Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Governo 'trava' Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Governo 'trava' Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra
Notícias ao Minuto

07:40 - 09/06/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 598 novas infeções pelo novo coronavírus e uma morte relacionada com a Covid-19. O único óbito reportado aconteceu em Lisboa e Vale do Tejo, região que concentra a maior parte das novas infeções (348).

Na sequência disso, e como já se temia, Fernando Medina anunciou na noite de terça-feira que a capital não avançará no plano de desconfinamento. 

"Lisboa não tem condições de fazer esse avanço", afirmou o presidente da Câmara de Lisboa, referindo mesmo que a cidade pode ter de vir a recuar nas medidas.

Entretanto, hoje, o Parlamento Europeu (PE) votou e aprovou a proposta de criação de um certificado digital Covid-19 que põe fim às restrições à circulação na Europa a vacinados, recuperados e testados. Este entra em vigor a 1 de julho.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h25 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h21 - Os equipamentos culturais passam a poder encerrar à 01h00, em Portugal Continental, a partir de segunda-feira, com exceção dos concelhos de Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra, anunciou hoje o Governo.

15h00 - Há quatro concelhos que não avançam no plano de desconfinamento já no próximo dia 14 de junho: Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra. Quer isto dizer que nestes concelhos o teletrabalho vai manter-se obrigatório durante a próxima quinzena. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, detalhou ainda, em conferência de imprensa, que o teletrabalho mantém-se para os imunodeprimidos. 

A par disso, as empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local poderão ter de fazer testes à Covid-19, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esta quarta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros.

14h57 - Governo prolonga situação de calamidade até 27 de junho. O Governo decidiu hoje prolongar a situação de calamidade em Portugal continental até 27 de junho, no âmbito do combate à pandemia da covid-19, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

14h44 - Mariana Vieira da Vieira é quem protagoniza a conferência de imprensa. A ministra da Presidência refere que o risco de transmissão mantém-se à volta de 1,08. Já a incidência semanal está nos 70,6 casos por 100 mil habitantes. Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra são os concelhos que não avançam no plano de desconfinamento.

14h42 - Já acabou a reunião do Conselho de Ministros. Acompanhe as decisões em direto aqui:

14h18 - A comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakide, congratulou-se pela aprovação do certificado digital , considerando tartar-se de uma decisão chave para iniciar a livre circulação na UE.

14h15 - Portugal está a ultimar certificado verde digital. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que Portugal está a finalizar o trabalho para criação do seu certificado verde digital covid-19, adiantando que "em breve" aquele "livre-trânsito" estará pronto.

14h10 - Vinte e oito elefantes foram testados para a covid-19 numa reserva florestal no sul da Índia, após a morte de uma leoa asiática atribuída ao vírus. A leoa, de nove anos e cuja espécie está ameaçada, morreu no início de junho no Parque Zoológico Arignar Anna, em Chennai (ex-Madras), no Estado de Tamil Nadu, no sul do país, segundo a imprensa local.

14h00 - "Doentes graves estão a aparecer": Miguel Guimarães destacou, esta quarta-feira, no Fórum TSF, a necessidade de travar as festas dos Santos Populares, em concelhos como Lisboa e Braga, que não vão avançar para a próxima etapa de desconfinamento. Em causa está o aumento do número de internamentos. 

Pese embora a situação ainda não seja crítica, o bastonário da Ordem dos Médicos revelou que, na segunda-feira, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, "já dedicou mais uma enfermaria a doentes Covid". 

"A resposta existe, não estamos numa situação crítica. Estamos longe de estar numa situação crítica, mas nós temos mais doentes graves com Covid, e os doentes graves estão a aparecer", frisou ainda. 

13h44 - Em Portugal, já foram administradas seis milhões e duzentas mil doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou, esta quarta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

13h43 - "Não podemos nem facilitar nem alarmar": Questionado sobre o facto de Lisboa e de Braga não avançarem para a próxima fase de desconfinamento, como confirmou hoje Lacerda Sales, o Presidente Marcelo defende que "não podemos nem facilitar nem alarmar".

13h09 - Lisboa e Braga não avançam no desconfinamento, confirma a Tutela: O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, confirmou, esta quarta-feira, que "Lisboa e Braga vão manter-se na fase de desconfinamento em que estão". 

"Com o esforço de todos vamos baixar a incidência em Braga. O nosso interesse é deixar Braga avançar no desconfinamento", revelou o responsável, citado pelo Diário de Notícias.

"Estamos a finalizar o nosso certificado verde digital, para no dia 1 de julho entrar em vigor", indicou ainda o responsável.

13h02 - António Costa afirmou hoje que, estando na matriz de risco, Lisboa não pode ser tratada de forma diferente. Confirmou, assim, que a capital não avançará na nova fase de desconfinamento, que tem início a 14 de junho. Perante esta situação, deixou um apelo para que "aguentemos mais um pouco neste esforço”.

12h57 - A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.750.028 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência AFP.

12h45 - Os Açores contam, nas últimas 24 horas, com 25 novos casos de covid-19, 24 dos quais detetados em São Miguel e um nas Flores, informa hoje o comunicado da Autoridade Regional de Saúde.

12h35 - António Costa já reagiu à aprovação do certificado digital que põe fim às restrições à circulação na Europa a vacinados, recuperados e testados. O primeiro-ministro disse estar "muitíssimo satisfeito" com a aprovação do Parlamento Europeu, dada que esta era uma das suas "prioridades", enquanto Portugal ainda está na Presidência da UE. Mas lembrou que a "pandemia ainda não acabou".

12h10 - O Governo espanhol é a favor da vacinação da equipa nacional de futebol do país. A ministra das Finanças e porta-voz do Governo, Maria Jesus Montero, mostrou-se hoje a favor da vacinação da equipa de futebol espanhola que deveria começar a sua participação no Euro dentro de poucos dias, porque são "50 pessoas" que representam a Espanha. A governante fez saber, contudo, que será o Conselho Interterritorial de Saúde a tomar a decisão esta quarta-feira.

11h52 - O coordenador da Task Force explicou, esta quarta-feira, que as mudanças no plano de vacinação não podem ser implementadas de um dia para o outro e, por isso, os constrangimentos no centro de vacinação contra a Covid-19 de Monte Abraão vão demorar, no mínimo, uma semana até serem resolvidos.

11h27 - Mesmo em espaços fechados, pode manter-se seguros. Basta seguir os conselhos da Direção Geral de Saúde

11h15 - Seis em cada 10 espanhóis acreditam que com a imunidade de grupo serão capazes de fazer "tudo o que faziam" antes da pandemia. Segundo um inquérito da CEI, 61,2% dos espanhóis acreditam que voltarão à sua vida normal quando a sociedade atingir a imunidade de grupo, graças à vacinação.

10h53 - As autoridades de saúde timorenses começam na quinta-feira a administrar as segundas doses da vacina AstraZeneca aos primeiros vacinados em abril, com mais 100.800 doses, oferecidas no âmbito do programa Covax a chegarem hoje ao país.

10h41 - África registou mais 388 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 133.174 óbitos, e mais 12.852 casos, com o número de infetados a subir para 4.951.177, segundo os dados oficiais mais recentes.

10h25 - Espanha retira obrigação de teste Covid-19 nas fronteiras terrestres. O Boletim Oficial do Estado espanhol publica hoje uma resolução para suprimir a obrigação de dispor à entrada de Espanha pelas fronteiras terrestres de certificações sanitárias como as exigidas a quem entra por via aérea e marítima.

10h24 - A taxa de incidência da covid-19 em Timor-Leste caiu para metade nas últimas semanas, com redução no número de novas infeções detetadas, mais recuperações e uma descida no total de casos ativos, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

10h13 - As autoridades russas confirmaram, esta quarta-feira, mais de 10.000 casos do coronavírus. Este é o valor mais elevado de infetados diários desde meados de março.  Quanto a vítimas mortais, o país aproxima-se do marco das 125.000 mortes.

10h08 - O tráfico de droga europeu adaptou-se às restrições de mobilidade impostas pela pandemia, com traficantes e consumidores a recorrem a novos métodos, levando à transição desse mercado para o digital.

09h55 - As longas filas de espera no centro de vacinação contra a Covid-19 em Monte Abraão, Sintra, levaram o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo a deslocar-se ao local. Este constrangimento no processo de vacinação é, aos olhos do responsável, "indesejável, não pode acontecer".

Em declarações aos jornalistas, o coordenador da Task Force para o plano de vacinação reconheceu que não é habitual deslocar-se a um centro "para resolver problemas pontuais". Porém, considerando que em Monte Abraão o problema parece manter-se, o responsável quer "avaliar" in loco e "ajudar a resolver" os atrasos. 

09h41 - Pelo menos três pacientes com o novo coronavírus morreram hoje e outras oito pessoas ficaram feridas num incêndio nos cuidados intensivos do Hospital Clínico Semashko, em Ryazan.

09h37 - Espanha em alerta: Mais 11 jogadores chamados para 'bolha paralela'. A seleção espanhola detetou mais um caso de Covid-19 - depois de Sergio Busquets foi a vez de Diego Llorente - e Luis Enrique decidiu chamar, esta quarta-feira, mais 11 jogadores para integrarem a 'bolha paralela' que já estava criada com apenas seis jogadores. 

09h31 -A Comissão Europeia deverá 'estrear' o fundo de recuperação com o financiamento dos planos de recuperação e resiliência (PRR) de Portugal e de Espanha, avança o El País.

A Comissão Europeia quer "premiar" o trabalho dos dois países, que negociam os seus planos desde outubro do ano passado. Além disso, quer também que os cidadãos dos dois países entendam que o executivo comunitário está a atuar para impulsionar a recuperação das suas economias.

09h06 - Uma nova vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelas empresas chinesas Shenzhen Kangtai Biological Products e Beijing Minhai Biotechnology Company, mostrou segurança e eficácia durante as fases 1 e 2 dos ensaios. Os resultados preliminares da KCONVAC - com uma tecnologia de inativação de vírus - foram apresentados num artigo publicado este sábado, pelo Chinese Medical Journal.

09h01 - O Conselho de Ministros reúne-se hoje, pelas 14h, para definir que concelhos seguem para a próxima fase de desconfinamento, que está agendada para 14 de junho.

08h48 - A presidente da Comissão Europeia lembrou hoje que a prioridade da UE é vencer a Covid-19 em todo o lado. Para isso, defende, é preciso garantir o acesso justo e equitativo de todos os países à vacina.

08h45 - O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 01 de julho. A assembleia deu a sua 'luz verde' ao certificado com 546 votos a favor, 93 contra e 51 abstenções.

08h35 - Obesidade aumenta risco de complicações a longo prazo. A obesidade é um fator de risco importante no desenvolvimento de infeção grave ou morte por Covid-19 - mas, segundo um novo estudo, também parece aumentar significativamente o risco de complicações a longo prazo, ou 'Covid longa'.

08h31 - França passa hoje a nova fase de desconfinamento. As pessoas em França vão passar, a partir de hoje, a poder comer no interior dos restaurantes, voltar aos ginásios e o recolher obrigatório passa a ser às 23:00, sendo esta a última etapa antes do regresso à vida normal no dia 30 de junho.

08h30 - O governo indiano ordenou o encerramento temporário de todas as reservas turísticas de tigres, após uma série de surtos de Covid-19 nos jardins zoológicos de todo o país. A National Tiger Conservation Authority, uma agência sob a tutela do Ministério do Ambiente, emitiu uma ordem na segunda-feira após a morte de uma leoa que testou positivo à Covid-19, dias antes.

08h12 - O presidente da Câmara Municipal de Braga revelou hoje, à TSF, que a cidade não irá avançar no desconfinamento no dia 14 de junho. Ricardo Rio explica que o município está num ponto intermédio face à linha de alerta, com um valor superior aos 120 casos por 100 mil habitantes.

07h54 - Madrid vai começar a vacinar, esta quarta-feira, a faixa etária dos 40 aos 49 anos.

07h51 - Um homem de São Paulo, no Brasil, que tem fobia a agulhas, teve de fazer frente ao seu medo para ser vacinado contra a Covid-19. Um vídeo do homem, no momento de ser inoculado, foi partilhado nas redes sociais, onde se torna evidente o seu pavor.

07h48 - O Governo vai reforçar o apoio às vítimas de violência doméstica por causa dos "desafios impostos pela pandemia covid-19" e do período de férias escolares e laborais que se aproxima, lembrando que a casa nem sempre é um lugar seguro.

07h25 - Autoridades sanitárias alemãs contabilizam mais 3.254 casos de infeção confirmados no último dia, elevando o número total para mais de 3,7 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia no país. Há a registar 107 mortes em 24 horas.

07h15 - Dados atualizados da Colômbia: O país registou, esta terça-feira, 18.586 novos casos e 427 falecidos.

07h10 - O Parlamento Europeu (PE) vai votar hoje a proposta de criação de um certificado digital covid-19 que, se aprovado, entrará em vigor a 01 de julho, pondo fim às restrições à circulação na Europa a vacinados, recuperados e testados.

07h07 - Os EUA reduziram as suas advertências aos cidadãos que pretendam deslocar-se a vários países, como França, Alemanha, Canadá ou o Japão, a mês e meio dos Jogos Olímpicos, com o argumento da mudança na consideração de riscos da pandemia.

07h04 - Enquanto dormia:

  • Dados atualizados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 454 mortos devido à covid-19 e 12.166 casos da doença nas últimas 24 horas.
  • Dados atualizados do México: O México anunciou 262 mortes da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 229.100.

07h00- Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento da Covid-19. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: Lisboa não vai avançar no desconfinamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório