Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Mínimo de casos desde setembro; "Sinto-me com ferramentas"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mínimo de casos desde setembro; "Sinto-me com ferramentas"
Notícias ao Minuto

07:55 - 08/03/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) este domingo deu conta de 365 novos casos de Covid-19 e mais 25 mortes em 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 810.459 contágios e 16.565 óbitos. O número de recuperados é de 732 mil. Os internamentos voltaram a descer.

Esta segunda-feira, há reunião com os especialistas no Infarmed, na qual será abordado o plano de desconfinamento.

Mais de um ano depois do primeiro caso de Covid-19, África quer evitar tornar-se o "continente da Covid". A pandemia está mais mortal e o ritmo da chegada das vacinas faz aumentar receios de que o vírus se torne endémico em África.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

16h03 - Termina aqui este registo de acompanhamento sobre a Covid-19. Pode continuar a acompanhar os mais recentes desenvolvimentos aqui.

15h42 - O PSD afirmou hoje que, com base nos indicadores apresentados pelos especialistas, poderá haver condições para "abrir um pouco a sociedade" em grande parte do território, lamentando que o plano de desconfinamento não seja apresentado com mais antecedência.

"Depois de um período de descontrolo da pandemia, e de dois meses de medidas de confinamento com enorme custo para as pessoas e empresas do ponto de vista social e económico, hoje começamos a ver a possibilidade de se abrir um pouco a sociedade, de começar a discutir de forma mais séria as medidas de desconfinamento", assinalou Ricardo Baptista Leite.

15h26 - Questionado sobre a visita ao Iraque num período de agravamento da situação epidemiológica devido à Covid-19, o Papa Francisco defendeu a sua decisão de manter a viagem após muitas orações, e sugeriu que Deus vai proteger do vírus aqueles que o foram ver.

“Pensei muito nisso, rezei muito sobre isto. E no final tomei a decisão de livre vontade. Veio de dentro e eu disse ‘aquele que me permite decidir desta forma vai olhar pelas pessoas’”, referiu numa aparente alusão a Deus.

15h14 - A incidência acumulada de perto de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes em Portugal deve traduzir-se numa "manutenção das medidas por enquanto", defendeu hoje o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

14h57 - Israel começou hoje a vacinar os palestinianos que têm autorização de trabalho em território israelita em vários centros de inoculação contra a Covid-19 instalados nas fronteiras militares junto à Cisjordânia ocupada.

14h36 - Doze casos da variante da África do Sul e 11 da variante de Manaus já foram detetados em Portugal, mas "está tudo perfeitamente controlado" e grande parte dos casos já teve alta, segundo o investigador João Paulo Gomes.

14h20 - Portugal regista 365 novos casos de contágio por coronavírus e mais 25 mortos no espaço de 24 horas, revela o boletim epidemiológico desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde. No total, Portugal contabiliza 810.459 casos positivos e 16.565 vítimas mortais. O número acumulado de recuperados ascende a 732 mil. Os casos ativos desceram mais uma vez, e fixam-se em 61 mil.

Os internamentos diminuíram para 1.403, incluindo 342 pacientes que estão nas unidades de cuidados intensivos (menos 12 do que ontem).

14h13 - A deputada socialista, Clara Almeida Henriques, disse que "o que ouvimos [na reunião de hoje do Infarmed] é que a situação do nosso país está em franca melhoria, a incidência baixou em todo o território, também por idade, baixaram os internamentos, incluindo em UCI. Todos os dados apontam para que a situação está melhor".

Perante um Rt que é o "mais baixo da Europa, de alguma forma o Governo pode começa a pensar em desconfirnar, num plano de desconfinamento"

14h09 - O Partido Ecologista 'Os Verdes', pela voz da deputada Mariana Silva, sublinhou no pós-reunião no Infarmed que "aquilo que o PEV considera ser essencial é que a generalidade os portugueses cumpriram" e respeitaram as regras do confianmento, mas, prosseguiu, "a partir daqui é preciso desconfinar. Para isso a comunicação é agora mais do que nunca importante".

A deputada do PEV revelou ainda que as "escolas [devem reabrir] mais cedo do que o resto das atividades".

14h00 - Terminada mais uma reunião no Infarmed, a ministra da Saúde Marta Temido falou aos jornalistas, afirmando que o "valor do Rt esteve no mínimo a 10 de fevereiro e está de novo a subir"

13h13 - António Costa sente-se agora "com ferramentas" mais sólidas para "tomar decisões". O primeiro-ministro considerou hoje ter "uma base científica mais sólida" para tomar decisões na resposta à pandemia, depois de os peritos em saúde pública terem convergido sobre critérios na reunião no Infarmed

"Sinto-me com ferramentas para ter um processo de decisão mais sustentado", afirmou Costa, acrescentando que "o decisor político fica a partir de agora habilitado a ter uma base científica mais sólida para tomar as suas decisões".

13h04 - Todos os funcionários escolares e alunos do secundário vão ser testados. A estratégia de rastreio à Covid-19 nas escolas prevê um primeiro teste rápido de antigénio a todos os professores, restantes funcionários e alunos do secundário, que se repete 14 dias depois nos concelhos com mais casos.

Esta é uma das orientações do 'Programa de Rastreios laboratoriais para a SARS-CoV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino' divulgadas hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e Instituto de Segurança Social (ISS).

13h01 - Os efeitos da pandemia não podem comprometer as conquistas já alcançadas pelas mulheres portuguesas, defendeu hoje a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, no Dia Internacional da Mulher.

"O impacto da pandemia da Covid-19 não é neutro do ponto de vista do género, desde logo porque existiam à partida diferenças substanciais entre mulheres e homens na distribuição por setores e profissões, nas oportunidades de teletrabalho e no trabalho de cuidado não pago", sintetiza Rosa Monteiro.

12h59 - Os comerciantes da Baixa de Lisboa consideram que o Governo não tem capacidade para apoiar as empresas, garantindo que cerca de 80% dos estabelecimentos comerciais não consegue chegar aos apoios, afirmou o presidente da Associação de Valorização do Chiado (AVChiado).

12h36 - Portugal mantém a tendência de descida de novos casos de Covid-19, sendo a incidência, no domingo, de 141 casos por 100 mil habitantes, disse hoje André Peralta, que apontou também um aumento da incidência da variante britânica no país.

12h06 - As livrarias especializadas em banda desenhada têm resistido a um ano de pandemia de Covid-19 e ao segundo confinamento, graças à fidelização dos clientes e a encomendas online, embora assumam quebras significativas.

11h46 - A Alemanha reabre hoje algum comércio não essencial, após quase três meses de encerramento, e permitirá reuniões privadas de até cinco pessoas em residências, num primeiro passo tímido para diminuir as restrições devido à pandemia.

11h23 - Se dúvidas houvesse sobre a rapidez das mudanças no trabalho, a pandemia dissipou-as, empurrando milhões de pessoas em todo o mundo para o teletrabalho, em tempo recorde, estimando-se que um terço dos europeus já trabalhe apenas em casa.

11h07 - Na sua intervenção na reunião que decorre no Infarmed, Baltazar Nunes destacou ainda que Portugal tem o "R (índice de transmissibilidade) mais baixo" da Europa.

11h05 - Mantendo-se a atual tendência de descida dos internamentos nas unidades de cuidados intensivos, o epidemiologista do Instituto Ricardo Jorge (INSA), Baltazar Nunes, projeta 120 internamentos nas unidades de cuidados intensivos no final de março.

10h53 - Há um crescimento da incidência da variante britânica mais destacado na região de Lisboa e Vale do Tejo - a incidência situa-se em 66%. No entanto, a prevalência da variante britânica nas regiões Norte e Centro já é superior a 50%, indicou o especialista da Direção-Geral da Saúde (DGS), André Peralta Santos.

10h48 - Já começou a reunião no Infarmed que conta com a participação do primeiro-ministro, do Presidente da República, da ministra da Saúde, dos partidos com assento parlamentar e dos especialistas. Nesta reunião será a analisado o desconfinamento.

Pode acompanhar aqui a reunião.

10h35 - A pandemia de Covid-19 fez com que quase metade da população ativa da União Europeia (UE) estivesse em teletrabalho, total ou parcial, em julho, contra cerca de 10% antes da crise pandémica, segundo o Eurofound.

10h29 - O governo francês admite tornar obrigatória a vacinação dos profissionais de saúde, isto depois do primeiro-ministro Jean Castex ter frisado que apenas 40% destes profissionais foram imunizados com as vacinas contra a Covid-19.

“No último ano os nossos profissionais de saúde foram heroicos, mas a taxa de vacinação entre eles não é aceitável. Seria irresponsável recusar ser vacinado quando se é um profissional de saúde”, salientou Gabriel Attal, o porta-voz do governo francês.

10h07 - Um em cada três destinos turísticos no mundo estava totalmente fechado ao turismo internacional no início de fevereiro devido à pandemia de Covid-19, de acordo com um relatório divulgado hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

9h47 - A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, revelou esta segunda-feira que o país só vai usar as vacinas da Pfizer/BioNTech para inocular a sua população, de acordo com a Associated Press. Ardern justificou a decisão com a eficácia da vacina.

Inicialmente, a Nova Zelândia pretendia usar quatro vacinas diferentes para imunizar a população.

9h20 - O centro anti-crise de coronavírus russo anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticadas 10.253 novas infeções por coronavírus nas últimas 24 horas. Este é o número mais baixo de casos diários na Rússia desde 3 de outubro. Foram reportadas 379 mortes.

No total, a Rússia soma nesta altura 4.333.029 casos confirmados e 89.473 vítimas mortais. O total de recuperados é de 3.922.246.

9h07 - Já foi publicada em Diário da República a portaria que autoriza a despesa com a aquisição de testes rápidos de antigénio para serem realizados nos estabelecimentos de ensino e em respostas sociais de apoio à infância do setor social e solidário, num montante global de quase 20 milhões de euros.

8h53 - O secretário-geral da ONU afirmou que a crise da pandemia tem "rosto de mulher" e que é preciso mudar. Para António Guterres, a pandemia está a exacerbar as desigualdades de género, que as disparidades salariais entre homens e mulheres aumentaram e considera que o processo de recuperação é uma oportunidade para reverter a situação.

"A maioria dos trabalhadores de serviços essenciais, na linha da frente do combate à pandemia, são mulheres - muitas delas oriundas de grupos racialmente e etnicamente marginalizados e com baixos níveis de rendimento", sublinhou António Guterres.

8h19 - A pandemia do coronavírus pode gerar dez milhões de casamentos de crianças até 2030, advertiu hoje a UNICEF, que se somariam aos 100 milhões de menores consideradas em risco de casarem até ao final da década.

7h50 - A polícia marítima terminou no domingo com duas festas ilegais com cerca de 20 pessoas em cada uma na Praia da Saúde, na Costa da Caparica, Almada, e autuou 16 pessoas por incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário.

7h39 - A PSP fiscalizou 63.688 pessoas e efetuou 49 detenções entre 15 de janeiro e 1 de março no âmbito do confinamento obrigatório de cidadãos infetados com o novo coronavírus ou em vigilância ativa por decisão das autoridades de saúde.

7h37 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados 19 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Desde o início da pandemia, 89.994 pessoas ficaram infetadas na China, tendo morrido 4.636 doentes.

7h36 - Um ano após ter sido declarada a pandemia de Covid-19, Macau continua sem registar mortos ou surtos locais, tem dinheiro de lado para aguentar a crise e uma quantidade de vacinas que supera, de longe, a procura.

7h35 - A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Moçambique arranca hoje em todo o país com a vacina Verocell oferecida pela China e com prioridade para os profissionais de saúde, anunciou o governo.

7h33 - O México registou 247 mortes provocadas por Covid-19 e 2.734 infeções nas últimas 24 horas, informaram as autoridades mexicanas. O país totaliza 190.604 óbitos e 2.128.600 casos confirmados de Covid-19.

7h32 - Polícia grega e residentes de um bairro periférico de Atenas envolveram-se na noite de domingo em confrontos, após uma intervenção policial durante o dia para fazer cumprir o confinamento devido à Covid-19 ter motivado uma onda de protestos.

7h29 - Os Estados Unidos registaram 804 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, além de 42.548 casos, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, os Estados Unidos acumularam 524.979 óbitos e 28.989.066 casos da doença.

7h25 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, este domingo. Clique aqui para conferir as atualizações de sábado, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Leia Também: AO MINUTO: Desconfinamento começa dia 15; Autarca de Viseu internado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório