Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Registados primeiros casos de Covid-19 em campo na base do Evereste

Estes contágios reacenderam a controvérsia em torno da decisão das autoridades nepalesas de voltarem a emitir licenças para a ascensão à montanha mais alta do mundo.

Registados primeiros casos de Covid-19 em campo na base do Evereste
Notícias ao Minuto

13:17 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Os primeiros casos de Covid-19 foram detetados num campo na base do Evereste, no Nepal, de acordo com o The Guardian. O alpinista norueguês Erlend Ness, que inicialmente se julgou que estivesse a sofrer de um edema pulmonar – um problema de saúde associado à doença de altitude – e que foi retirado de helicóptero para a capital Katmandu, testou positivo para a Covid-19.

“O meu diagnóstico é a Covid-19. Estou bem agora… O hospital está a cuidar de mim. Espero que nenhum dos outros fique infetado no alto das montanhas. É impossível retirar as pessoas de helicóptero quando estão acima dos oito mil metros”, disse à NRK.

Mas a estação televisiva norueguesa adiantou que um dos sherpas que estava com Ness também testou positivo para a Covid-19.

Estes primeiros contágios estão a reacender a polémica em torno da decisão das autoridades do Nepal de emitirem licenças para a subida ao Monte Evereste. Algumas empresas ocidentais cancelaram os seus itinerários para este ano devido aos receios com a pandemia, mas outras, entre as quais diversas empresas de Katmandu, avançaram com os seus planos para a temporada de subidas.

Embora o Nepal insista que os turistas que vêm para tentar fazer a ascensão ao Evereste têm de respeitar um período de quarente antes de rumarem para o campo na base da montanha, há críticas às regras que são consideradas vagas.

Pelo facto de que os sintomas de Covid-19 podem facilmente ser confundidos com os da doença de altitude, como aconteceu com Ness, mas também pelo impacto de contrair o vírus no topo da montanha e as subsequentes dificuldades em retirar alguém de uma altitude tão elevada.

“É claro que estamos preocupados… pode ser uma situação tipo sismo”, salientou Sangeeta Poudel, um voluntário da Himalayan Rescue Association.

Leia Também: Nepal divulga regras para evitar engarrafamentos no topo do Evereste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório