Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 4,5 milhões nas praias em Portugal Continental durante junho

Mais de 4,5 milhões de pessoas estiveram nas praias em Portugal Continental entre 01 e 27 de junho, registando-se 259 bandeiras vermelhas por ocupação plena e 359 amarelas por ocupação elevada, revelou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Mais de 4,5 milhões nas praias em Portugal Continental durante junho
Notícias ao Minuto

18:08 - 29/06/21 por Lusa

País APA

"Durante o 1.º fim de semana de início da Época Balnear 2021 [05 e 06 junho], mais de 198.200 pessoas estiveram nas praias em Portugal Continental, tendo-se registado 27 bandeiras vermelhas [ocupação plena] e 28 amarelas [ocupação elevada]", refere a APA, em comunicado.

Estas estimativas de ocupação acumulada das praias em Portugal Continental têm em conta os dados do mês de junho de afluência e monitorização da utilização registada por praia.

Segundo a APA, a maioria dos 278 municípios do continente português iniciou a época balnear das praias costeiras em 12 de junho, com a exceção do Algarve e parte do Tejo e Oeste que arrancaram em 01 de junho e do concelho de Cascais que começou em 29 de maio.

"No decorrer do mês de junho [de 01 a 27], estima-se que mais de 4,5 milhões de pessoas estiveram nas praias em Portugal Continental, tendo-se registado 259 bandeiras vermelhas [ocupação plena] e 359 amarelas [ocupação elevada]", informa a Agência.

Neste âmbito, a APA indica que a aplicação 'online' Info Praia está novamente ativa, com o objetivo de facilitar o acesso à informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares, inclusive foi recentemente disponibilizado "um botão para acesso às imagens em direto, quando existentes".

"No local, a indicação do nível de ocupação das praias continua a ser garantida pelas bandeiras triangulares verdes, amarelas e vermelhas", assegura a Agência.

As bandeiras de cor verde significam ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até 50%, amarelo é ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre 50% e 90%, e vermelho é ocupação plena, que corresponde a uma utilização superior a 90%.

Pelo segundo ano consecutivo, em contexto da pandemia de covid-19, o Governo publicou as capacidades das praias de Portugal Continental, por forma a "garantir a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública".

De acordo com a portaria do Governo, publicada em 14 de junho em Diário da República, a praia da Nazaré, na região Tejo/Oeste, é a que tem maior lotação durante a época balnear 2021, com uma capacidade potencial de ocupação até 17.100 banhistas.

Este ano, a época balnear pode decorrer entre 15 de maio e 15 de outubro.

As regras para o acesso às praias e zonas balneares neste verão, estabelecidas pelo Governo no contexto de pandemia, entraram em vigor em 19 de maio, estabelecendo coimas que vão de 50 a 100 euros, para pessoas singulares, e de 500 a 1.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

Entre as regras estabelecidas (e cujo incumprimento está sujeito a coimas) está o uso de máscara nos acessos à praia e na utilização dos apoios, restaurantes ou instalações sanitárias, a prática de desportos não individuais, o incumprimento do distanciamento social entre pessoas e grupos, nomeadamente no areal, e o incumprimento das regras para circular nos acessos, passadeiras e paredões.

Os concessionários podem ainda ser multados pela falta de espaços com informação sobre as regras ou pela inobservância de regras da Direção-Geral da Saúde (DGS) ao nível da higienização e limites de ocupação dos espaços como sanitários e restaurantes.

Como regra geral, o diploma estabelece para os utentes e concessionários as regras de combate à pandemia que já se conhecem: etiqueta respiratória, distanciamento físico e higienização das mãos e dos espaços durante a utilização da praia.

Antes de acederem à praia, os utentes podem verificar o estado de lotação desta através da informação atualizada ao longo do dia na aplicação móvel "Info praia" e no 'site' da APA.

Leia Também: AO MINUTO: Grupo infetado após viagem a Portugal; Revistas leis da Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório