A Bimi, empresa que produz uma variedade de brócolos com o mesmo nome, estima aumentar em 20% a sua produção em Portugal, que atualmente ocupa cerca de 350 hectares, adiantou à Lusa.
"Na próxima campanha agrícola, estimamos aumentar em 20% a produção de Bimi em Portugal", avançou a empresa, em resposta à Lusa.
A área de produção da Bimi é de cerca de 350 hectares, sendo que 50 dos quais são destinados a abastecer o mercado nacional.
O restante valor diz respeito à produção destinada à exportação, nomeadamente para o Reino Unido, Países Baixos, França e Alemanha.
O valor destinado a Portugal vai ascender, na próxima campanha, a, pelo menos, 65 hectares.
A Bimi é uma variedade de brócolos com talo comprido, mais doce do que as restantes e com um travo de frutos secos.
Em Portugal, esta variedade é cultivada nas regiões do oeste e do sudoeste alentejano.
Em 2024, a quantidade de Bimi vendida em Portugal subiu 25%, o maior crescimento dos últimos três anos, para quase 472.000 quilogramas.
"Portugal é um caso de sucesso no consumo de Bimi, com crescimentos nas vendas muito significativos em todas as cadeias de supermercados. Acreditamos que ainda há espaço para crescer também a nível da produção. Atualmente, cerca de 90% do Bimi consumido em Portugal é produzido localmente", afirmou, citado em comunicado, o 'Food Chain Manager' da Bimi para Espanha, Portugal e Itália, Alberto Alapont.
Na Europa, o consumo cresceu 26% no ano passado, impulsionado por países como Alemanha e Países Baixos.
Leia Também: Vinho do Porto? São necessárias "soluções para os agricultores"