Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Não é só mais uma calculadora. Diz quantas vidas salva se usar máscara

Na prática, a calculadora especifica em números reais as consequências da utilização da máscara de proteção - e também da não utilização. 

Não é só mais uma calculadora. Diz quantas vidas salva se usar máscara
Notícias ao Minuto

11:28 - 05/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Máscara

Calculadoras há muitas, mas hoje falamos de uma, em particular, que mede a eficácia das máscaras, no que diz respeito aos contágios evitados e vidas 'poupadas'. A ferramenta pode ser encontrada no site Omni Calculator.

Esta calculadora foi criada por dois jovens: Dominik Czernia, do Instituto de Física Nuclear de Cracóvia, e Joanna Michalowska, da Universidade de Ciências Médicas de Poznan.

Na descrição da calculadora, os criadores dizem que as máscaras são uma "ferramenta essencial" na luta contra a Covid-19, citando dados científicos.

Na prática, a calculadora especifica em números reais as consequências da utilização da máscara de proteção - e também da não utilização da mesma.

Para fazer o cálculo, o utilizador deve responder se usa (ou não) máscara de forma correta, qual é o material utilizado na constituição da mesma e qual o número de reprodução inicial R0 (o famoso, por cá, Rt).

No final, é divulgado o número de pessoas que conseguimos proteger com as nossas atitudes de proteção individuais e, por consequência, quantas vidas estamos a salvar.

Em Portugal, recorde-se, o índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está nos 0,68, mantendo a tendência decrescente de novos casos de covid-19 em todo o país, anunciou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), na semana passada.

Os dados mais recentes, divulgados na quinta-feira pela DGS, revelaram que Portugal registou mais 28 vítimas mortais - o número mais baixo desde 28 de outubro - e 830 novos contágios de Covid-19.

No total, desde o início da pandemia, contabilizamos já mais de 807 mil infetados (807.456) e mais de 16 mil mortes (16.458).

Leia Também: Um terço dos trabalhadores em plataformas digitais estava no desemprego

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório