Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 15º

Edição

Estónia: Falha na refrigeração inutiliza mais de 100 mil doses de vacinas

As vacinas destruídas iam ser doadas ao estrangeiro, motivo pelo qual o programa de vacinação estónio não vai ser prejudicado.

Estónia: Falha na refrigeração inutiliza mais de 100 mil doses de vacinas

Uma falha no sistema de refrigeração inutilizou mais de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na Estónia, de acordo com o The Guardian. A falha que durou mais de 12 horas ocorreu na semana passada e só foi detetada quando um funcionário entrou na sala.

O sistema de alarme não alertou para a subida da temperatura na sala, que chegou aos 15ºC. As vacinas da AstraZeneca, por exemplo, devem ser mantidas a temperaturas entre os 2 e os 8ºC.

A maioria das doses destruídas eram desta farmacêutica, mais de 68 mil. Mas, pelo menos, 32 mil doses de outras vacinas também ficaram inutilizadas.

“Estes casos são inaceitáveis”, disse Kati Kusmin, presidente da Riigi Kinnisvara, a empresa que investigou o incidente.

As vacinas inutilizadas iam ser doadas a outros países, pelo que esta falha não vai ter impacto no programa de vacinação da Estónia.

Até esta terça-feira, o país báltico vacinou 50,4% da sua população adulta com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19, abaixo da média europeia de 58,7%.

Leia Também: AO MINUTO: Grupo infetado após viagem a Portugal; Revistas leis da Covid

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório