lembrou hoje o Presidente Joe Biden, numa atualização do governo dos EUA sobre a variante Ómicron.

Veja aqui o comunicado do presidente Joe Biden, hoje, relativo à nova variante:

18h00 - "Se tem mais de 65 anos e ainda não foi vacinado contra a #COVID19 e/ou contra a gripe, pode fazê-lo no local e data que pretender", lembra a DGS, no Twitter

17h53 - Espanha contabiliza 22.911 novos casos e 53 mortos.

Nas últimas 24 horas, a incidência aumentou 27 pontos, alcançando os 199 casos por 100 mil habitantes.

Navarra continua a ser a comunidade autónoma com maior incidência acumulada, totalizando 571 casos por 100 mil habitantes.

17h40 - Itália soma 7.975 casos e 65 mortos nas últimas 24 horas

Foram registados no país 5.015.790 infetados e 133.739 vítimas mortais desde o início da pandemia. Existem ainda mais 4.707 recuperados, num total de 4.692.408.

Recorde-se ainda que o país identificou no sábado o primeiro caso da variante Ómicron, em Milão.

17h38 - Altamente transmissível variante Ómicron exige ação urgente dizem os membros do G7 após reunião sobre variante

A comunidade internacional enfrenta a ameaça de uma nova variante altamente contagiosa da covid-19, que requer uma ação urgente",consideraram os ministros, num comunicado conjunto divulgado após a reunião.

17h30 -  Reino Unido regista mais 35 mortes e 42.583 novos casos

No total, desde o início da pandemia, o país somou 167.927 óbitos e 10.146.915 infeções

O relatório dá ainda conta de que já foram administradas 115.179.248 doses de vacinas, das quais 50.917.949 foram referentes à primeira dose. Outras 46.341,057 foram segundas doses (esquema vacinal completo) e 17.896.864 trataram-se de terceiras doses ou de reforço.

17h20 - Brasil anuncia compra de 100 milhões de doses da Pfizer em 2022

O Governo do Brasil assinou hoje um novo contrato com a farmacêutica Pfizer para a aquisição, em 2022, de 100 milhões de doses de vacina contra a covid-19 com possibilidade de aumentar a quantidade em mais 50 milhões de doses.

17h15 - Restrições apertam na Polónia devido à Ómicron

Esta segunda-feira, a Polónia anunciou que irá banir os voos dos sete países africanos afetados pela nova variante, a Ómicron, assim como aumentar o tempo de quarentena para alguns viajantes e limitar o número de pessoas em espaços fechados, perante a ameaça da estirpe.

17h12 - Presidente mexicano descarta restrições devido à variante Ómicron

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, descartou hoje novas restrições e encerramento de fronteiras devido à deteção da variante Ómicron e salientou que "não há provas" de que as vacinas sejam menos eficazes.

17h10 - Fórum Africano de Investimento adiado devido à nova variante Ómicron

O Fórum Africano de Investimento, planeado para esta semana em Abidjan, foi hoje adiado devido ao aparecimento da nova variante. Anunciou o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina.

17h00 - António Guterres, líder da ONU, está "profundamente preocupado" com isolamento da África AustralO povo africano não pode ser responsabilizado pelo nível imoralmente baixo das vacinas disponíveis em África, e não deve ser penalizado por ter identificado e partilhado as informações científicas e sanitárias essenciais com o mundo, disse Guterres, citado num comunicado pela agência francesa de notícias, a AFP.

16h50 - Moçambique inaugura aeroporto e pede voos que o rentabilizem

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou hoje um aeroporto com o seu nome no sul do país e pediu voos que o rentabilizem.

A sustentabilidade do aeroporto de Gaza não será garantida apenas pelo turismo. Não fizemos o aeroporto apenas pelo turismo", declarou o chefe de Estado, falando momentos após a inauguração da infraestrutura.

16h47 - Espanha confirma o primeiro caso da variante Ómicron

A notícia foi avançada pelo serviço de microbiologia do Hospital Gregorio Marañón, em Madrid, e relata a primeira confirmação oficial da variante Ómicron em Espanha. 

16h40 - Membros do  G7 reúnem-se hoje de emergência para analisar a Ómicron

Fazem parte destes países o Canadá, a França, a Alemanha, a Itália, o Japão, o Reino Unido e os Estados Unidos. 

O ministro da saúde inglês Sajid Javid destaca sobre esta reunião que: É vital que continuemos a colaborar com nossos parceiros internacionais para enfrentar esta nova variante e ameaças futuras.

16h32 - EUA estão em estado de alerta avançado por causa de Ómicron

Os EUA estão em "estado de alerta avançado" devido à variante Ómicron, anunciou hoje o conselheiro de Saúde da Casa Branca, Anthony Fauci, pedindo aos norte-americanos para receberem a dose de reforço da vacina.

No entanto, Joe Biden destaca que "Levará algumas semanas até que se saiba tudo o que precisamos saber sobre a capacidade das vacinas protegerem em relação à nova variante. Mas o Dr. Fauci e nossa equipa médica acreditam que as vacinas continuarão a fornecer um certo grau de proteção contra doença grave".

16h30 - Reino Unido acelera terceira dose de vacinas para travar Ómicron

O Reino Unido confirmou hoje que vai acelerar o programa de vacinas de reforço para todos os adultos e reduzir o intervalo para três meses após a segunda dose na sequência da descoberta da variante Ómicron.

16h00 - Apesar da Ómicron, Nova Zelândia vai aliviar as restrições

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou esta segunda-feira que o país irá entrar numa nova fase do combate à pandemia, no final desta semana, com o alívio das restrições. 

15h50 - Presidente chinês promete a África mil milhões de doses de vacinas

O Presidente chinês, Xi Jinping, prometeu hoje a entrega de mil milhões de doses de vacinas anti-Covid a África, quer como doação, quer através de apoios à produção local.

"A China fornecerá a África mais mil milhões de doses de vacinas, incluindo 600 milhões sob a forma de doações e 400 milhões sob outras formas, como a criação de unidades de produção de vacinas."

15h44 - Quem vem dos Açores e Madeira para o continente dispensado de teste

Os passageiros provenientes dos Açores e da Madeira com destino ao continente português estão dispensados de apresentar teste negativo à Covid-19 para embarcar a partir de quarta-feira, esclareceu hoje à Lusa fonte da Presidência do Conselho de Ministros.

15h40 - Belenenses SAD pede repetição do jogo com o Benfica

A Belenenses SAD emitiu, esta segunda-feira, um comunicado oficial, no qual informa que solicitou à Liga a repetição do jogo contra o Benfica.

15h35 - Portugal não tem novos casos da variante Ómicron em investigação

O investigador do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), João Paulo Gomes, assegurou hoje que neste momento não existe em Portugal nenhum novo caso em investigação suspeito da se tratar da nova variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2.

15h23 - Aumentam na África do Sul com variante Ómicron mas com sintomas ligeiros

Médicos sul-africanos afirmam que o rápido aumento de casos de Covid-19 atribuídos aos novos casos da variante Ómicron está a resultar, na sua maioria, em sintomas ligeiros.

15h19 - Isaltino Morais internado após ter testado positivo à Covid-19 

Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, foi esta manhã internado com Covid-19 no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, avança a SIC Notícias.

15h20 - Há trinta e três casos da variante Ómicron detetados na Europa

Um total de 33 casos da variante Ómicron do SARS-CoV-2, considerada de preocupação, foram até agora detetados na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE), segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Além de Portugal, a nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, foi detetada na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Itália e Holanda, adianta o ECDC.

15h15 - Sobe para 31 o número de reclusos infetados na cadeia de Alcoentre

Trinta e um reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre estão infetados com o coronavírus SARS-CoV-2, tendo o primeiro caso sido detetado em 25 de novembro, informou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

15h10 - Autarca rejeita pedido da AHRESP para incentivar convívios de Natal

O presidente da Câmara de Viseu defendeu hoje que primeiro estão os cidadãos e só depois os setores da sociedade, em resposta ao pedido do vice-presidente da associação de restauração para não desincentivar os convívios de Natal. 

15h05 - Incidência do vírus aumenta e Rt baixa ligeiramente

A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a aumentar desde sexta-feira, passando para 325,9 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) nacional desceu ligeiramente para 1,17.

14h55 - Empresários moçambicanos consideram "machadada" proibição de voos

A Confederação das Associações Económicas (CTA) de Moçambique considerou hoje uma "machadada para a economia e os negócios" a proibição de voos para o país, na sequência da identificação de uma nova variante do vírus de Covid-19 na África Austral.

14h50 - TAAG realiza três voos de repatriamento na terça-feira

A companhia aérea angolana TAAG vai realizar voos de repatriamento a partir da Africa do Sul, Moçambique e Namíbia, na terça-feira, devido à suspensão dos voos para estes destinos por causa da nova variante do coronavírus.

14h42 - Macron recebe vacina da gripe e dose de reforço contra Covid-19

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje ter recebido, durante o fim de semana, uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19, ao mesmo tempo que lhe foi administrada a vacina contra a gripe.

14h35 - Madrid vai repatriar de Moçambique turistas e empresários espanhóis

O governo espanhol vai fretar um avião para repatriar turistas e homens de negócios espanhóis retidos em Moçambique com o cancelamento de voos devido à variante Ómicron da Covid-19, detetada na África do Sul.

14h30 - Despesa foi superior ao orçamentado e "ajuda" duodécimos em 2022

O ministro das Finanças, João Leão, disse hoje que a despesa em 2021 cresceu "mais de três vezes" que o orçamentado sobretudo devido à pandemia de Covid-19, o que "ajuda" caso seja necessário reativar apoios em duodécimos.

"Também ao nível do Serviço Nacional de Saúde [SNS], fizemos investimentos bastante significativos na área de contratações e também despesas com medicamentos, vacinas, que fizeram com que a despesa ficasse muito acima."14h22 - Portugal regista mais 1.635 novos casos e 13 mortes de Covid-19

De acordo com os dados do boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, nas últimas horas Portugal contabilizou mais 13 mortes e 1.635 novos casos de contágio. Relativamente ao dia de ontem, há uma variação de 0,14% no número de contágios e de 0,07% nas vítimas mortais. 

Desde o início da pandemia, Portugal regista um total de 1.144.342 casos confirmados de SARS-CoV-2 e 18.430 óbitos. Nas últimas 24 horas, mais 971 pessoas recuperaram da doença, totalizando 1.071.544 recuperados desde o início da pandemia no país. Portugal tem agora mais 651 casos ativos do que ontem, contando com um total de 54.368.

Estão, neste momento, 809 pessoas internadas em unidades hospitalares, mais 45 que do que ontem, sendo que destas, 111 estão em unidades de Cuidados Intensivos, mais sete do que na véspera.

14h10 - Centro de Vacinação de Santarém regressa à Casa do Campino a 8 dezembro

O centro de vacinação de Santarém vai voltar a funcionar na Casa do Campino a partido do próximo dia 8 de dezembro, disse hoje à Lusa o coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria.

14h00 - Especialistas sul-africanos confiantes na resposta das vacinas à Ómicron

Os principais especialistas da África do Sul na luta contra a pandemia manifestaram-se hoje cautelosamente otimistas quanto à capacidade das vacinas existentes para prevenir a Covid-19 grave resultante do contágio pela nova variante Ómicron.

13h17 - Investigador do INSA apela à calma em relação à nova variante Ómicron

O investigador do INSA João Paulo Gomes apelou hoje à calma em relação à nova variante Ómicron do coronavírus, afirmando que são precisos dados consistentes para se tirar uma "conclusão mais séria" sobre o seu impacto.

13h10 - República Checa bate recorde de número de infeções e deteta nova variante

A República Checa registou 9.292 novas infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde desde o início da pandemia, e detetou o primeiro caso de infeção com a variante Ómicron, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

13h06 - Açores com mais 19 casos desde domingo

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou nas últimas 24 horas 19 novos casos de Covid-19, dos quais 12 na Terceira e sete em São Miguel, em resultado de 321 testes realizados.

13h00 - Obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e nos transportes públicos a partir de amanhã no Reino Unido

A partir de amanhã será obrigatório o uso de máscara em lojas e nos transportes públicos no Reino Unido. O Departamento de Saúde e Ação Social informou que esta é uma das novas medidas de precaução de forma a evitar a propagação da variante Ómicron.

12h53 - Bruxelas não quer barreiras a viajan<>

Recomendados para si

;
Campo obrigatório