Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Fronteiras continuam fechadas? Imprensa espanhola reage com "surpresa"

De acordo com o espanhol ABC, "tudo indicava que as fronteiras iam reabrir", mas António Costa 'deitou por terra' as expectativas.

Fronteiras continuam fechadas? Imprensa espanhola reage com "surpresa"
Notícias ao Minuto

10:20 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A imprensa espanhola reagiu com "surpresa" às declarações do primeiro-ministro português que, na passada quarta-feira, afastou a reabertura em breve da fronteira com o país vizinho.

O espanhol ABC escreve, esta sexta-feira, que "o encerramento dos 1.214 quilómetros de fronteira entre Portugal e Espanha não será alterado e os acessos permanecerão encerrados para além do dia 1 de maio". 

Na imprensa espanhola, as palavras de António Costa foram recebidas com "surpresa" porque "tudo indicava que as fronteiras iam reabrir, mas não será assim. Oficialmente, o motivo baseia-se no facto de os números da pandemia não pararem de aumentar, mas a verdade é que poucos compreendem porque é que se pode viajar para Lisboa de avião a partir de Berlim, Londres ou Paris" e não se pode fazê-lo a partir da fronteira terrestre espanhola. 

O líder do Governo português falou aos jornalistas antes de se reunir com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, em Andorra, num encontro à margem da XXVII Cimeira Ibero Americana, e indicou que a decisão de reabertura será tomada apenas quando os dois países concluírem estarem reunidas as condições de segurança.

"O Governo procede a uma revisão quinzenal da situação. Portanto, para já, as fronteiras vão manter-se fechadas no espírito de boa colaboração que temos mantido com Espanha", vincou. 

Segundo António Costa, o levantamento das restrições à circulação apenas acontecerá "quando os dois países concluírem que é o momento certo para o fazer".

"Como se sabe, Portugal está num processo de desconfinamento, mas é um processo de desconfinamento a conta-gotas, em que cada dia temos de medir a evolução da pandemia de Covid-19", alegou.

Leia Também: Costa afasta reabertura para breve das fronteiras terrestres com Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório