Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: "Governo tem de ter coragem"; Vírus não dá tréguas no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Governo tem de ter coragem"; Vírus não dá tréguas no Brasil
Notícias ao Minuto

15:30 - 09/06/21 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

O Governo confirmou, esta quarta-feira, que Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra não vão avançar no plano de desconfinamento, cuja próxima etapa arranca na próxima segunda-feira. 

Ainda que não haja nenhum concelho que regrida no desconfinamento, estão sob alerta 10 concelhos, designadamente, Albufeira, Alcanena, Arruda dos Vinhos, Cascais, Loulé, Paredes de Coura, Santarém, Sertã, Sesimbra e Sintra

Em conferência de imprensa, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa adiantou também algumas novas regras relativas à testagem, designadamente, que as empresas com mais de 150 trabalhadores "num mesmo posto de trabalho" passam a ter de os testar, bem como os eventos - culturais, desportivos e familiares - que tenham "um certo número de convidados", diretriz que será definida pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Após a reunião de Conselho de Ministros, o Executivo decidiu ainda prolongar a situação de calamidade em Portugal continental até 27 de junho.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta quarta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo, no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24

23h46 - Grécia quer acabar com recolher obrigatório em julho. A Grécia decidiu hoje retirar uma hora ao período de recolher obrigatório, que passa vigorar, a partir de sábado, entre as 13h30 e as 5h00, anunciou o Governo, perspetivando eliminar esta restrição em julho.

23h32 - Tem mais de 60 anos? Saiba o que fazer se ainda não foi vacinado. A task-force para a vacinação contra a Covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, criou a modalidade 'Casa aberta' para a vacinação de primeiras doses "de utentes com idade superior a 60 anos sem agendamento".
 
"Em consideração à forma como decorreram os primeiros dias desta nova modalidade, vem-se informar que estes utentes devem, obrigatoriamente para serem vacinados nesta modalidade, dirigir-se ao Centro de Vacinação do local onde está inscrito no Centro de Saúde, normalmente correspondendo ao da sua área/zona de residência", esclareceu a task-force numa nota, enviado esta noite às redações. 

23h15 - Medidas especiais na vila de Rabo de Peixe vão ser levantadas. A vila de Rabo de Peixe, nos Açores, vai deixar de estar sujeita a medidas restritivas especiais devido à Covid-19, a partir de sábado, continuando, no entanto, em alto risco de transmissão, como o restante concelho da Ribeira Grande.

22h41 - EUA já administraram mais de 304 milhões de vacinas. Os Estados Unidos já administram 304.753.476 doses de vacinas contra a Covid-19, informou esta quarta-feira, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). No total, 172.054.276 pessoas nos Estados Unidos já tomaram a primeira dose da vacina e 140.980.110 encontram-se totalmente imunizadas no país. 

22h05 - Brasil com mais de 85 mil novos casos e 2.700 mortos. O Brasil contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 85.748 contágios e 2.723 vítimas mortais associadas à Covid-19, informou esta quarta-feira o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) brasileiro.

21h33 - Rio pede coragem para tomar medidas mais pesadas em Lisboa e Braga. O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que o Governo tem que ter a coragem de defender medidas mais pesadas nos concelhos de Lisboa e Braga, e que as medidas de desconfinamento têm que ser claras.

"Há o problema dos concelhos que estão a disparar, designadamente Lisboa e Braga, e aí o Governo tem de ter a coragem de ter medidas mais pesadas, como é lógico, se não isto vai disparar", afirmou.

21h06 - Madeira com quatro novos casos e nove doentes recuperados. As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram quatro novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais nove recuperados nas últimas 24 horas, existindo 92 situações ativas, informou hoje o Governo Regional.

20h38 - Cabo Verde com mais 114 casos e uma morte. Cabo Verde registou mais 114 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 31.339 o acumulado de casos desde 19 de março de 2020, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h57 - Governo são-tomense alarga prazo para segunda dose devido a fraca adesão. O ministro da Saúde são-tomense disse que pelo menos 1.400 pessoas não tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19, cujo prazo terminou hoje, obrigando o Governo a alargar o período até sexta-feira.

19h49 - Nova Iorque administrou mais 101 mil vacinas nas últimas 24 horas. O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, divulgou, esta quarta-feira, um balanço sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 naquele estado. Nas últimas 24 horas, foram administradas 101.646 doses, elevando o número total de vacinas dadas em Nova Iorque para 19.716.297. 

Numa nota divulgada nas redes sociais, o governante norte-americano revelou ainda que, neste momento, 69.1% da população adulta do estado já recebeu a primeira dose da vacina e 60.1% encontra-se totalmente imunizada. 

19h47 - Angola com oito mortes e 151 novos casos. Angola registou 151 novos casos de Covid-19 em 24 horas, assim como oito mortes e 185 recuperações da doença, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19h45 - Guterres vai pedir um plano de vacinação global. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, desloca-se esta semana ao Reino Unido para participar na cimeira do G7, onde pretende pedir aos líderes um plano global de produção e distribuição de vacinas contra a Covid-19.

19h34 - EUA vão dar 500 milhões de doses da Pfizer a 100 países. A administração Biden chegou a acordo com a Pfizer e a BioNTech para comprar 500 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 e oferecê-las a cerca de 100 países nos próximos dois anos, avança o The New York Times. 
O acordo estabelecido deve ser anunciado esta quinta-feira por Joe Biden.

19h17 - Mora em Lisboa? Saiba onde pode fazer testes à Covid nos próximos dias. A Câmara Municipal de Lisboa, numa ação em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa e o Ministério da Saúde, continua a fazer, em toda a cidade, a testagem em massa à Covid-19 dos moradores da cidade. Estes são gratuitos e realizados através de postos móveis colocados nas zonas de maior incidência. Confira aqui os horários e locais

19h14 - Operação 'Periferia' com 700 vacinados na ilha das Flores. A Operação 'Periferia', que prevê a vacinação em massa das ilhas dos Açores sem hospital, chegou hoje à ilha das Flores, tendo 700 utentes recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, indicou o Governo Regional.

19h07 - Vale de Cambra espera recuperar em 8 dias. O Município de Vale de Cambra é um dos quatro no país que não avança na segunda-feira para a próxima etapa nacional de desconfinamento em contexto pandémico, mas a autarquia disse hoje esperar reverter a situação numa semana.

19h03 - SinoVac pede fim de ataques do Brasil para evitar atraso de consumíveis. O laboratório SinoVac pediu ao Brasil que colocasse fim aos ataques feitos por membros do Governo brasileiro à China para evitar atrasos no envio de consumíveis usados na fabrico da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, informou hoje a imprensa.

18h51 - Covid-19 pode ser um problema que se arrasta durante anos nas Américas, alerta OMS. Uma das alas regionais da Organização Mundial de Saúde (DGS) alertou, esta quarta-feira, para o facto de a Covid-19 poder ser um problema que se arraste durante anos nas Américas se a taxa de transmissibilidade do novo vírus não for travada. 

De acordo com a diretora-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, só na última semana, foram registados mais 1.2 milhões de novos casos e cerca de 34 mil mortes associadas ao novo coronavírus na região. 

"Temos esperança que outros países, em particular os que tenham excesso de doses de vacinas, e instituições (...) contribuam com o apoio necessário. A doação de vacinas será essencial a curto prazo", apelou ainda. 

18h34  - O que muda (para quase todos) na 2ªfeira? Para os concelhos que avançam - todos menos Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra - há novas regras, que entrarão em vigor a partir de segunda-feira. Confira aqui tudo o que muda na próxima etapa do plano de desconfinamento. 

18h31 - Cabo Verde recebe 50 mil doses da Sinopharm na sexta-feira. Cabo Verde recebe na sexta-feira 50 mil doses da vacina chinesa Sinopharm, permitindo elevar o 'stock' das vacinas disponíveis contra a Covid-19 para serem aplicadas até agosto para 200 mil doses, disse hoje o ministro da Saúde.

18h27 - Seleção espanhola não deteta mais casos. A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou, ao final da tarde desta quarta-feira, que não foi detetado qualquer novo caso de Covid-19 na mais recente bateria de testes aos seus jogadores e equipa técnica.

18h25 - Açores preveem regresso à normalidade em todas as ilhas até 15 de agosto. Os Açores vão levantar as medidas restritivas de combate à Covid-19 à medida que cada ilha for atingindo 70% de população vacinada, estando previsto um regresso à normalidade em todo o arquipélago até 15 de agosto.

18h13 - Máscara cirúrgica? Recorde quando a deve substituir. A DGS recordou esta tarde que a máscara cirúrgica deve ser substituída por uma nova "se estiver suja ou húmida". A troca de máscaras deve ser sempre realizada após a higienização das mãos. "Idealmente não deve utilizar a máscara cirúrgica durante mais de 4 horas seguidas", lembra ainda a autoridade de saúde, numa nota divulgada nas redes sociais. 

18h11 - Moçambique anuncia mais 74 casos e um óbito. Moçambique registou mais um óbito por Covid-19, e 74 novos casos, de acordo com o relatório sobre a pandemia relativo às últimas 24 horas.

18h03 - Centros de dia partilhados podem retomar atividades a partir de julho. Os centros de dia que partilham espaços com outras respostas sociais vão poder retomar as atividades de apoio social, suspensas devido à pandemia da Covid-19 a partir de 1 de julho, determinou hoje o Governo. 

17h55 - Parlamento recomenda ao Governo medidas urgentes no combate ao cancro. A Assembleia da República aprovou hoje, em votação final global, uma recomendação do CDS para a adoção de medidas urgentes no combate ao cancro em contexto de pandemia, como a retoma dos rastreios e campanhas nacionais de sensibilização.

17h53 - Cinemas contaram com pouco mais de 386 mil espectadores até maio. A exibição nos cinemas portugueses contou com 386.518 espectadores entre janeiro e maio, fortemente afetada pelo confinamento, com uma quebra de 85% face ao mesmo período de 2020, revelou o Instituto do Cinema e do Audiovisual.

17h48 - Espanha regista 4.427 infetados e 23 mortes. A Espanha registou 4.427 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.715.454 o total de infetados até agora, segundo o Ministério da Saúde espanhol. Os serviços sanitários também notificaram mais 23 mortes atribuídas à pandemia desde terça-feira, passando o total de óbitos para 80.332.

17h46 - Reino Unido poderá estar a enfrentar "terceira vaga substancial". Um novo modelo de dados da Covid-19 compilado por um grupo de conselheiros científicos indica que o Reino Unido está a enfrentar uma "terceira vaga substancial" de casos. De acordo com a PA Media, o professor Neil Ferguson alertou que a escala desta terceira vaga vai depender do quão efetivas as vacinas forem relativamente às novas estirpes. 

17h35 - Parlamento renova até meio de setembro obrigação de usar máscara na rua. O parlamento aprovou hoje o projeto-lei do PS que renova por mais 90 dias a obrigatoriedade de usar máscaras em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro e que terminaria em 13 de junho.

17h33 - Mais de dois mil novos contágios e 77 óbitos em Itália. A proteção civil italiana revelou esta quarta-feira que foram identificados 2.199 casos de infeção e morreram mais 77 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, Itália regista 4.237.790 casos confirmados e 126.767 vítimas mortais. 

17h32 - Autarca de Braga aponta universitários como "foco importante" de contágio. O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, apontou hoje a população universitária como "um dos focos importantes" de contágio pelo novo coronavírus e apelou ao reforço da testagem logo aos primeiros sintomas.

17h21 - PSD exige certificado digital a funcionar "o mais rapidamente possível". O PSD exigiu hoje ao Governo que coloque o certificado digital Covid-19 a funcionar em Portugal "o mais rapidamente possível", considerando "extraordinário" que o país que preside à União Europeia não tenha ainda esta ferramenta disponível.

17h14 - Covid-19 já matou mais de 600 polícias na África do Sul. Mais de 600 agentes da polícia sul-africana perderam a vida devido à Covid-19, anunciou hoje o ministro da Polícia, Bheki Cele. "Até ao momento, 636 membros da polícia morreram de complicações associadas à Covid-19 e 29.334 recuperaram" da doença, declarou o governante sul-africano, numa comunicação ao Conselho Nacional de Províncias.

16h57 - Reino Unido reporta 7.540 casos e seis óbitos. O Departamento de Saúde e de Assistência Social do Reino Unido anunciou esta quarta-feira que foram diagnosticados 7.540 novos contágios por coronavírus e morreram mais seis pessoas devido à Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, o Reino Unido contabiliza 4.535.754 infeções e 127.860 vítimas mortais. 

Quanto à vacinação, 40.710.319 pessoas residentes no Reino Unido já levaram a primeira dose da vacina e 28.540.844 encontram-se totalmente imunizadas. 

16h43 - Dez milhares de mortes devido à falta de resposta do Governo britânico, diz perito. Alison Rodger, professor de doenças infeciosas no Instituto para a Saúde Mundial da London's Global University, defendeu que cerca de 10 mil óbitos associados à Covid-19 podiam ter sido evitados no Reino Unido.

A tese do perito foi noticiada hoje pela PA Media, que esteve presente numa palestra que conta com a presença de Alison Rodger: "Acredito que a pandemia da Covid-19 expôs as diferenças da eficácia das respostas dos diferentes governos, ainda que perante as mesmas provas científicas e recomendações de estratégias para controlar o vírus. (...) Penso que o Reino Unido sofreu de um inadequado atraso na resposta do governo e das políticas, o que provocou dez milhares de mortos desnecessários, especialmente, de pessoas mais velhas em lares. 

16h38 - Deputados aprovam prolongamento de moratórias na componente de capital. Os deputados aprovaram hoje na especialidade propostas de alteração do PSD e de aditamento do PS a um projeto do PCP sobre o prolongamento de moratórias até ao final do ano, na componente de reembolso de capital.

16h22 - Restaurantes abertos até à 1h e comércio sem restrições horárias. Os restaurantes e similares vão poder receber clientes até à meia-noite e estar abertos até à 01h00 e o comércio deixa de ter restrições de horário a partir de segunda-feira no continente, à exceção de quatro concelhos.

16h10 - Portugal regista mais 890 novos casos e volta a não reportar mortes.  Portugal registou, nas últimas 24 horas, 890 novos casos relacionados com a Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela DGS, não foram reportadas vítimas mortais associadas ao novo vírus. 

No que diz respeito, em particular, aos casos diários, Portugal já não registava um número de infeções tão alto desde 6 de março, dia em que foram contabilizados 1.007 casos positivos, em 24 horas. Importa ainda referir que, dos 890 contágios reportados hoje, 591 foram identificados em Lisboa e Vale do Tejo. 

Ainda segundo a DGS, neste momento, em todo o território nacional há mais 365 casos ativos, mais 525 recuperados e mais 11 pessoas diagnosticadas com Covid-19 internadas, sendo que destas mais quatro encontram-se nos cuidados intensivos

16h08 - "Temos tido em conta vários indicadores. Não é apenas a matriz de risco". A ministra da Presidência garantiu hoje que a análise do Governo à evolução da pandemia não se limita à matriz de risco, incluindo outros indicadores como os internamentos, os testes e a sua positividade.

"Nós temos tido sempre em conta a evolução de vários indicadores. Não é apenas a matriz de risco", afirmou Mariana Vieira da Silva na conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros.

15h55 - Mais de um milhão de pessoas já autoagendou vacinação no portal. Mais de um milhão de pessoas fez o pedido de marcação para receber a vacina contra a Covid-19 na plataforma de autoagendamento, avançou hoje o coordenador da 'task force' do plano de vacinação.

15h48 - EUA compram medicamento experimental contra a Covid-19. Os Estados Unidos compraram 1.7 milhões de doses de um medicamento experimental para o tratamento da Covid-19, informou esta quarta-feira o The Guardian. 

O medicamento, que se encontra na Fase 3 dos ensaios clínicos, é produzido pela farmacêutica Merck & Co. De acordo com a empresa, na Fase 2 foi comprovado que o anti-viral reduz o tempo da infeção em doentes que não foram hospitalizados. Entretanto, num comunicado, a Merck & Co já adiantou que começou negociações com outros países para a aquisição do tratamento.

15h35 - Peritos da ONU pedem ao G7 garantias de igualdade no acesso às vacinas. Especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) apelaram hoje aos líderes das sete maiores economias do mundo (G7) para que garantam igual acesso às vacinas contra a Covid-19 das populações dos países em desenvolvimento.

15h27 - Incidência de casos em 70,6 e índice de transmissibilidade em 1,08. Portugal continental apresenta uma incidência 70,6 novos casos de Covid-19 por cem mil habitantes e um índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 de 1,08, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência.

15h20 - Teletrabalho mantém-se obrigatório em Lisboa e em mais três concelhos. Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra não vão avançar no plano de desconfinamento no próximo dia 14. Quer isto dizer que nestes concelhos o teletrabalho vai manter-se obrigatório durante a próxima quinzena

15h18 - Equipamentos culturais passam a poder encerrar à 1h em quase todo o país. Os equipamentos culturais passam a poder encerrar à 01h00, em Portugal Continental, a partir de segunda-feira, com exceção dos concelhos de Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra, anunciou hoje o Governo.

15h04 - Vinte e oito elefantes testados após morte de leoa na Índia. Vinte e oito elefantes foram testados para a Covid-19 numa reserva florestal no sul da Índia, após a morte de uma leoa asiática atribuída ao vírus, disseram hoje as autoridades locais.

15h00 - Portugal já administrou mais de 6,2 milhões doses de vacinas. Em Portugal, já foram administrados 6 milhões e 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou, esta quarta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS).  

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta quarta-feira, sobre a pandemia em Portugal e no Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório