Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Egito e Turquia ensaiam retoma de relações diplomáticas cortadas há anos

O Egito e a Turquia começam hoje, no Cairo, capital egípcia, uma ronda de "discussões políticas" para normalizar as relações diplomáticas, cortadas desde 2013, confirmou na terça-feira o Governo anfitrião.

Egito e Turquia ensaiam retoma de relações diplomáticas cortadas há anos
Notícias ao Minuto

06:40 - 05/05/21 por Lusa

Mundo Relações diplomáticas

"As discussões políticas entre o Egito e a Turquia, presididas pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Hamdi Sanad Loza, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Sedat Önal, serão celebradas no Cairo entre 05 e 06 de maio [quarta e quinta-feira]", indicou o ministério que tutela a diplomacia do país, em comunicado.

O propósito desta reunião é iniciar um processo que leve "à normalização das relações" entre os dois os países ao "nível bilateral e no contexto regional".

Em 12 de março, o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Çavusoglu, anunciou o início dos contactos diplomáticos com o Egito, mas até agora o Cairo tinha-se mantido em silêncio em relação às discussões.

As relações diplomáticas bilaterais estão interrompidas desde o golpe de Estado perpetrado pelo atual Presidente egípcio, Abdul Fatah Khalil al-Sisi, contra o Governo dos Irmãos Muçulmanos, com o qual a Turquia mantinha boas relações.

Em novembro de 2013, o Cairo e Ancara expulsaram os respetivos embaixadores e desde então as relações estão cortadas, com a diplomacia reduzida ao estritamente necessário, nomeadamente o comércio, com tensões frequentes.

Leia Também: África com mais 260 mortos e 4.860 infetados nas últimas 24 horas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório