Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Abiy Ahmed toma posse para segundo mandato durante conflito interno

O primeiro-ministro etíope foi hoje empossado para um segundo mandato de cinco anos, continuando à frente de um país que se depara contra um conflito armado interno com quase um ano e que considerou "odioso" para o Estado.

Abiy Ahmed toma posse para segundo mandato durante conflito interno
Notícias ao Minuto

16:59 - 04/10/21 por Lusa

Mundo Etiópia

"Fez-nos pagar um preço pesado", afirmou Abiy Ahmed, sobre o conflito em Tigray, perante uma multidão na capital, Adis Abeba. Ahmed referiu-se também à pressão internacional, apontando que houve "aqueles que mostraram a sua verdadeira amizade, e aqueles que traíram" o país no Corno de África, noticia a agência Associated Press (AP).

O Partido da Prosperidade, de Abiy Ahmed, foi declarado vencedor das eleições legislativas realizadas no início do ano, num escrutínio criticado e que chegou a ser boicotado por partidos da oposição. Apesar disso, o ato foi descrito por alguns observadores internacionais como mais bem gerido que os anteriores.

O primeiro-ministro, vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2019 pela restauração dos laços com a vizinha Eritreia e pela realização de reformas políticas radicais, enfrenta agora grandes desafios, depois de o conflito que se originou em Tigray, em novembro do ano passado, se ter espalhado por outras partes do país.

As autoridades enfrentam violência comunitária mortal contínua e os grupos de observação de direitos humanos alertam que práticas repressivas estão a regressar.

O chefe do Governo etíope anunciou que o país vai iniciar um "diálogo nacional inclusivo que inclui todos os que acreditam numa discussão à mesa", liderado por etíopes.

O conflito que se prolonga há 11 meses tem enfraquecido a economia etíope e ameaça isolar Abiy Ahmed, outrora visto como um pacificador regional.

A cerimónia de tomada de posse na capital etíope contou com a presença de vários chefes de Estado africanos (Nigéria, Senegal, Uganda, Somália, Djibuti, Quénia e Sudão do Sul).

O Governo da Etiópia foi criticado na semana passada por Nações Unidas, Estados Unidos da América e vários países europeus depois de ter expulsado sete funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU), que acusou de apoiar as forças de Tigray.

O primeiro-ministro etíope lançou uma intervenção militar em 04 de novembro para derrubar a Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPLF, na sigla em inglês), o partido eleito e no poder no estado.

O Exército federal etíope foi apoiado por forças da Eritreia. Depois de vários dias, Abiy Ahmed declarou vitória em 28 de novembro, com a captura da capital regional, Mekele, frente à TPLF, partido que controlou a Etiópia durante quase 30 anos.

Em 28 de junho, Adis Abeba anunciou um cessar-fogo unilateral, aceite, em princípio, pelas forças de Tigray.

No entanto, os combates continuaram e as forças eritreias são acusadas de conduzirem vários massacres e crimes sexuais.

As organizações de ajuda humanitária queixam-se que, apesar do cessar-fogo, o acesso continua limitado, sendo constrangido pela insegurança e por bloqueios administrativos.

Em 01 de junho, o Programa Alimentar Mundial advertiu que um total de 5,2 milhões de pessoas, mais de 90% da população de Tigray, necessita de assistência alimentar de forma urgente devido ao conflito.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 100.000 crianças poderão sofrer de desnutrição aguda potencialmente mortal durante os próximos 12 meses -- 10 vezes a média anual.

Leia Também: Unicef diz que expulsão da Etiópia de elementos da ONU é "lamentável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório