Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2021
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

Lisboa e Braga não avançam? "Não podemos nem facilitar nem alarmar"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que, na gestão pandémica, deve prevalecer um "equilíbrio sensato".

Lisboa e Braga não avançam? "Não podemos nem facilitar nem alarmar"

No Funchal para o início das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da República teceu uma breve análise quanto à situação pandémica do país e mostrou-se confiante perante os resultados da vacinação contra a Covid-19. 

Assumindo o "respeito pelos fundamentalistas de um lado e de outro", Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que, na gestão da pandemia, "o equilíbrio sensato é o que devemos seguir", realçando que "o país está a aumentar o número de vacinação num ritmo superior às expectativas. O que é facto é que não aumentou o número de pessoas internadas, nem não aumentou o número de cuidados intensivos".

Aos olhos do chefe de Estado, "não podemos encarar esta situação como encarávamos quando não havia vacinas e tínhamos centena de mortos, milhares de internados e 900 pessoas em cuidados intensivos". 

Questionado sobre o facto de Lisboa e de Braga não avançarem para a próxima fase de desconfinamento, como confirmou hoje Lacerda Sales, o Presidente Marcelo defende que "não podemos nem facilitar nem alarmar".

Em relação à matriz de risco, considerando que tinha defendido uma mudança, Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu agora que a "questão estabilizou numa busca pelo Governo de um compromisso. Foi isso que aconteceu e vai sendo avaliado ao longo do tempo. O Governo procurou o equilíbrio entre uma visão mais sanitarista e mais radical dos especialistas e de abertura. Encontrou um meio termo". 

Leia Também: AO MINUTO: "Lisboa não pode ser tratada de forma diferente", diz Costa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório