Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Graça Freitas diz que estão a ser investigados casos da Omicron em Lisboa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que estão a ser investigados casos da nova variante do vírus que provoca a Covid-19, em pessoas que viajaram de África Austral, mas recusou serem "casos suspeitos".

Graça Freitas diz que estão a ser investigados casos da Omicron em Lisboa
Notícias ao Minuto

12:41 - 27/11/21 por Lusa

País Covid-19

"Neste momento há casos em investigação. Não pode dizer-se que são casos suspeitos. São casos que estão a ser investigados", afirmou quando questionada pela agência Lusa no final de uma visita ao Centro de Vacinação Covid-19 em São Domingos de Rana, Cascais.

Estes casos reportam-se a Lisboa, mas segundo Graça Freitas, "a qualquer momento pode surgir um alerta em qualquer região do país".

A diretora-geral da saúde fez um apelo para que as pessoas que chegarem em voos da África Austral e de Angola se dirijam a uma farmácia para fazerem um teste antigénio (gratuito).

"Até à data não foi detetado nenhum caso em Portugal. Não quer dizer que não estejamos à procura. As autoridades de saúde sinalizam casos importantes, que podem ser e são investigados, é feita a investigação genómica", acrescentou.

A diretora-geral aconselhou os viajantes oriundos daqueles países a repetirem o teste ao fim de cinco dias. "Se for positivo vão entrar automaticamente no sistema e vão ser encaminhados devidamente através da SNS 24 e serão acompanhados por médicos em domicílio ou em hospital", afirmou.

A nova variante do coronavírus chama-se Omicron e foi detetada na África do Sul. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o "elevado número de mutações" pode implicar maior infecciosidade.

Leia Também: AO MINUTO: Omicron já chegou à Alemanha; Luanda fecha espaço aéreo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório