Mark Rutte vai a Washington para reunir-se com Donald Trump

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, inicia na segunda-feira uma visita de dois dias aos Estados Unidos para debater com a administração Trump as contribuições dos países membros da organização e a crise na Ucrânia, anunciou hoje a organização.

mark rutte

© Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Lusa
13/07/2025 12:48 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

NATO

Rute, que se reunirá com Donald Trump e os secretários de Estado e da Defesa, Pete Hegseth e Marco Rubio, respetivamente, e ainda com membros do Congresso dos EUA, visitou Washington no final de abril para preparar a cimeira de Haia.

 

Para além da questão das quotas, recorde-se que Trump anunciou esta semana que vai fazer "uma declaração importante" sobre a Rússia na próxima segunda-feira, depois de semanas a manifestar o seu desencanto com a falta de vontade do seu homólogo russo, Vladimir Putin, em tentar chegar a um cessar-fogo com a Ucrânia.

A NATO também confirmou na passada sexta-feira que estava a coordenar esforços "urgentes" para comprar munições e defesas antiaéreas aos Estados Unidos e fornecê-las à Ucrânia, depois de Trump ter dito que Washington iria manter o apoio a Kiev através de compras da NATO.

"A Rússia continua a atacar maciçamente os civis ucranianos, o que é deplorável", afirmou Rutte, que pediu aos Estados-membros que "tomem medidas adicionais para fornecer à Ucrânia mais munições e defesas aéreas".

"Acabo de falar com o Presidente Trump e estou agora a trabalhar em estreita colaboração com os aliados para garantir que a Ucrânia recebe a ajuda de que necessita", afirmou Rutte numa mensagem publicada na sua conta da rede social X.

Leia Também: Tarifas à UE? "Aproveitaram-se de nós durante anos" e estão "chateados"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas