Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Confrontos em bairro de Atenas entre polícia e populares

Polícia grega e residentes de um bairro periférico de Atenas envolveram-se na noite de domingo em confrontos, após uma intervenção policial durante o dia para fazer cumprir o confinamento devido à covid-19 ter motivado uma onda de protestos.

Confrontos em bairro de Atenas entre polícia e populares
Notícias ao Minuto

00:40 - 08/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar cerca de 500 pessoas que se tinham reunido ao final do dia na praça Nea Smyrni, na periferia sul da capital grega, para protestar contra uma intervenção policial durante o dia de domingo.

Um vídeo divulgado durante a tarde no mesmo local mostrava um polícia a bater violentamente num jovem com um bastão.

A polícia informou que durante a tarde enviou uma patrulha para a praça para controlar a aplicação das medidas de confinamento, para fazer face à pandemia de covid-19, por ter recebido queixas de pessoas a denunciar o não cumprimento das restrições.

Segundo as autoridades, na altura a patrulha foi atacada por cerca de 30 pessoas e dois dos agentes ficaram feridos. Foram detidas 11 pessoas.

A polícia anunciou também a abertura de um inquérito interno sobre a agressão policial que foi filmada.

A oposição considerou que se tratou de um ataque policial contra famílias e crianças que estavam na praça, que não tinham provocado os agentes. O Governo respondeu que a oposição está a explorar tensões e a inflamar o clima político e social, quando o executivo está a tentar tirar o país de uma crise sanitária sem precedentes.

As autoridades gregas registaram no domingo 1.142 novos casos de covid-19 e 53 mortes, elevando para 6.758 o número de mortes desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.588.597 mortos no mundo, resultantes de mais de 116,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Ministro grego diz que novo pacto não responde às preocupações de Atenas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório