Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Restrições apertam na Polónia face à Ómicron

O país ainda não tem nenhum caso confirmado da variante, mas esta já chegou à vizinha Alemanha.

Restrições apertam na Polónia face à Ómicron

Esta segunda-feira, a Polónia anunciou que irá banir os voos dos sete países africanos afetados pela nova variante da Covid-19, a Ómicron, assim como aumentar o tempo de quarentena para alguns viajantes e limitar o número de pessoas em espaços fechados, perante a ameaça da estirpe.

As medidas estarão em vigor de 1 a 17 de dezembro.

O país ainda não tem nenhum caso confirmado da variante, mas esta já chegou à vizinha Alemanha, que conta com, pelo menos, dois casos.

As autoridades polacas adiantaram que o país está a aproximar-se do pico da quarta onda da pandemia e que o aparecimento da Ómicron colocou em causa as previsões quanto à pandemia.

“Temos de reconhecer a importância deste fenómeno e o risco que uma nova mutação implica”, disse o ministro da Saúde polaco, Adam Niedzielski, qualificando a Ómicron como um ‘game-changer.

Nesse sentido, a Polónia irá banir os voos dos sete países africanos afetados pela nova variante - África do Sul, Botwuana, Essuatíni, Malawi, Moçambique, Namíbia e Zimbabué – e alargar a quarentena para cidadãos destes países para 14 dias.

Também quem viaje para a Polónia de fora do espaço da União Europeia terá de cumprir uma quarentena de 14 dias, com a possibilidade de testagem contra a Covid-19 após oito dias, para diminuir o isolamento.

O país irá ainda limitar o número de pessoas em espaços como restaurantes e cinemas para 50% da lotação, sendo a exceção aqueles que já estão vacinados contra a Covid-19.

Desde o início da pandemia, a Polónia registou 3.520.961 casos de infeção e 83.055 óbitos.

Leia Também: Há trinta e três casos da variante Ómicron detetados na Europa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório