Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Hospital de Castelo Branco recebe robô que desinfeta um quarto em minutos

Dispositivo, adquirido pela Comissão Europeia, serve para desinfetar, ajudando assim a conter a propagação do coronavírus e de outros micro-organismos.

Hospital de Castelo Branco recebe robô que desinfeta um quarto em minutos
Notícias ao Minuto

16:11 - 29/06/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Hospital de Castelo Branco recebeu, da União Europeia, um robô esterilizador capaz de desinfetar um quarto em minutos, ajudando assim a conter a propagação da Covid-19 e de outros micro-organismos.

Cerca de 200 hospitais públicos, incluindo a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, são os primeiros a receber estes robôs, dispositivos que combinam duas tecnologias conhecidas – radiação ultravioleta e robótica. 

Os robôs são fornecidos pela empresa dinamarquesa UVD Robots e integram-se nos esforços da Comissão Europeia em Instrumento de Apoio de Emergência no sentido de fornecer equipamento útil e necessário aos Estados-Membros para ajudar a combater a pandemia.

De acordo com um responsável da empresa Blue Ocean Robotics, "este robô só precisa de cerca de dez minutos para esterilizar um quarto de hospital, o que é uma grande vantagem nos processos de desinfeção e esterilização dos espaços".

"Ajudamos na luta contra a disseminação da Covid-19, enquanto também fortalecemos a prevenção em geral contra infeções adquiridas em hospitais (HAI)”, disse Claus Risager, Diretor executivo (CEO) da Blue Ocean Robotics, controladora da UVD Robots. "Com este pedido, vamos ajudar ainda mais a proteger os profissionais de saúde, pacientes e familiares num momento tão crítico."

Leia Também: Centros de vacinação vão passar a ter presença de forças de segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório