Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Programa nuclear iraniano passou "todas as linhas vermelhas", diz Israel

O programa nuclear iraniano passou "todas as linhas vermelhas", declarou hoje na ONU o primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, afirmando que Israel "não vai permitir que Teerão se dote de armas atómicas.

Programa nuclear iraniano passou "todas as linhas vermelhas", diz Israel
Notícias ao Minuto

23:52 - 27/09/21 por Lusa

Mundo Naftali Bennett

"O programa nuclear iraniano atingiu um ponto de viragem, o mesmo acontece com a nossa tolerância em relação a ele", declarou na tribuna da Assembleia Geral da ONU o primeiro-ministro, que sucedeu em junho a Benjamin Netanyahu.

"Nos últimos anos, o Irão avançou bastante nas suas capacidades de investigação e desenvolvimento nuclear, de produção e enriquecimento. O programa de armas nucleares do Irão está num ponto crítico, todas as linhas vermelhas foram ultrapassadas", acrescentou Bennett.

Segundo o primeiro-ministro de Israel, "todas as inspeções foram ignoradas" e "o Irão viola atualmente os acordos com a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA)", sem consequências.

As declarações de Bennett, que considerou o presidente iraniano, Ebrahim Raïssi, um "carniceiro", surgem numa altura em que as negociações entre Teerão e as grandes potências, para relançar o acordo de 2015 sobre o programa nuclear, se encontram num impasse.

Israel, que saudou a retirada dos Estados Unidos do acordo, quando Donald Trump era presidente, tem reservas quanto a um eventual novo acordo sobre o programa nuclear iraniano, que Teerão diz destinar-se a fins civis e não militares.

A AIEA chegou no passado dia 12 a um entendimento com o Irão sobre a manutenção de equipamentos de vigilância nas suas instalações nucleares, alguns dias após ter denunciado falta de cooperação nesta matéria.

Mas, no domingo, a agência lamentava ter visto negado o acesso "indispensável" a instalações em Karaj, perto de Teerão.

O presidente norte-americano, Joe Biden, afirma-se disposto a regressar ao acordo e a levantar parte das sanções que foram reintroduzidas contra o Irão por Trump, na condição de Teerão retomar os compromissos que abandonou para protestar contra a pressão dos Estados Unidos.

O embaixador do Irão na ONU, Majid Takht Ravanchi, reagiu ao discurso de Bennett, alegando, numa mensagem no Twitter, que foram afirmações "cheias de mentiras" e que Israel não pode falar do programa nuclear iraniano quando "possui centenas de ogivas nucleares".

Leia Também: ONU: Guterres elogiou São Tomé e Príncipe por eleições pacíficas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório