Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Menos de 100 pessoas em UCI; Rt mantém-se e incidência desce

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Menos de 100 pessoas em UCI; Rt mantém-se e incidência desce

O Governo realizou, esta quinta-feira, um Conselho de Ministros dedicado à Cultura, tendo aprovado diversos decretos-lei, dos quais se destaca o do estatuto dos profissionais do setor, uma reivindicação antiga. A ministra Graça Fonseca disse tratar-se de "um dia histórico". 

Posteriormente, em entrevista à SIC, a governante afirmou: "Estou sempre intranquila enquanto ministra da Cultura porque vivemos um tempo que nunca ninguém viveu. Não é possível alguém estar tranquilo, nem ministros da Cultura, nem ninguém. Vivemos um momento particularmente difícil desde março de 2020".

Já a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, assegurou ontem que o Governo seguirá "aquilo que os especialistas recomendarem" na reunião do Infarmed em relação às medidas para combate à pandemia e em função das necessidades da próxima quinzena.  

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

15h30 - Boa tarde! Este registo termina por aqui, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus neste link. E já sabe: mantenha-se seguro!

15h22 - OMS pede a países e empresas que partilhem recursos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje para que países e empresas que detêm e controlam os recursos para combater a Covid-19 os partilhem, reiterando que são precisos 19 mil milhões de dólares este ano para distribuir vacinas pelo mundo.

15h14 - Benefícios da AstraZeneca aumentam à medida que crescem taxas de infeção. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) insistiu, na tarde desta sexta-feira, que os benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos que foram suscitados com casos raros de coágulos sanguíneos. A EMa referiu ainda que a toma da segunda dose não deve ser adiada.

15h05 - Madeira investe 3 milhões e avança com testagem massiva da população. O Governo da Madeira investiu três milhões de euros na aquisição de 200 mil testes rápidos de Covid-19 para proceder à testagem massiva da população do arquipélago a partir de segunda-feira, indicou hoje o executivo.

14h48 - Tem mais de 65 anos? Câmara de Lisboa paga táxi para ir à vacina. Se tem mais de 65 anos, já pode agendar o dia em que vai receber a vacina contra a Covid-19 através do Portal do Auto-Agendamento. E, se reside em Lisboa, não tem de se preocupar com a deslocação.

Na rede social Twitter, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) revela que, quando se deslocar para o centro de vacinação, pode optar por ir de táxi, agendando através do telefone 218 172 021. A autarquia "assegura os custos da deslocação". 

14h20 - Como está o seu concelho? Há 43 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo primeiro-ministro como máximo a aplicar a nível nacional. Olhando para o relatório da DGS, que traz números atualizados até 20 de abril, o concelho onde a situação é mais grave continua a ser Vila Franca do Campo, nos Açores, com 1.357 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. 

14h03 - Portugal com mais uma morte e 506 casos de Covid-19. Rt em 0,98. De acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhado esta sexta-feira, Portugal regista mais um morto e 506 casos de Covid-19. Em termos acumulados, o país soma 16.957 e 833.397 infetados. 

O Rt manteve-se em 0,98 a nível nacional e 0,99 a nível do Continente. Já a incidência desceu nos dois indicadores: 72,1 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes a nível nacional e 68,3 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível continental, atualmente.

Notícias ao Minuto [Matriz de Risco]© Direção-Geral da Saúde

13h59 - Hospital em Coimbra recebe equipamento de inativação do novo coronavírus. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) recebe na segunda-feira um equipamento de esterilização de ar, que vai ser instalado na unidade Covid A do Hospital Geral (Covões), foi hoje anunciado.

13h55 - Primeiros eventos-piloto da Cultura serão na próxima semana em Braga. Os dois primeiros eventos culturais de teste em contexto de pandemia estão marcados para a próxima semana, "na área exterior do Altice Forum Braga", com a participação de 400 pessoas, confirmou hoje o Ministério da Cultura. No dia 29 de abril acontecerá um evento cultural para 400 pessoas, num cenário de plateia sentada, e no dia 30 será feito um evento para 400 pessoas em plateia em pé.

13h45 - Putin decreta feriados em maio para travar contágios na Rússia. O Presidente russo, Vladimir Putin, aceitou hoje declarar alguns dias úteis de maio como feriados na Rússia, medida excecional que visa travar e estabilizar a incidência de contágios pelo novo coronavírus naquele país.

13h35 - Centenas de pessoas estão à espera para serem vacinadas no pavilhão multiusos de Odivelas, indica a SIC Notícias. Segundo a Câmara Municipal explicou à estação de Paço de Arcos, a fila formou-se porque as pessoas chegam mais cedo do que a hora marcada. Há quem já esteja a aguardar pela sua vez há cerca de uma hora.

13h30 - DGS e task force definem vacinação no Ensino Superior, diz Ministério. "Os critérios de vacinação são definidos pela DGS e pela 'task force'", reagiu hoje o ministério da tutela, quando questionado sobre a posição tomada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), que considera uma "inexplicável discriminação" a ausência dos funcionários do ensino superior dos grupos prioritários da vacinação e pede que a situação seja corrigida.

13h20 -  Portugueses satisfeitos com resposta da UE mas não do Governo. Dois terços dos portugueses (66%) estão satisfeitos com a resposta da UE à pandemia da Covid-19, o terceiro valor mais elevado entre os 27, mas só 49% aplaudem o Governo, revela um inquérito hoje divulgado pela Comissão Europeia.

13h00 - Registados primeiros casos de Covid-19 em campo na base do Evereste. Estes contágios reacenderam a controvérsia em torno da decisão das autoridades nepalesas de voltarem a emitir licenças para a ascensão à montanha mais alta do mundo.

12h50 - Bruxelas 'fecha' 3.º acordo com a Pfizer. A União Europeia fechou, esta sexta-feira, um terceiro (e novo) acordo com a Pfizer/BioNTech para a aquisição de mais 1,8 mil milhões de doses de vacinas deste fabricante contra a Covid-19, avança a Reuters.

12h41 - Portugal joga toda a fase de grupos do Euro com público. A UEFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta sexta-feira, que deu 'luz verde' para que os jogos do Campeonato da Europa disputados em Munique possam contar com público nas bancadas.

12h35 - Reitores pedem que vacinação seja prioritária no Ensino Superior. O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) considera uma "inexplicável discriminação" a ausência dos funcionários do Ensino Superior dos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e pede que a situação seja corrigida.

Em comunicado hoje divulgado, o CRUP informa continuar "a mobilizar esforços para sensibilizar os responsáveis técnicos e políticos da campanha nacional de vacinação para a necessidade de corrigir esta inexplicável discriminação dos docentes e não docentes do ensino superior em relação aos restantes profissionais de ensino do país".

12h24 - Mais de 3 milhões de mortos e 144,6 milhões de infetados no mundo. A pandemia do novo coronavírus provocou até hoje pelo menos 3.073.969 de mortes entre as mais de 144.660.360 pessoas infetadas, segundo o balanço diário feito com base em dados oficiais pela agência France-Presse.

11h58 - Lisboa concentrou quase metade do emprego em teletrabalho em 2020. No período de abril a dezembro de 2020, 15,6% da população empregada esteve em teletrabalho, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A Área Metropolitana de Lisboa (AML) registou a proporção mais elevada (27,9%), concentrando 48% da população empregada em teletrabalho do país. 

11h44 - Empregadores não podem exigir teste a todos os trabalhadores. A CGTP-IN lembrou hoje que o estado de emergência não legitima que os empregadores exijam teste à Covid-19 a todos os trabalhadores e que os dados relativos à saúde são sensíveis, sujeitos a um regime reforçado de proteção.

11h28 - Apesar de nova vaga, task force não se reuniu em fevereiro e março na Índia. As reuniões só foram retomadas recentemente com o país a enfrentar um agravamento da situação epidemiológica e a registar recordes diários de casos e mortos. Governo de Narendra Modi tem tomado as principais decisões sobre a pandemia sem consultar os cientistas.

11h11 - Governo espera receber "primeira tranche" do PRR "durante o verão". O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que o Governo mantém a expectativa de receber "primeira tranche" do financiamento do Plano de Recuperação "durante o verão".  

"Concretamente em relação ao plano português, esperamos que durante o verão a primeira tranche, de até 13% do total, seja disponibilizada a Portugal", reiterou o ministro, lembrando que os Estados-membros da UE estão "neste momento a concluir o processo de ratificação nacional da decisão sobre os recursos próprios", que permite que a Comissão Europeia possa ir aos mercados emitir dívida.

10h47 - Fronteiras continuam fechadas? Imprensa espanhola reage com "surpresa". A imprensa espanhola reagiu com "surpresa" às declarações do primeiro-ministro português que, na passada quarta-feira, afastou a reabertura em breve da fronteira com o país vizinho. O espanhol ABC escreve, esta sexta-feira, que "o encerramento dos 1.214 quilómetros de fronteira entre Portugal e Espanha não será alterado e os acessos permanecerão encerrados para além do dia 1 de maio". 

10h21 - Empresas com mais tempo para entregarem IVA e IRC. Os contribuintes vão ter mais tempo para entregarem a declaração do IVA relativas a junho e julho e pagarem o imposto, segundo um despacho agora publicado, que alarga também o prazo para a entrega da declaração periódica do IRC.

10h15 - Dívida pública sobe no 4.º semestre de 2020 na zona euro e UE. A dívida pública aumentou para 98,0% do PIB na zona euro e 90,7% na União Europeia (UE), no quarto trimestre de 2020, quer na comparação homóloga, quer em cadeia, segundo dados do Eurostat.

09h50 - "Maio já vai ser muito diferente e o verão será praticamente normal". O virologista Pedro Simas é o entrevistado de hoje do Vozes ao Minuto - Leia aqui.  

09h42 - Vacinas da Pfizer e AstraZeneca. Uma dose reduz a taxa de infeção em 65%. Apenas uma dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer reduz o risco de infeção pelo novo coronavírus em 65% e protege tanto as pessoas mais velhas e mais vulneráveis como os indivíduos mais jovens e saudáveis, concluiu um estudo pré-publicado e divulgado pela Universidade de Oxford - que criou a vacina com a AstraZeneca - e o Gabinete Nacional de Estatísticas inglês.

09h05 - Quarta fase do desconfinamento pode trazer fim das restrições ao fim de semana. O desconfinamento deverá prosseguir nos moldes em que estava previsto pelo Executivo de António Costa, o que quer dizer que, a partir de dia 3 de maio, Portugal poderá entrar na quarta fase da reabertura. Uma das alterações deverá ser o final das restrições ao fim de semana, recorda o Expresso, sendo levantados os horários de fecho obrigatórios.

No plano de desconfinamento apresentado pelo Governo em 11 de março, já estava previsto que a partir do próximo dia 3 "restaurantes, cafés e pastelarias", com "um máximo de seis pessoas ou dez em esplanadas", funcionassem "sem limite de horários".

Tudo sobre como desconfinar. Datas e medidas do plano a "conta-gotas"

08h43 - Associação alerta para "confinamento permanente" dos deficientes motores. A Associação Salvador lança hoje uma campanha de sensibilização a nível nacional com o objetivo de consciencializar para a urgência de tornar os espaços acessíveis a todos dado o "confinamento permanente" de pessoas com deficiência motora.

08h18 - Portal do Auto-Agendamento para Vacinação entra hoje em vigor. O Portal do Auto-Agendamento para Vacinação contra a Covid-19 entra, esta sexta-feira, em funcionamento. Os maiores de 65 anos já podem ir ao portal e escolher o ponto de vacinação em que querem ser vacinados. Ao aceder ao site, e depois de inserir os dados pessoais, é-lhe apresentada a primeira data de vacinação disponível. Os utentes podem aceitá-la ou escolher outra que seja mais conveniente.

08h04 - Primeiros eventos teste com centenas de espectadores na próxima semana. Em entrevista à SIC, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, revelou que primeiros eventos teste com centenas de espetadores vão realizar-se na próxima semana, em Braga. Terão 400 pessoas casa e irão ocorrer a 29 e 30 de abril.

"Neste momento estão agendados os dois primeiros eventos teste, serão em Braga ainda no final deste mês de abril. O nosso compromisso é abrir os equipamentos culturais como eles encerraram e, a partir daqui, trabalhar para identificar as condições de progresso. Sempre, naturalmente, de acordo com a evolução da pandemia", referiu a governante.

07h20 - Japão coloca Tóquio e três outras cidades em estado de emergência. O governo japonês vai recolocar Tóquio e três outras cidades em estado de emergência até 11 de maio, devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e hospitalizações, a três meses de o país receber os Jogos Olímpicos.

07h14 - Vacinas reduzem fortemente hospitalizações e mortes de idosos nos EUA. As hospitalizações dos idosos nos EUA caíram fortemente (mais de 70%) desde o início do ano, tal como o número de mortos, o que é visto como sinal da eficácia da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

07h10 - Incêndio em hospital indiano mata 13 doentes com Covid-19. Treze doentes com Covid-19 morreram hoje num incêndio num hospital nos subúrbios da cidade indiana de Bombaim, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) uma fonte dos bombeiros.

07h07 - Regulador dos EUA suspende produção da vacina J&J em fábrica de Baltimore. A Food and Drug Administration (entidade reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) suspendeu a produção da vacina da  Johnson & Johnson num fábrica de Baltimore, no estado de Maryland, devido à falta de condições no local.

07h04 - Atualização da incidência da Covid-19: 

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as atualizações da tarde de ontem, clique aqui

Leia Também: AO MINUTO: Estirpe indiana na Bélgica. Reino Unido defende AstraZeneca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório