Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Vacinas da Pfizer e AstraZeneca. Uma dose reduz a taxa de infeção em 65%

Os mais velhos são tão protegidos quanto os mais jovens.

Vacinas da Pfizer e AstraZeneca. Uma dose reduz a taxa de infeção em 65%
Notícias ao Minuto

09:42 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Apenas uma dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer reduz o risco de infeção pelo novo coronavírus em 65% e protege tanto as pessoas mais velhas e mais vulneráveis como os indivíduos mais jovens e saudáveis, concluiu um estudo pré-publicado e divulgado pela Universidade de Oxford - que criou a vacina com a AstraZeneca - e o Gabinete Nacional de Estatísticas inglês.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram os testes de mais de 350 mil pessoas no Reino Unido entre dezembro e abril e concluíram que 21 dias após a toma da primeira dose, as novas infeções baixaram 65%. Estes resultados, citados pelo britânico The Guardian, mostram ainda que as vacinas foram mais eficazes contra infeções sintomáticas do que assintomáticas, reduzindo as taxas em 72% e 57%, respetivamente, em comparação com as observadas na população não vacinada.

Como explica o Guardian, ao reduzir as taxas de infeção, as vacinas além de evitarem hospitalizações e mortes, também ajudarão a quebrar as cadeias de transmissão e, assim, reduzir o risco de um prejudicial ressurgimento da doença com a reabertura do Reino Unido.

De acordo com o estudo, uma segunda dose da vacina da Pfizer aumentou ainda mais a proteção, fazendo com que as infeções sintomáticas caíssem em 90% e as infeções assintomáticas em 70%. Como a vacina Oxford foi aprovada mais tarde, é muito cedo para avaliar o impacto dessas segundas doses.

Leia Também: Covid-19: Herpes pode ser o novo sintoma raro associado à toma da vacina

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório