Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

MNE turco prevê deslocação à Arábia Saudita na próxima semana

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Çavusoglu, prevê deslocar-se na próxima semana à Arábia Saudita no momento em que Ancara procura reconciliar-se com Riade após anos de tensões, indicou hoje um alto responsável turco.

MNE turco prevê deslocação à Arábia Saudita na próxima semana
Notícias ao Minuto

20:00 - 06/05/21 por Lusa

Mundo Turquia

Caso seja confirmada, trata-se da primeira visita oficial turca à Arábia Saudita desde o assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado do seu país em Istambul, que provocou uma deterioração das relações entre os dois países.

O chefe da diplomacia turca "prevê efetuar na próxima semana uma visita à Arábia Saudita", declarou à agência noticiosa AFP um alto responsável turco sob anonimato, e sem mais precisões.

O anúncio da prevista deslocação surge dois dias após uma conversa telefónica entre o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o rei Salmane da Arábia Saudita.

As relações entre a Turquia e a Arábia Saudita, duas potências do mundo muçulmano, degradaram-se consideravelmente nos últimos anos, em particular após o assassónio de Khashoggi.

Ancara afirmou por diversas vezes que o poder saudita estava implicado "ao mais alto nível" nesta morte.

No contexto das tensões, a Arábia Saudita reduziu substancialmente as suas importações comerciais provenientes da Turquia e encerrou no seu território diversos estabelecimentos escolares geridos pelo Ministério da Educação turco, dois temas que deverão ter primazia na agenda das conversações.

A Turquia, cada vez mais isolada diplomaticamente, multiplicou nos últimos meses as declarações apaziguadoras em direção à Arábia Saudita e seus aliados, com destaque para o Egito, onde uma delegação de altos responsáveis diplomáticos turcos efetua uma visita desde quarta-feira.

Leia Também: Egito e Turquia ensaiam retoma de relações diplomáticas cortadas há anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório