Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Brasil suspende com a Covaxin; Norte já deu 3 milhões de doses

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Brasil suspende com a Covaxin; Norte já deu 3 milhões de doses
Notícias ao Minuto

15:55 - 29/06/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

Portugal soma há sete dias, com a exceção de ontem, mais de mil casos diários de Covid-19. Hoje, 1.746 pessoas viram os seus testes dar positivo à doença, um número que não era tão alto desde o dia 19 de fevereiro.

A variante Delta, segundo as autoridades de saúde, é responsável por este aumento inesperado e está já a representar um enorme desafio para os hospitais portugueses.

Também devido a esta estirpe, que surgiu pela primeira vez na Índia, as metas sobre imunidade de grupo têm, segundo a ministra da Saúde, de ser "revistas e atualizadas".

Tal como relembram as autoridades, as únicas formas de evitar a propagação da Covid-19 continuam a ser a máscara e o distanciamento físico. A vacinação já está a ser acelerada, contudo, só 14 dias depois da toma da segunda dose da vacina é que os utentes ficam protegidos, não da doença, mas da gravidade que a mesma possa representar.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Boa noite! Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo.

E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o novo coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24. 

23h52 - Fernando Medina prevê que, na próxima avaliação da situação epidemiológica dos concelhos, a região de Lisboa se mantenha na mesma posição, depois de ter recuado no nível de desconfinamento na semana passada.

23h44 - A Tunísia continua com o toque de recolher para tentar impedir a disseminação do novo coronavírus, depois de ter registado um número recorde diário de casos, esta terça-feira, com o reporte de 5.251 novas infeções.

De acordo com a Reuters, o toque de recolher começa às 20h e dura até às 5h. Até dia 11 de julho, todos os ajuntamentos estão também proibidos.

23h32 - As imagens são chocantes e difíceis de digerir. As águas sagradas do rio Ganges, na Índia, são agora palco de um cenário macabro. Transbordam de lençóis de cores fortes, que embrulham corpos de vítimas levadas para a morte pelo novo coronavírus. Saiba mais sobre o caso aqui

23h09 - O Governo moçambicano ratificou hoje acordos de donativo no valor de 115 milhões de dólares (96,6 milhões de euros) da Associação para o Desenvolvimento Internacional para a compra de vacinas, anunciou o Conselho de Ministros.

23h00 - A partir da próxima sexta ou segunda-feira vai ser possível saber se se está infetado com a variante Delta. O novo teste PCR que consegue identificar a estirpe indiana vai estar disponível nos laboratórios da Unilabs, avança a TSF, na noite desta terça-feira.

22h51 - O Brasil decidiu suspender o contrato para compra da vacina indiana contra a Covid-19 Covaxin, envolto em suspeitas de corrupção.

22h36 - A Argentina reportou 24.065 novos casos de Covid-19 e 526 mortes devido à doença, nas últimas 24h.

22h29 - O Brasil reportou, esta terça-feira, 64.903 novos casos de infeção e 1.893 mortes devido à Covid-19. Assim sendo, o país já registou 18.513.305 casos da doença e viu morrerem 515.958 pessoas devido a ela.

22h00 - O Dr. David Nabarro da OMS disse, esta terça-feira, que o mundo ainda não está pronto para colocar de lado todas as medidas de proteção contra o SARS-CoV-2. De acordo com o especialista, ainda não há data para abandonar as máscaras, nem para deixar de manter o distanciamento físico.

"Temos que estar preparados para a inevitabilidade de os vírus continuarem a ser um problema para nós [...]. Vamos ter que pensar seriamente em continuar com o distanciamento físico, com o uso de máscara, com a higiene das mãos, em conferir algum grau de proteção aos que estão em maior risco, enquanto existir vírus, quer sejamos vacinados ou não", realçou, em comentário à nova variante Delta.

21h57 - Uma linha de apoio no valor de 30 milhões de euros, para empresas de promoção de grandes eventos culturais, afetadas pela pandemia da Covid-19, abre na quarta-feira, anunciou hoje o Governo.

21h48 - Os EUA afirmaram hoje que "não há novidades" sobre a entrada de cidadãos europeus vacinados no país e asseguraram que os grupos de trabalho entre ambas as partes estão a avaliar "os critérios" para o levantamento de restrições.

21h35 - Cuba começou a testar sua vacina 'Soberana 2' contra a Covid-19 em crianças de três a 18 anos. Um vídeo de crianças recebendo a primeira das três doses da vacina foi transmitido no país, esta segunda-feira.

21h22 - A Madeira registou hoje mais uma morte associada à Covid-19, depois de um mês sem óbitos relacionados com a doença, num dia em que foram notificados 15 novos casos, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS).

21h07 - As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais 58 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 32.457 os casos positivos acumulados desde o início da pandemia no país.

20h59 - Mais de metade da população já tomou pelo menos uma dose da vacina, revela o mais recente relatório da vacinação contra a Covid-19, divulgado esta terça-feira.

De acordo com o documento, 52% da população já tem, pelo menos, uma dose da vacina e 32% já completou a vacinação.

20h54 - A Comissão Permanente do PS decidiu hoje propor a "remarcação" do congresso, que está previsto para 10 e 11 de julho, invocando razões de saúde pública face ao aumento do número de casos de Covid-19.

20h37 - A Guatemala exige que a Rússia lhe devolva o dinheiro das vacinas Sputnik V já pagas, depois desta ter falhado os prazos de entrega.

20h09 - O recurso ao Serviço de Urgência do Hospital de São João, Porto, sofreu "em poucos dias" um aumento de 40% de casos suspeitos Covid-19, padrão que o médico Nelson Pereira descreveu hoje à Lusa como "explosivo e muito preocupante".

19h59 - Angola registou 69 novas infeções por covid-19, em dez províncias, e mais três óbitos, mas recuperou 260 pessoas, nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde angolano.

19h55 - A associação PRO.VAR reclamou hoje a abertura dos restaurantes em horário normal para garantir a viabilidade das empresas e reduzir o número de pessoas em locais públicos.

19h52 - O número de casos no México voltou a subir, contudo, as autoridades descartam a possibilidade de uma terceira vaga, pois a mortalidade desceu "substancialmente".

19h47 - A Grécia vai permitir que as pessoas totalmente vacinadas contra o coronavírus entrem em restaurantes sem usar máscara.

19h36 - Pelo menos 300 adeptos finlandeses que foram ao Euro'2020 ficaram infetados com Covid-19, reportaram as autoridades de saúde da Filândia, esta terça-feira.

19h24 - A Guiné-Bissau registou mais sete casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

19h16 - A Alemanha vai deixar de restringir a doação de sangue por parte dos homossexuais, devido à falta de armazenamento, provocada pela pandemia da Covid-19. 

Até agora, os homossexuais e bissexuais só podiam doar sangue na Alemanha se se abstivessem de sexo durante, pelo menos, um ano.

19h06 - França reportou, esta terça-feira, 2.314 novas infeções e 45 mortes. No total, o país contabiliza 5.772.844 casos confirmados e 111.057 vítimas mortais. 

18h54 - Uma falha no sistema de refrigeração inutilizou mais de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na Estónia, de acordo com o The Guardian. A falha que durou mais de 12 horas ocorreu na semana passada e só foi detetada quando um funcionário entrou na sala.

18h51 - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, disse hoje que o modelo definido na Europa para o certificado digital que permite viagens na região será aplicado a países terceiros, respondendo às preocupações da União Africana (UA).

18h50 - 17.088.342 cidadãos espanhóis já possuem o esquema vacinal completo contra o coronavírus, o que representa 36% da população do país vizinho.

Com pelo menos uma dose estão 25.007.416 pessoas, ou seja, 52,7% da população de Espanha.

18h46 - As autoridades de saúde de Los Angeles, nos EUA, recomendam a utilização de máscara em locais públicos, independentemente, do estado da vacinação, devido à variante Delta, que consideram ser "altamente transmissível".

18h31 - A câmara municipal da cidade brasileira do Rio de Janeiro autorizou hoje que mulheres grávidas que tomaram a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 na primeira dose recebam a vacina da Pfizer na segunda aplicação.

18h20 - As taxas de hospitalização de crianças com diabetes tipo 2 aumentaram drasticamente durante a pandemia, anunciaram, esta terça-feira, especialistas durante uma a convenção da 'American Diabetes Association'.

18h08 - Mais de 4,5 milhões de pessoas estiveram nas praias em Portugal Continental entre 1 e 27 de junho, registando-se 259 bandeiras vermelhas por ocupação plena e 359 amarelas por ocupação elevada, revelou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

18h02 - Itália reportou hoje 679 novos casos de Covid-19 e 42 mortes, enquanto a campanha de vacinação avança e acompanha atentamente a propagação da variante Delta.

17h58 - O número de contágios de Covid-19 em Espanha continua a aumentar, tendo subido hoje para quase 107 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, mais sete casos do que na segunda-feira, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

17h47 - O secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira disse hoje que o surgimento da variante Delta no arquipélago "já era expectável", sublinhando que a mesma "não tem qualquer tradução no agravamento" da evolução da pandemia na região.

17h42 - Sevilha reportou, esta terça-feira, 10 casos positivos de Covid-19 entre um grupo de estudantes espanhóis que fizeram uma viagem de finalistas a Portugal.

A informação foi confirmada pela Junta de Andaluzia. O grupo, segundo a mesma fonte, era constituído por 44 jovens. Ainda não se sabe é em que zona de Portugal estiveram a passar férias.

17h38 - Já foram administradas em Portugal mais de 8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou, esta terça-feira, o Serviço Nacional de Saúde, depois do marco ter sido alcançado ontem.

17h13 - A Comissão Europeia considerou que a interdição a viagens não essenciais para Portugal adotada pela Alemanha, desde hoje em vigor, não está "totalmente alinhada" com o recomendado por Bruxelas, mas defendeu que o assunto seja discutido entre os países.

17h00 - O número de infetados em Madrid, associados a viagens de finalistas a Maiorca, aumentou para 656. De acordo com as autoridades espanholas, 593 são estudantes e 63 são casos indiretos, como é o caso do pai de um jovem de 18 anos, que está internado em estado grave numa Unidade de Cuidados Intensivos.

Recorde-se que um surto de SARS-CoV-2 em Maiorca já infetou mais de mil pessoas de 11 diferentes regiões de Espanha.

16h52 - O Governo anunciou, esta terça-feira, a criação de uma comissão técnica com a Procuradoria Geral da República (PGR) e a Provedoria de Justiça para a revisão do quadro jurídico aplicável em contexto de pandemia. 

16h26 - A vacina contra a Covid-19 Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech e cuja aquisição está a ser investigada pela justiça brasileira, solicitou um pedido de uso de emergência à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil.

16h33 - O Reino Unido reportou, nas últimas 24 horas, 20.479 novos casos de Covid-19 e 23 vítimas mortais devido à doença. É o segundo dia consecutivo em que o país reporta mais de 20 mil infeções diárias.

16h27 - A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou hoje que o Governo tem feito "todo o esforço" para reforçar o orçamento do Serviço Nacional de Saúde e capacitar o SNS com os meios necessários, nomeadamente de recursos humanos.

16h20 - Na Rússia cerca de 151 mil infetados com a Covid-19 estão hospitalizados. De acordo com o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, a situação pandémica no país está "tensa".

16h14 - Cuba registou 17 mortes e 3.080 novos casos de Covid-19 esta terça-feira, o que representa um novo máximo diário de infeções. É a primeira vez que o país reporta 3 mil casos diários. Até ao momento, Cuba já registou 188.023 casos positivos da doença e 1.270 vítimas mortais.

16h11 - O Hospital de Castelo Branco recebeu, da União Europeia, um robô esterilizador capaz de desinfetar um quarto em minutos, ajudando assim a conter a propagação da Covid-19 e de outros micro-organismos.

16h07 - Cerca de 5,5 milhões de bilhetes de avião foram cancelados em 2020 por companhias aéreas que operam em Portugal, dos quais 40% dos passageiros não foram reembolsados em dinheiro porque receberam vales, aguardam resolução ou ficaram sem solução.

16h05 - As autoridades encerraram mais uma festa ilegal na via pública, desta vez em Albufeira. De acordo com a GNR, 19 pessoas foram identificadas.

16h00 - A Comissão Europeia recomendou hoje que o certificado digital Covid-19 seja utilizado para aceder a atividades culturais, e defende que os espectadores devem disponibilizar os seus dados para monitorização e rastreio.

15h57 - Cidadãos de cinco países obrigados a isolamento profilático em Portugal. São eles: África do Sul, Brasil, Índia, Nepal e Reino Unido.

15h39 - Os centros de vacinação contra a Covid-19 vão passar a ter a presença de uma força de segurança, indica uma orientação da Direção-Geral da Saúde hoje publicada, que prevê ainda voluntários no apoio às pessoas a vacinar.

15h35 - A Irlanda vai adiar o levantamento das restrições aos restaurantes e bares, revelou, esta terça-feira o primeiro-ministro Micheal Martin.

De acordo com o governante, a partir de agora, devido à propagação da variante Delta, apenas os cidadãos que têm a vacinação completa ou que estiveram infetados com o novo coronavírus há menos de seis meses é que poderão frequentar estes estabelecimentos.

15h31 - A ministra da Saúde defendeu hoje que as metas sobre a imunidade de grupo à Covid-19 têm de ser "revistas e atualizadas" face à dinâmica da transmissão da infeção e a emergência de novas variantes como a Delta.

15h30 - Boa tarde, inicia-se aqui um novo registo de atualização da pandemia em Portugal e no mundo. Para recordar o que de mais importante aconteceu na manhã de hoje clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 1.600 recuperados por cá; Sputnik eficaz contra Delta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório