Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Tem mais de 60 anos? Saiba o que fazer se ainda não foi vacinado

Task-force para a vacinação criou a modalidade 'Casa aberta' para vacinar utentes com mais de 60 anos que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina.

Tem mais de 60 anos? Saiba o que fazer se ainda não foi vacinado
Notícias ao Minuto

23:25 - 09/06/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A task-force para a vacinação contra a Covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, criou a modalidade 'Casa aberta' para a vacinação de primeiras doses "de utentes com idade superior a 60 anos sem agendamento," que possam ser verificados nas listas de elegíveis nas salas de vacinação. Esta quarta-feira, em comunicado, o grupo de trabalho revelou uma 'medida' a seguir por quem quiser usufruir desta hipótese.

"Em consideração à forma como decorreram os primeiros dias desta nova modalidade, vem-se informar que estes utentes devem, obrigatoriamente para serem vacinados nesta modalidade, dirigir-se ao Centro de Vacinação do local onde está inscrito no Centro de Saúde, normalmente correspondendo ao da sua área/zona de residência", esclareceu a task-force numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Recorde-se que Gouveia e Melo deu conta da criação das 'Casa aberta' para que as camadas com idades mais altas que ficaram fora do processo possam ser vacinados sem marcação - o que se calcula que sejam um número reduzido, pois as faixas etárias mais elevadas já estão com uma alta taxa de inoculações. 

No passado dia 2 de junho, o vice-almirante disse que a equipa está a fazer "um trabalho mais minucioso" de tentar encontrar as pessoas "que escaparam ao processo de vacinação", nomeadamente através de trabalho junto dos bombeiros, juntas de freguesia e forças policiais, sendo esta nova medida "mais um passo" nesse sentido.

"Depois de todas as outras tentativas e para garantir que não fica ninguém para trás, vamos fazer mais um esforço. Desde que a pessoa prove que tem mais do que uma determinada idade é vacinada sem sequer ser agendada. Como são muito poucas essas pessoas, não têm que fazer fila à entrada de um posto de vacinação", disse.

Desde que se iniciou o plano de vacinação, em 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu 7.263.540 vacinas, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação do país e pelas duas regiões autónomas 6.299.315 doses, segundo o último relatório semanal da vacinação da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: Task Force cria "casa aberta" da vacinação para quem escapou ao processo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório