Meteorologia

  • 07 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Fronteiras continuam fechadas? Imprensa espanhola reage com "surpresa"

De acordo com o espanhol ABC, "tudo indicava que as fronteiras iam reabrir", mas António Costa 'deitou por terra' as expectativas.

Fronteiras continuam fechadas? Imprensa espanhola reage com "surpresa"

A imprensa espanhola reagiu com "surpresa" às declarações do primeiro-ministro português que, na passada quarta-feira, afastou a reabertura em breve da fronteira com o país vizinho.

O espanhol ABC escreve, esta sexta-feira, que "o encerramento dos 1.214 quilómetros de fronteira entre Portugal e Espanha não será alterado e os acessos permanecerão encerrados para além do dia 1 de maio". 

Na imprensa espanhola, as palavras de António Costa foram recebidas com "surpresa" porque "tudo indicava que as fronteiras iam reabrir, mas não será assim. Oficialmente, o motivo baseia-se no facto de os números da pandemia não pararem de aumentar, mas a verdade é que poucos compreendem porque é que se pode viajar para Lisboa de avião a partir de Berlim, Londres ou Paris" e não se pode fazê-lo a partir da fronteira terrestre espanhola. 

O líder do Governo português falou aos jornalistas antes de se reunir com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, em Andorra, num encontro à margem da XXVII Cimeira Ibero Americana, e indicou que a decisão de reabertura será tomada apenas quando os dois países concluírem estarem reunidas as condições de segurança.

"O Governo procede a uma revisão quinzenal da situação. Portanto, para já, as fronteiras vão manter-se fechadas no espírito de boa colaboração que temos mantido com Espanha", vincou. 

Segundo António Costa, o levantamento das restrições à circulação apenas acontecerá "quando os dois países concluírem que é o momento certo para o fazer".

"Como se sabe, Portugal está num processo de desconfinamento, mas é um processo de desconfinamento a conta-gotas, em que cada dia temos de medir a evolução da pandemia de Covid-19", alegou.

Leia Também: Costa afasta reabertura para breve das fronteiras terrestres com Espanha

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório