Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2021
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

Covid-19: Quatro regras fundamentais ao usar máscara

O uso de máscara é essencial para garantir a proteção contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Covid-19: Quatro regras fundamentais ao usar máscara

De acordo com um artigo publicado no site do hospital da CUF, a transmissão da Covid-19 ocorre principalmente através de gotículas respiratórias, que alguém que esteja infetado com o novo coronavírus pode expelir pelo nariz ou pela boca quando tosse, espirra, fala ou apenas ao respirar. 

Como tal, a utilização da máscara é extremamente importante, além do distanciamento social, higienização das mãos e boas práticas de higiene respiratória - medidas capazes de reduzir o risco de transmissão da Covid-19. 

Todavia, para que a máscara seja realmente eficaz, é essencial que o seu uso seja feito corretamente

Eis, segundo a CUF, quatro regras de ouro que deve sempre cumprir ao usar máscara - para se proteger a si e aos outros:

1. A máscara deve cobrir a boca e o nariz

Numa pessoa infetada o vírus aloja-se nas vias aéreas e, quando esta expira, liberta para o ar pequenas partículas virais através do nariz. E para que isto ocorra não é necessário que essa pessoa espirre ou tussa; basta que respire normalmente.

Quando a máscara é utilizada corretamente, tapando o nariz e a boca, a probabilidade destas partículas se espalharem para o ar é menor, reduzindo o risco de contágio.

Ainda que se sinta saudável, é importante usar sempre a máscara a cobrir tanto a boca como o nariz, pois é possível estar-se infetado com o SARS-CoV-2 e ser-se assintomático (sem manifestação de sintomas), contagiando ainda assim outros indivíduos.

2. Manter a máscara bem ajustada à cara

Para uma proteção eficaz é importante que a máscara funcione como uma barreira entre a nossa boca e nariz e o exterior. Para tal, a máscara deve estar bem justa ao rosto, embora sempre confortável. Molde bem a sua máscara à cana do nariz, ajustando a banda flexível, e segure-a colocando os elásticos nas orelhas (sem cruzá-los) ou atando as fitas atrás da cabeça. Ajuste também a parte inferior da máscara, que deve tapar a boca e o queixo. De lado, é importante que a máscara esteja bem justa e sem aberturas.

3. Não tocar na máscara enquanto a estiver a usar

Quanto menos tocar na sua máscara, melhor. Evite tocar com as mãos tanto na parte de dentro como na face exterior da máscara. Este gesto ajuda a evitar que contamine a máscara e/ou que contamine as suas mãos com o vírus. Se tocar na máscara, desinfete ou lave as mãos logo de imediato.

Evite também tirar e colocar novamente a máscara de forma sucessiva. Por exemplo, se vai entrar em vários estabelecimentos seguidos, mantenha sempre a máscara posta em vez de colocá-la e tirá-la de cada vez que entra e sai de cada um desses locais.

4. Trocar de máscara com frequência

Sempre que verificar que a sua máscara está húmida, deve trocá-la por uma nova. Além disso, não deve usá-la durante mais de quatro horas consecutivas. Após este período ou se o filtro estiver húmido, ficará alterada a capacidade de retenção de partículas, reduzindo a eficácia da máscara.

Na hora de retirar a máscara, segure-a sempre pelos elásticos/fitas, evitando tocar nas faces interior e exterior da máscara, potencialmente contaminadas pelo novo coronavírus.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório