Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Algarve quer "revisão"; Inflamações cardíacas em jovens?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Algarve quer "revisão"; Inflamações cardíacas em jovens?
Notícias ao Minuto

15:47 - 23/06/21 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Portugal 'saltou' esta quarta-feira para a zona vermelha da matriz de risco, de acordo com os últimos dados revelados pela Direção-Geral da Saúde. 

Segundo o relatório divulgado hoje, o país voltou a registar um novo máximo desde fevereiro, com quase 1.500 casos de Covid-19 só nas últimas horas e três óbitos, todos na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Vale lembrar que, em várias regiões do país, esta é a noite de São João. Contrariamente ao que é habitual nas cidades que celebram este santo padroeiro, este ano, a comemoração desta efeméride deve obedecer a regras de controlo da pandemia. Exemplo disso são as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, onde a PSP estará atenta e vai realizar ações de fiscalização.

Perante a deteção de uma nova variante - a Delta Plus -, o investigador Miguel Castanho tranquiliza a população e assegura que "não há motivo para preocupação acrescida". 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h53 - Oito jogadores da Venezuela reintegram comitiva após covid-19: Um grupo de oito jogadores da seleção de futebol da Venezuela, treinada pelo português José Peseiro, reintegrou hoje os trabalhos da equipa na Copa América, no Brasil, após superarem o período de infeção pelo novo coronavírus.

23h32 - Nos EUA, mais precisamente em São Francisco, Califórnia, os residentes recebem um bilhete para assistir ao jogo dos Giants, uma equipa de futebol americano, após serem vacinados.  

22h29 - Revela o jornal Estadão que os EUA vão enviar 3 milhões de imunizantes da Janssen, de dose única, ao Brasil ainda esta semana. 

22h15 - Atualização no Brasil: O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 115.228 casos de Covid-19 e 2.392 mortes. 

22h13 - Na rede social Twitter, a Câmara Municipal de Lisboa indica que mais de 2 mil pessoas foram vacinadas em casa. 

22h11 - No Twitter, Ricardo Baptista Leite partilha dados da 𝗩𝗮𝗰𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 & 𝗧𝗲𝘀𝘁𝗮𝗴𝗲𝗺 de hoje. 

22h09 - EUA com casos de inflamações cardíacas em jovens: A ocorrência de inflamações no coração em adolescentes e jovens adultos poderá estar associada às vacinas da Pfizer e da Moderna contra o SARS-CoV-2, anunciou o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

22h07 - Autarcas do Algarve insistem em "revisão" na contagem: A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) insistiu hoje em que "sejam revistos com urgência" os critérios de contabilização dos casos positivos de covid-19 na região, com o risco de serem penalizados "injustamente" os municípios com grande peso turístico.

20h48 - "O plano de vacinação contra a COVID-19 está em curso", lembra, esta quarta-feira, o SNS na rede social Twitter.

20h46 - China apagou dados o que dificulta a investigação, acusa virologista: Um virologista de Seattle, EUA, defende que a China apagou os primeiros testes realizados a pacientes infetados com o coronavírus, o que dificulta a investigação quanto à sua origem.

20h44 - Israel adia entrada de turistas: O Governo de Israel decidiu hoje adiar para agosto a entrada de turistas no país, prevista inicialmente para julho, devido ao aumento verificado nos últimos dias de novos casos da doença covid-19 naquele território.

20h42 - Atualização na Madeira: A Madeira registou hoje 11 novos casos de covid-19 e seis doentes recuperaram da doença anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que o arquipélago contabiliza agora 72 casos de infeção ativos.

20h16 - Atualização em Cabo Verde: Cabo Verde registou mais 81 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 32.192 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

19h21 - Atualização em França: França registou, nas últimas 24 horas, mais 2.320 novos casos de Covid-19 e 33 mortes relacionadas com o novo vírus, revelaram esta quarta-feira as autoridades de saúde do país.

19h18 - Recuo de Lisboa no desconfinamento é "cenário mais provável": O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que "o cenário mais provável" é o concelho recuar nas medidas de desconfinamento, no âmbito da avaliação do Governo ao mapa de risco de transmissibilidade da covid-19.

19h17 - Atualização em Moçambique: Moçambique registou cinco óbitos e 436 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde na atualização diária de dados sobre a pandemia, notando um agravamento da situação.

19h15 - Alívio de restrições na Índia pode piorar a pandemia: Um alívio das medidas restritivas na Índia pode piorar a situação pandémica no país, concluiu um estudo realizado pela Oxford Economics sobre o contágio do vírus no segundo país mais populoso no mundo.

19h14 - Marcelo insiste: "Vacinar, vacinar, vacinar" - O Presidente da República visitou hoje um centro de vacinação em Lisboa para pessoas a partir dos 50 anos sem agendamento e insistiu que a solução para conter a covid-19 em Portugal é "vacinar, vacinar, vacinar".
  

19h13 - Ordem denuncia que médicos reformados foram recusados: A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denunciou hoje que está a ser recusado a médicos aposentados a sua colaboração voluntária na vacinação à covid-19, na área do Pinhal Litoral, no distrito de Leiria.

19h11 - Autoagendamento da vacina contra a Covid-19 não vigora na Madeira: O Governo da Madeira esclareceu hoje que, ao contrário do que acontece a nível nacional, o autoagendamento da toma da vacina contra a covid-19 não está implementado na região.

19h08 - Brasil regista nova estirpe identificada no Rio de Janeiro: O Brasil anunciou a descoberta de uma nova estirpe de coronavírus originária da B.1.1.28, em Porto Real, cidade localizada no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

18h53 - Atualização em Espanha: Espanha registou, nas últimas 24 horas, mais 4.341 novos contágios de Covid-19 e 29 vítimas mortais associadas à doença, informou esta quarta-feira o Ministério da Saúde espanhol. 

18h49 - Delta está em 23 países europeus e Portugal é dos que menos sequencia: A variante Delta do SARS-CoV-2 está já presente em 23 países europeus, entre os quais Portugal, que é dos que menos sequencia amostras covid-19, segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

18h49 - Marcelo elogia Merkel, mas é "inevitável" haver regras diferentes: O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, pelo seu papel na União Europeia, mas considerou inevitável haver regras diferentes no espaço europeu sobre entradas e saídas em cada Estado-membro.

18h31 - Atualização em Angola: Angola contabilizou três mortes associadas à covid-19, 128 novas infeções pelo novo coronavírus e 319 recuperados, nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde.

18h30 - UEFA investiga possível infração da Macedónia nas análises à covid-19: Em causa está o mau comportamento dos seus jogadores durante a recolha de amostras para controlo da covid-19.

18h28 - Manifestantes pressionam Governo britânico a reabrir viagens internacionais: Representantes do setor de turismo e viagens do Reino Unido exigiram hoje ao Governo britânico medidas urgentes para reabrir de forma "segura" um setor atingido pela pandemia, num "momento crítico" para salvar a época de verão.

18h25 - Espanha. Mais de metade da população já recebeu a 1.ª dose da vacina: Quase 32% dos residentes no país encontram-se completamente vacinados contra a Covid-19. Primeiro-ministro espanhol já reagiu aos dados, deixando um agradecimento aos profissionais de saúde e sublinhando que o país está perto da imunidade de grupo.

17h52 -  A Câmara da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, impôs hoje um conjunto de restrições para os tradicionais festejos de São Pedro na via pública, entre os dias de 28 e 29, devido à pandemia de covid-19.

17h46 - Grécia anuncia fim do uso obrigatório de máscara no exterior: A Grécia anunciou hoje o fim do uso obrigatório de máscara no exterior a partir de quinta-feira, exceto no caso de grandes aglomerações, seguindo os passos de França, Espanha e Itália.

17h44 - Reino Unido intensifica vacinação devido à variante Delta: O aumento significativo de infeções associado à variante Delta levou o Governo a urgir os jovens maiores de 18 anos a agendarem rapidamente a imunização contra a covid-19. 

17h40 - Se tem 35 anos ou mais já pode agendar a sua vacina contra a Covid-19. A nova faixa etária para a inoculação foi aberta durante a tarde desta quarta-feira. 

Clique aqui para agendar a vacina. 

17h33 - No Norte, autoridades desaconselham realização de festas com efeitos imediatos: A Autoridade de Saúde Regional do Norte desaconselhou hoje a realização de festas que promovam a aglomeração de pessoas com "efeitos imediatos" na região, lembrando que o risco de transmissão é "real e não pode ser anulado".

17h32 - Médicos alemães desaconselham viagens a destinos com predominância Delta: A Associação Médica Alemã (Bundesärtztekammer) desaconselhou hoje viagens até áreas com predominância da variante delta, numa altura em que o país se prepara para reabrir as fronteiras a cidadãos de fora da União Europeia.

17h22 - Atualização em Itália: Nas últimas 24 horas, Itália registou 30 mortes e 951 novos casos de Covid-19. 

17h18 - Bolsonaro foi alertado sobre irregularidades em contrato de vacina: O deputado federal brasileiro Luis Miranda disse hoje que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi alertado sobre supostas irregularidades no contrato de compra da vacina Covaxin contra a covid-19, do laboratório indiano Bharat Biotech.

16h49 - Espanha declara fim ao uso de máscara na rua, mas é obrigatório ter uma: A partir do próximo sábado, dia 26 de junho, deixará de ser obrigatório o uso de máscara em espaços exteriores em Espanha, sempre que seja possível o cumprimento do distanciamento social. Contudo, será obrigatório andar com uma guardada.
  

16h42 - Ministra admite divergências com críticas do OPSS à gestão da pandemia: A ministra da Saúde admitiu hoje divergências com o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), depois de os peritos terem concluído no seu Relatório da Primavera que houve voluntarismo excessivo na gestão da pandemia de covid-19.

16h34 - 100 dias de desconfinamento num país que passou de "verde" a "vermelho": Cem dias depois de ter iniciado o desconfinamento na zona verde da matriz de risco, Portugal encontra-se com os indicadores de controlo da pandemia de Covid-19 no "vermelho", com os alertas a soarem em Lisboa e Vale do Tejo.

16h33 - Variante Delta deverá representar 90% dos casos na UE no final de agosto: O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças deixou um apelo para que os países europeus vacinem com ambas as doses o máximo de pessoas, considerando que a proteção contra a variante Delta é apenas garantida após a vacinação completa contra a Covid-19. A agência europeia desaconselha ainda o alívio de restrições.

16h31 - Atualização no Reino Unido: Ministério da Saúde britânico informou, esta quarta-feira, que foram registados, nas últimas 24 horas, mais 16.135 novos casos de Covid-19 e 19 vítimas mortais associadas à doença. 

16h22 - Variantes em Portugal: Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro variantes de preocupação - Alpha, Beta, Gamma e Delta - presentes em Portugal com transmissão comunitária.

16h13 - Atualização em África: África registou mais 459 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de óbitos desde o início da pandemia de 138.154, e 21.547 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.
 

16h00 - O SNS lembra, mais uma vez, na rede social Twitter, a importância de usar máscara. 

15h29 - Em Portugal continental já foram administradas mais de sete milhões e quatrocentas mil doses de vacinas. 

15h09 - Temido aponta para continuação das restrições em Lisboa: A ministra da Saúde disse hoje que a situação epidemiológica da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve traduzir-se na continuidade da aplicação das medidas de restrição em vigor.

"Os números neste momento levam a sugerir que a situação de Lisboa ainda não esteja ultrapassada", o que leva a que "as medidas específicas tenham de se manter, como se mantiveram em outros pontos do país quando estavam em situação de risco especial" na evolução epidemiológica, disse Marta Temido em declarações à margem da apresentação do Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).

15h05 - "Não há motivo para preocupação acrescida" com variante Delta Plus: O investigador Miguel Castanho considera que, pela transmissão minoritária em Portugal, não há motivo para uma preocupação acrescida com a variante Delta Plus do novo coronavírus e os dados indiciam que pode não ser tão contagiosa.

Embora tenha sublinhado que, comparativamente à variante Delta (associada à Índia), com maior prevalência em Portugal, sobre a variante Delta Plus (mutação detetada no Nepal) "não existem estudos tão abundantes", o cientista referiu que esse dado pode indicar que, "em relação à Delta, em si, não é tão transmissível"

15H02 - Atualização em Portugal: De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, há hoje mais 1.497 novos casos (o número diário mais elevado desde 20 de fevereiro) e três óbitos (todos na região de Lisboa).

A DGS, como habitualmente às segundas, quartas e sextas-feiras, atualizou a matriz de risco que mostra que Portugal chegou ao vermelho. A incidência a nível nacional é agora de 128,6 casos por 100 mil habitantes, e de 129,6 casos por 100 mil habitantes no continente. Já o índice de transmissibilidade (Rt) é ao dia de hoje de 1,17 a nível nacional, e de 1,18 no continente - uma ligeira descida em relação ao dia 21. 

Notícias ao Minuto Matriz de risco© DGS  

15h01 - Atraso na meta de 70% de vacinação é "marginal": O eventual atraso de 15 dias no cumprimento da meta de 70% de população adulta vacinada, previsto pela task force responsável pelo processo para 8 de agosto, será "marginal", considerou hoje a ministra da Saúde.

15h00 - Boa tarde, damos aqui início a um novo registo. Pode recordar o anterior aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório