Miguel Oliveira 'voa' para a melhor classificação do ano no GP da Hungria

Piloto português partiu do 19.º lugar e acabou no 12.º, na sequência de uma corrida marcada por um arranque 'acidentado', que culminou nas quedas de Enea Bastianini, Joan Mir e Fermín Aldeguer. Já a vitória, sorriu (uma vez mais) a Marc Márquez.

BALATONFOKAJAR, HUNGARY - AUGUST 24: Miguel Oliveira of Portugal riding the Prima Pramac Yamaha (88) during Warm Up at Balaton Park on August 24, 2025 near Balatonfokajar, Hungary. (Photo by Gold & Goose Photography/Getty Images)

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
24/08/2025 13:45 ‧ há 4 horas por Carlos Pereira Fernandes

Auto

MotoGP

Miguel Oliveira alcançou, ao início da tarde deste domingo, aquela que foi a melhor classificação na temporada de 2025 do Campeonato do Mundo de MotoGP, até ao momento, ao terminar o Grande Prémio da Hungria na 12.ª posição.

 

O piloto português arrancou do 19.º lugar da grelha de partida, após um início de fim de semana aquém das expetativas, mas recusou 'atirar a toalha ao chão', acelerando desde cedo e beneficiando das quedas de Enea Bastianini, Joan Mir e Fermín Aldeguer para 'escalar' postos na classificação.

O Falcão não 'abanou', apesar da pressão de Johann Zarco (que também acabou por cair e abandonar) e companhia, e superou as prestações assinadas nos Grande Prémios de Tailândia (14.º), Aragão (15.º) e Itália (13.º), os únicos nos quais tinha conseguido pontuar, até ao momento.

Pelo meio, ficaram um 16.º lugar, na Grã-Bretanha, e dois 17.º, na República Checa e na Áustria. Em França, Países Baixos e Alemanha, não conseguiu terminar, tendo falhado, ainda, as provas de Argentina, Estados Unidos da América, Qatar e Espanha, devido a lesão.

Continua o 'passeio' de Marc Márquez

Quem também teve motivos para sorrir foi Marc Márquez, que conquistou aquele que foi o 11.º dos 14 Grande Prémios de MotoGP disputados em 2025, dando, desta maneira, mais um passo no sentido da conquista do título de campeão do mundo.

O piloto espanhol (que já tinha arrecadado a vitória, no sábado, na corrida sprint) partiu da 'pole position' e não mais largou a dianteira do 'pelotão', cruzando a linha da meta imediatamente à frente de Pedro Acosta e Marco Bezzecchi, que protagonizaram uma luta 'feroz' pelo segundo posto.

Seguiram-se Jorge Martín, em quarto, Luca Marini, em quinto, Franco Morbidelli, em sexto, Brad Binder, em sétimo, Pol Espargaró, em oitavo, Francesco Bagnaia, em nono, Fabio Quartararo, em décimo, Ali Ogura, em 11.º, Miguel Oliveira, em 12.º, Álex Rins, em 13.º, Álex Márquez, em 14.º, Fabio di Giannantonio, em 15.º, e, finalmente, Fermín Aldeguer, em 16.º.

Feitas as contas, com este conjunto de resultados, Marc Márquez 'dispara' na liderança do Campeonato do Mundo, passando a somar 455 pontos, mais 175 do que o segundo classificado, Álex Márquez, mais 227 do que o terceiro, Francesco Bagnaia, e mais 258 do que o quarto, Marco Bezzecchi.

Miguel Oliveira, por seu lado, consegue 'saltar' do 25.º para o 21.º lugar da classificação geral, visto que passa a registar dez pontos, tantos quanto Takaaki Nakagami, deixando para trás Augusto Fernández, Lorenzo Savadori e Jorge Martín.

Há, agora, lugar a um fim de semana de pausa, no Campeonato do Mundo, que se seguirá do tão aguardado Grande Prémio da Catalunha. O circuito de Barcelona irá acolher a fase de qualificação e o sprint no dia 6 de setembro, sábado, às 09h50 e 14h00 (horas de Portugal Continental), respetivamente. Quanto à corrida, realiza-se às 13h00 do dia seguinte de 7 de setembro.

Leia Também: Miguel Oliveira falha os pontos no sprint do GP da Hungria

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas