Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Filas em Monte Abraão vão durar "no mínimo uma semana"

O coordenador da Task Force explicou, esta quarta-feira, que as mudanças no plano de vacinação não podem ser implementadas de um dia para o outro e, por isso, os constrangimentos no centro de vacinação contra a Covid-19 de Monte Abraão vão demorar, no mínimo, uma semana até serem resolvidos.

Filas em Monte Abraão vão durar "no mínimo uma semana"
Notícias ao Minuto

11:44 - 09/06/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Os constrangimentos que têm sido reportados no centro de vacinação contra a Covid-19 em Monte Abraão, Sintra, nomeadamente as longas filas de espera, ainda vão demorar "no mínimo uma semana até serem corrigidos", anunciou, esta quarta-feira, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. 

De acordo com o coordenador da Task Force para o plano de vacinação, estes atrasos podem ser explicados pelo facto de ter sido encerrado um centro e aberto outro "sem tempo suficiente para haver alterações de médio prazo. Há pessoas pessoas que receberam SMS para o centro antigo e já estão aqui", indicou, em declarações aos jornalistas, de visita ao centro de Monte Abraão. 

Este prazo para a situação ser resolvida é justificado pelo facto de a Task Force fazer um planeamento para três semanas. "Eu não consigo alterar o planeamento para agir dois dias depois. A correção começa lenta, mas depois é estrutural. A correção estrutural não pode ser feita de um dia para o outro". 

O responsável reiterou que o processo de vacinação é "dinâmico" e é natural que apareçam "problemas que têm de ser resolvidos". Há, por exemplo, "regiões que avançam [no plano de vacinação] mais naturalmente do que outras e estas têm de andar a uma velocidade menor, aumentando-se a velocidade em regiões mais atrasadas, de forma a termos um processo mais equilibrado". 

O importante, sublinhou, "é que as vacinas que chegam, tirando as reservas estratégicas, sejam inoculadas para não perdermos oportunidade e esse processo macro está a correr bem". Ora, no entendimento do vice-almirante, "num processo macro, há pequenas coisas micro que falham. Não há nenhum processo perfeito. Se as pessoas estão à espera da perfeição num processo em que tenho de convocar 100 mil pessoas todos os dias, vai ser muito difícil, senão impossível. Haverá 10 ou 20 pessoas aborrecidas com o processo".

Recorde-se que o responsável pela vacinação visitou hoje o centro de Monte Abraão para tentar resolver as longas filas de espera que têm sido reportadas. 

Leia Também: Atrasos na vacinação em Monte Abraão? É "indesejável, não pode acontecer"

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório