Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Madeira quer 70% vacinados até setembro; Teleconsultas aliviam

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo. Sem teletrabalho crise era maior

AO MINUTO: Madeira quer 70% vacinados até setembro; Teleconsultas aliviam
Notícias ao Minuto

08:34 - 09/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Numa altura em que o Governo prepara o plano de desconfinamento, que será apresentado na próxima quinta-feira, o número diário de novos casos continua a abrandar. Esta segunda-feira, Portugal registou 365 novos casos de Covid-19 e 25 mortes. O número de novos infetados foi o mais baixo desde o dia 7 de setembro.

Apesar disso, o Governo continua a pedir cautela. Esta segunda-feira, e após reunião do Infarmed, concluiu-se que a vacinação já está a fazer efeito e Portugal tem o Rt "mais baixo da Europa".

Apesar disso, Marta Temido alertou para a necessidade de ter atenção, devido, essencialmente, a "três ameaças": a atual subida do risco transmissão de Covid-19; as novas variantes; e, a situação europeia em contraciclo com o contexto português.

Por outro lado, os partidos acreditam que os dados dão sinais de que é possível abrir um pouco a sociedade e pedem uma "programação rigorosa" do desconfinamento.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h58 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h45 - A PSP de Castelo Branco registou 17 autos de notícia, interpelou 372 cidadãos na via pública e fiscalizou 328 viaturas, entre 02 e 08 de março, no âmbito do estado de emergência, foi hoje anunciado.

15h40 - O governo da Macedónia do Norte anunciou hoje o restabelecimento do recolher obrigatório em todo o país até pelo menos o final de março para enfrentar o grave aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas.

15h26 - Uma médica infecciologista angolana descartou hoje uma possível circulação comunitária das novas variantes do SARS-CoV-2 sul-africana e inglesa no país, alertando, contudo, que a nova estirpe tem "grande poder de transmissão", sobretudo entre os jovens.

15h25 - Espanha prolongou até 30 de março as restrições em vigor à entrada no país de passageiros provenientes do Reino Unido, por via aérea e marítima, e também dos voos do Brasil e da África do Sul.

14h54 - Portugal tem, esta terça-feira, mais 847 casos de Covid-19 e 30 mortes relacionadas com a doença. No total, o país regista 811.306 infetados e 16.595 óbitos.

14h48 - Utentes estão a ter teleconsultas na Junta de Freguesia da Cumieira, Santa Marta de Penaguião, no âmbito do SNS24 Balcão que evita deslocações e aglomerados nos centros de saúde e está disponível em 31 autarquias do Norte.

14h45 - O Governo Regional espera ter 70% da população do arquipélago da Madeira vacinada contra a covid-19 até setembro, o que permitirá "outra abertura" face à pandemia, afirmou hoje o presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque.

14h35 - "Fique em casa, salve vidas" e ajude os profissionais de saúde a cumprirem a sua missão. É um pedido da Direção Geral da Saúde.

14h18 - O Kremlin considerou hoje "absurdas" as acusações de Washington de que a Rússia está a desenvolver uma campanha 'online' de "desinformação" para denegrir as duas vacinas contra a covid-19 autorizadas nos Estados Unidos.

14h10 - Várias organizações católicas alertaram hoje para "o escândalo internacional" que é a escassez de vacinas contra a covid-19 para os países do sul e apelaram a uma "recuperação justa para todos", incluindo os que são menos ouvidos.

13h20 - A fundação do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) argumentou hoje que as duas contraordenações do Instituto de Segurança Social se reportam a 2019 e "nada" têm "a ver com o surto" de Covid-19 do ano passado.

13h11 - A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.600.802 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais às 11:00.

13h06 - As 1.343 análises à covid-19 realizadas nos Açores nas últimas 24 horas permitiram diagnosticar dois novos casos positivos e 15 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h45 - A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo diz haver "casos pontais" de escolas privadas que terão direito a realizar testes à covid-19 e pede ao Governo "uma posição clara para todo o país".

12h23 - O chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella, recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a covid-19 no hospital de doenças infecciosas Spallanzani em Roma, informou a Presidência.

12h10 - O segundo trimestre deste ano não deverá ser muito positivo para as contratações. Estas são, pelo menos, as perspetivas dos empregadores portugueses, de acordo com dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey. Num universo de 514 empresas portuguesas inquiridas, apenas 5% dos empregadores antecipam um aumento nas intenções de contratação no segundo trimestre

11h55 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reiterou hoje a necessidade de ser revogada a proibição de venda de bebidas em 'take away', considerando a medida "injustificada".

11h30 - No dia em Marcelo Rebelo de Sousa toma passe para um segundo mandato como presidente da República, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, considerou hoje que as eleições presidenciais de janeiro contrariaram "alarmismos" e defendeu que é em contextos de crise, como o atual, que se impõe maior exigência em defesa da democracia.

11h28 - Fabio Porchat, de 37 anos, revelou estar ausente do programa que apresenta no canal GNT, 'Papo de Segunda', por ter estado positivo à Covid-19. O ator e humorista encontra-se assintomático e até já repetiu o teste, que apenas dois dias depois do resultado positivo se verificou negativo.

11h04 - Praticamente todas as perguntas estão em aberto sobre a origem do novo coronavírus e da razão pela qual provocou uma pandemia que dura há um ano, desde o animal em que começou, como passou para os humanos ou mesmo quando começou a circular.

10h49 - A Espanha recebeu, entre esta segunda e terça-feira, um total de 1.085.290 doses de vacina contra a covid-19, informou o Ministério da Saúde.

10h37 - O comissário europeu para o Emprego resumiu o último ano, marcado pela pandemia, como aquele em que se passou de trabalhar em casa para viver no trabalho, realçando que essa possibilidade foi, porém, "uma bênção" para a economia. Nicolas Schmit afirmou que sem a possibilidade do teletrabalho, "a crise económica teria sido muito pior".

10h25 -A GNR deteve, no dia 6 de março, um homem de 57 anos por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito, no âmbito da pandemia de Covid-19, na localidade de Arouca. Osuspeito foi apanhado a trabalhar, na localidade de Burgo, quando devia estar em casa a cumprir o confinamento obrigatório.

10h15 - A Rússia exigiu hoje um pedido de desculpas à Agência Europeia do Medicamento depois de responsáveis europeus compararem a vacina Sputnik-V contra a covid-19 a "uma roleta russa".

10h00 - Mais de um ano depois de os primeiros casos de covid-19 terem sido diagnosticados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não apurou a origem do novo coronavírus e enfrenta pressão política dos Estados Unidos. Críticos daquela agência da ONU dizem que esta não reagiu com rapidez ou assertividade.

09h55 - A Rússia revelou esta terça-feira que foram identificados 9.445 novos casos de Covid-19 em 24 horas. Foi a primeira vez desde o dia 3 de outubro do ano passado que a Rússia reportou menos de 10 mil casos diários. Morreram mais 336 pessoas.

09h48 - A Câmara da Marinha Grande autorizou a prática de surf e atividades similares, desde que individualmente e cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), medida justificada com a evolução da pandemia de covid-19 no concelho.

09h30 - A pandemia da covid-19 mobilizou ao longo do último ano parte significativa da comunidade científica portuguesa na corrida a vacinas e terapias, incluindo projetos que visam novos medicamentos, vacinas mais baratas ou em novas formas.

09h10 - A China lançou um certificado de vacinação digital que se aplicará aos cidadãos do país que viajem para além fronteiras. O certificado incluirá pormenores informativos sobre os resultados da vacinação ou do teste do coronavírus, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

08h59 - A Estónia anunciou, esta segunda-feira, que o país vai entrar em confinamento por um período de um mês. A medida entra em vigor a 11 de março. Segundo a governante, este novo confinamento visa parar a rápida propagação da variante britânica da Covid-19.

08h44 - A ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Reyes Maroto, afirmou hoje que as perspetivas para o turismo no verão são "otimistas", mas para a Páscoa diz que é preciso atuar com "precaução" para conter o coronavírus e evitar "voltar atrás".

08h40 - A Ordem dos Médicos vai pedir com urgência os documentos relativos ao inquérito ordenado pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz para os analisar e se poder pronunciar.

8h10 - O uso de máscara é essencial para garantir a proteção contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Eis quatro regras fundamentais ao usar máscara

8h07 - Mais de 700 mil mortos por covid-19 foram oficialmente registados na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, de acordo com uma contagem efetuada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

8h02 - O Hospital de Santa Maria já teve internados nos cuidados intensivos pediátricos uma dezena de crianças e jovens com Síndrome Inflamatória Multissistémica, a maioria dos quais tinha passado de forma assintomática pela infeção pelo novo coronavírus.

7h58 - Prestes a conhecer-se o plano de desconfinamento do Governo, o número diário de novos casos continua a abrandar. Reflexo disso é que já não há concelhos em risco extremo, situação em que chegaram a estar 70% dos municípios portugueses. Os dados mais recentes, divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) esta segunda-feira, revelam que não há concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

7h56 - A Alemanha regista hoje mais 255 mortos por Covid-19. Com este valor, o país ultrapassa o total das 72 mil mortes desde o início da pandemia, mais precisamente 72.189. Quanto ao número de infetados, registaram-se nas últimas 24 horas, 4.252 novos casos da doença, para um total de 2.509.445.

7h53 - De acordo com a imprensa brasileira, há um surto de Covid-19 no 'All Together Now Brasil' - que no país de Vera Cruz adotou o nome de 'Canta Comigo'. A informação dá conta de que há duas semanas quatro jurados testaram positivo. Número que voltou a aumentar na passada semana, na qual mais 13 famosos a participar no programa, fazendo parte do leque de 100 jurados, testaram positivo ao novo coronavírus.

7h52 - Uma fonte disse hoje à agência internacional de notícias Reuters que os dados apurados mostram que a vacina de Oxford/AstraZeneca é eficaz contra a variante P1, que teve origem na cidade brasileira de Manaus.A fonte, que solicitou anonimato, tendo em conta que resultados ainda não foram tornados públicos, não divulgou a eficácia exata da vacina contra a variante.

7h50 - O futuro do trabalho e as mudanças no mercado laboral vão estar hoje em debate numa conferência de alto nível organizada pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE). Intitulada "Trabalho remoto: desafios, riscos e oportunidades", a conferência é promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para abordar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, com o surgimento de novas formas de trabalho, que "se colocam com particular premência" no atual contexto de pandemia.

7h47 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados oito casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

7h46 - A diretora da cardiologia pediátrica do Hospital Santa Maria defendeu que as crianças que tenham tido algum sintoma de Covid-19, mesmo que ligeiro a moderado, devem ser vistas pelo médico assistente antes de retomarem a atividade física.

"Para retomar a atividade, sobretudo obviamente (...) no exercício mais intenso - por exemplo, o desporto federado -, devem ser acompanhados e devem contactar o médico assistente. Devem mesmo ser avaliados por alguém da cardiologia e, pelo menos, o eletrocardiograma está recomendado", afirma Mónica Rebelo.

7h45 - O México registou 319 mortes provocadas por Covid-19 e 1.877 infeções nas últimas 24 horas, informaram na segunda-feira as autoridades mexicanas.

7h43 - A violência de género nos Estados Unidos aumentou 8,1% desde meados de março de 2020, quando começou o primeiro confinamento para combater a pandemia de covid-19, revelou um relatório divulgado no Dia Internacional da Mulher.

7h41 - O Governo neerlandês interino anunciou a extensão das restrições para conter a propagação da pandemia até 30 de março, apesar de haver exceção entre 15 e 17 deste mês por causa das legislativas.

7h40 - Israel comemorou na segunda-feira a vacinação contra a Covid-19 de cinco milhões de cidadãos, no mesmo dia em que começou a vacinar os palestinianos que trabalham no país, uma disparidade temporal que foi criticada pela comunidade internacional.

7h35 - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica de referência no Brasil, anunciou na segunda-feira o início da sua produção em larga escala da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

7h32 - Os Estados Unidos registaram 749 mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, além de 52.164 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

7h30 - Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento à Covid-19, mas pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório