Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Secundário também na TV; Chegou vacina da AstraZeneca

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Secundário também na TV; Chegou vacina da AstraZeneca
Notícias ao Minuto

07:58 - 07/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal registou este domingo mais 204 óbitos e 3.508 casos pelo novo coronavírus, o número mais baixo de casos em mais de um mês. No total, desde o início da pandemia, foram contabilizados 14.158 mortes e 765. 414 infeções no país.

Portugal registou, no sábado, a sua segunda morte causada pelo coronavírus numa criança com menos de nove anos.

O número de infetados parece estar a estabilizar, contudo, há hospitais que continuam a não ter os recursos necessários para tratar todos os doentes. Este sábado, o Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) recebeu mais cinco doentes graves do Hospital Garcia de Orta, de Almada, e mais um doente do Hospital Amadora-Sintra. A unidade do Norte diz-se ainda disponível para continuar a ajudar "doentes de hospitais do país que enfrentam situações de elevada complexidade".

Entretanto, o país continua em confinamento, sendo proibido, até às 5h desta segunda-feira, circular entre concelhos. Lembramos, também, que os estabelecimentos - como cafés e restaurantes - fecham às 13h e os estabelecimentos de retalho alimentar encerram às 17h. Esta segunda-feira, milhares de alunos regressam à escola... através do ensino à distância.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 -Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

22h51 - Atualização no Brasil: O Brasil, um dos países mais atingidos pela pandemia de covid-19, ultrapassou hoje os 9,5 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, depois de registar 26.845 novas infeções em 24 horas, segundo informação oficial.

22h24 - Vacina da AstraZeneca "aplicada prioritariamente a pessoas abaixo dos 65": A vacina da AstraZeneca vai ser administrada "prioritariamente" a pessoas com menos de 65 anos em Portugal. A informação foi revelada por Luís Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias, aos domingos.

21h03 - Aulas do Ensino Secundário também vão dar na televisão: As “aulas” do #EstudoEmCasa para o Ensino Secundário chegam também à televisão, já a partir desta segunda-feira, dia 8 de fevereiro.

21h00 - A África do Sul anunciou hoje a suspensão temporária do seu programa de vacinação covid-19 após um estudo ter demonstrado uma eficácia "limitada" da vacina AstraZeneca/Oxford contra a variante do novo coronavírus detetada no país.

20h42 - Jorge Jesus recupera da Covid-19: O Benfica confirmou este domingo, através de comunicado oficial publicado no seu site, que Jorge Jesus irá estar, amanhã, no banco de suplentes na partida das águias.

20h41 - Um surto de covid-19 foi detetado no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, em Arraiolos (Évora), com pelo menos 25 infetados, sobretudo utentes, que já foram transferidos para outras instalações na sede de concelho.

20h14 - Atualização em Moçambique: O Ministério da Saúde (Misau) de Moçambique anunciou hoje mais nove mortes por covid-19 e 488 casos de infeção pelo novo coronavírus no país.

19h51 - Chegaram as vacinas da AstraZeneca: Portugal recebeu hoje um lote de 43.200 vacinas da AstraZeneca, o primeiro deste laboratório, informou à Lusa a 'task force' para o plano nacional de vacinação contra a covid-19.

19h36 - Fauci contra atraso da segunda dose: O principal epidemiologista do Governo dos Estados Unidos, Anthony Fauci, declarou hoje, em Washington, que a segunda dose da vacina contra a covid-19 não deverá ser atrasada, ao contrário do que têm opinado alguns especialistas.

19h14 - O virologista Pedro Simas disse hoje que Portugal está a ter uma redução abrupta no número de novos contágios, resultante do confinamento, que poderá colocar o país entre um dos melhores do mundo a controlar a terceira vaga da pandemia.

19h06 - Atualização em Angola: As autoridades de saúde angolanas registaram 24 casos positivos de covid-19 e nenhuma morte, nas últimas 24 horas, e deram como recuperados 45 doentes, atingindo o país um total de 20.086 infeções, 475 óbitos e 18.540 recuperações.

19h03 - O SNS lembra, este domingo, que deve manter-se em casa para controlar a pandemia de Covid-19.

18h39 - Atualização em Cabo Verde: As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 43 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 14.423 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

18h38 - Atualização em Itália: A Itália registou 270 mortos e 11.641 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, quando 17 das 21 regiões do país se encontram, na escala do risco de infecção, com classificação amarela, a de menores restrições.

17h48 - O Sindicato de Todos os Professores (STOP), que acusa o Governo de "irresponsabilidade", anunciou hoje que vai manter um pré-aviso de greve de uma semana, exigindo condições para o ensino à distância.

17h09 - Mãe infetada dá à luz gémeos positivos para a Covid: Um par de gémeos nasceu positivo para a Covid-19 em Viana do Castelo, naquele que é um caso que está a intrigar a comunidade médica, conta a TVI24. A mãe das crianças estava infetada aquando do internamento, mas, recorde-se, são raros os casos de transmissão do vírus da progenitora para os bebés.

16h58 - A Câmara de Valongo anunciou hoje medidas no valor de um milhão de euros que visam o apoio das famílias e a resposta à pandemia de covid-19, entre as quais a integração das atualizações da água e saneamento.

16h48 - Centenas de milhares de alunos voltaram hoje às escolas na Jordânia, encerradas há quase um ano devido à pandemia de covid-19, numa altura em que diminuem os casos de infeção no país.

16h43 - A TAP chegou a um entendimento com todas as estruturas representativas dos trabalhadores relativamente aos acordos de emergência, que vão vigorar até ao final de 2024, segundo uma comunicação enviada hoje pela empresa aos funcionários.

16h41 - "Confinamento tem de se manter até final de fevereiro": Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi, na noite deste sábado, convidado na TVI24 e analisou como está a ocorrer a evolução atual da pandemia em Portugal. O especialista começou por afirmar que "a confirmação do pico, da passagem pelo máximo do número da incidência, é sempre feita a posteriori, uma vez que os números para que olhamos têm sempre um atraso".

16h35 - Cabeleireiros reabertos, clientes de volta às lojas e passeios que podem exceder um quilómetro de distância de casa: Israel começou hoje a sair do seu terceiro confinamento desde o início da pandemia do novo coronavírus.

16h14 - Mais 150 equipamentos e ligações à Internet serão entregues a alunos do pré-escolar ao secundário da Batalha para permitir o ensino à distância, anunciou hoje o município, que deixa críticas ao Governo pela falta de apoio.

16h12 - A Associação das Empresas Lutuosas (ANEL) considera que a atualização da norma para a realização de funerais covid-19, feita pela Direção-Geral da Saúde (DGS), é "extemporânea e despropositada" atendendo ao atual pico pandémico e questiona a segurança das alterações.

15h55 - A GNR pôs fim a uma festa de aniversário que decorria no sábado na aldeia de Famalicão da Serra, Guarda, com a presença de oito pessoas, por incumprimento das restrições impostas devido à pandemia de covid-19.

15h43 - O Reino Unido prevê vacinar todos os cidadãos com mais de 50 anos até maio. A informação foi avançada pela responsável do plano de vacinação no país, Nadhim Zahawi, este domingo.

15h40 - Lembre-se sempre destas cinco regras para travar o vírus.

15h30 - Num ano em que não haverá Carnaval em Torres vedras, ou pelo menos não como estamos habituados, os reis do evento enviam uma importante mensagem.

"Amigos foliões, este ano, como todos sabemos, o Carnaval vai ser diferente, não podemos estar na rua, ter aquele nosso grande Carnaval. Vamos ter que estar calmos, ficar em casa, vamos ter de não entrar em maluqueiras e vamos pedir que isto passe, passe rapidamente. E esperar que 2022 chegue para que possamos, aí sim, ter um Carnaval de arromba", dizem num vídeo que pode ver aqui.

14h12 - Portugal com mais 204 mortos e mais 3.508 infetados. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 204 óbitos e 3.508 casos pelo novo coronavírus, o número mais baixo de novos casos em mais de um mês (3.384 a 3 de janeiro). A informações constam no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado este domingo. No total, desde o início da pandemia, foram contabilizados 14.158 mortes e 765.414 infeções no país.

14h00 - O número de doentes com covid-19 internados nos hospitais da região Centro voltou a subir no sábado, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Oponto da situação relativo ao dia 06 de fevereiro, divulgado hoje, indica mais 12 internados com covid-19 nas unidades hospitalares do Centro, subindo para um total de 1.355.

13h44 - Os Açores registam hoje três novos positivos de Covid-19, todos na freguesia de Rabo de Peixe, em São Miguel, e 55 recuperações, distribuídas entre São Miguel, Terceira e Pico, informa a Autoridade de Saúde Regional.

13h42 - Uma equipa de investigadores da Organização Mundial de Saúde afirmou, este domingo, que juntaram "pistas interessantes" sobre a possível origem do vírus. As conclusões da investigação, contudo, só serão reveladas no fim da semana.

13h23 - Portugal rejeitou a disponibilidade da Galiza para receber doentes com a covid-19, dado que as unidades da região Norte estão a conseguir dar respostas às necessidades, disse hoje à Lusa o Ministério da Saúde.

"O Ministério da Saúde agradece a disponibilidade manifestada pelo Conselheiro de Saúde da Galiza no sentido de ajudar Portugal e particularmente a região Norte, mas neste momento as unidades da região estão a conseguir dar resposta às necessidades", justifica o ministério, em resposta enviada à agência Lusa.

12h46 - Pelo menos 10 dos 422 migrantes a bordo do navio Ocean Viking tiveram testes positivos à covid-19, anunciou a organização humanitária SOS Mediterranée, que continua a fazer testes aos migrantes resgatados e pede urgentemente autorização para aportar.

12h30 - Mais de 105 milhões de infetados e 2,3 milhões de mortos em todo o mundo. A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez mais de 2.310.234 mortes entre 105.750.940 casos de infeção em todo o mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço da agência AFP às 11:00 de hoje.

No sábado, segundo a agência, 11.728 pessoas morreram de covid-19 em todo o mundo, com os Estados Unidos (2.862), o México (1.496) e o Brasil (978) como países com maior número de mortes registadas oficialmente.

No mesmo dia, quase meio milhão de novos casos, 427.072, foram confirmados oficialmente no planeta.

12h29 - Áustria pondera produzir vacina russa se a puder comercializar. O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, disse que o país está aberto à produção da vacina russa Sputnik V ou chinesa contra a Covid-19, caso obtenha autorização de comercialização na União Europeia.

12h02 - "Abrir caixões não comporta segurança, nem é recomendado". Carlos Almeida, presidente da Associação Nacional de Empresas Lutuosas, considera que a orientação da DGS "não foi ponderada no momento certo", dado o enquadramento atual, em que há "um elevado número de mortes, [em que são usados] contentores suplementares e em que se levam quase seis dias a consumar as escavações do cadáver". Para além disso, lembra, não é permitida nesta altura "a preparação ou intervenção para apresentação do corpo" durante um funeral. Com isto, o profissional recorda que ver um familiar por uma última vez, sem qualquer preparação, poderá tornar-se, ao contrário daquilo que se deseja, um momento traumático.

11h51 - Equipa alemã começa a tratar primeiros pacientes na segunda-feira. A equipa médica militar alemã que veio ajudar Portugal no combate à pandemia de Covid-19 começa a tratar os primeiros pacientes na segunda-feira, disse hoje à agência Lusa o porta-voz missão. Em declarações à Lusa, o porta-voz da missão, tenente-coronel Kieron Kleinert, explicou que a equipa terá capacidade para "tratar oito pacientes ao mesmo tempo, 24 horas por dia, sete dias por semana", sublinhando que "apenas vai tratar doentes" com a Covid-19.

11h50 - Florista lusodescendente abre nova loja em Paris em tempos de pandemia. Daniel Ribeiro é florista há 20 anos e especializou-se na decoração de grandes eventos, tendo já trabalhado na Ópera de Paris ou no Louvre, e mesmo em tempos de pandemia abriu uma nova loja na capital francesa.

11h37 - Fábrica de máscaras criada na Figueira da Foz já exporta 25% da produção. A empresa Walking Habit nasceu na Figueira da Foz durante a pandemia Covid-19 para produzir máscaras de proteção e já exporta 25% da sua produção, que atinge mais de quatro milhões de dispositivos mensais.

11h36 - África com mais 529 mortos e 13.484 infetados nas últimas 24 horas. África registou nas últimas 24 horas mais 529 mortes por Covid-19 para um total de 94.725 óbitos, e 13.484 novos casos de infeção, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente.

11h35 - Surto em quartel de Vila Real de Santo António. Segundo a TVI 24, há um surto de Covid-19 no quartel de Bombeiros de Vila Real de Santo António, no Algarve, que conta já com 10 elementos infetados.

10h42 -Três semanas depois de perder o pai, vítima de Covid-19, Jorge Gabriel despediu-se de uma tia, também levada pelo novo coronavírus. A notícia foi dada pelo próprio, na noite deste sábado, através de uma breve mensagem nas redes sociais.

10h30 - A PSP notificou, este sábado, os proprietários do restaurante LAPO, em Lisboa, para procederem ao pagamento voluntário da coima que lhes foi aplicada, depois de se terem recusado a fechar o restaurante de que são responsáveis após as medidas impostas pelo governo, no âmbito do Estado de Emergência. O casal pode agora exercer o seu direito de defesa ou optar pelo pagamento voluntário da coima, cujo montante varia entre 2 mil a 20 mil euros.

10h15 - Segundo os imunologistas Marc Veldhoen e Henrique-Veiga Fernandes, questionados pela Lusa sobre a duração da imunidade conferida pelas vacinas contra a covid-19, que continua a ser uma incógnita porque é preciso mais tempo para aferir se houve entre a população vacinada qualquer diminuição da proteção ou aumento da incidência da doença, o coronavírus SARS-CoV-2 irá conviver naturalmente nas pessoas e infetar ocasionalmente sem provocar doença grave.

"Vai circular em equilíbrio na população humana e causar doença ligeira, uma constipação", disse Henrique Veiga-Fernandes, que lidera o laboratório de imunofisiologia no Centro Champalimaud, em Lisboa.

09h55 - Mais de 16 reclamações por dia sobre compras online chegaram em janeiro à Deco, 521 no total, mais quatro por dia, em média, do que há um ano, antes de decretado o primeiro estado de emergência.

09h48 - O imunologista Luís Graça afirma que "é expectável" que a vacinação contra a covid-19 confira proteção durante pelo menos um ano, mas observou que é necessário tempo para se ver como evolui a imunidade das pessoas vacinadas.

Segundo o mesmo especialista, "as pessoas vacinadas produzem uma maior quantidade de anticorpos contra o vírus do que as pessoas que tiveram covid-19". Contudo, o especialista do laboratório de investigação em imunologia celular no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa, lembra que "ainda não decorreu tempo suficiente para se saber a duração da imunidade" dada pelas vacinas.

09h30 - A crise pandémica levou à perda de 110 mil empregos na área do trabalho temporário, segundo a associação setorial, que, temendo um agravamento da situação, apresentou ao Governo medidas para credibilizar a atividade e proteger os trabalhadores.

09h05 - Várias aldeias do Nordeste Transmontano estão a perder as consultas médicas periódicas nas extensões de saúde que, durante anos, asseguraram uma proximidade que começou a desaparecer ainda antes das restrições impostas pela pandemia covid-19.

Na aldeia de Rebordelo, em Bragança,estava estipulada a presença do médico duas vezes por mês."Passou a vir uma vez por mês, até que deixou de vir", contou o autarca.

08h35 -A vacina produzida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca não será efetiva no combate à variante sul-africana da Covid-19. Num estudo, que será publicado esta segunda-feira, e que foi realizado em conjunto pela universidade sul-africana de Witwatersrand e a britânica Oxford, concluiu-se que a vacina em causa não é eficaz contra os casos mais leves do vírus provocado pela variante 501Y.V2.

08h05 - Os Estados Unidos administraram, este sábado, e pela primeira vez, mais de dois milhões de vacinas em um dia apenas. Os dados são avançados pela Bloomberg.

07h50 -A Alemanha regista, este domingo, mais 8.816 casos de Covid-19 e 231 mortes em 24 horas. Segundos os dados atualizados pelo Instituto Robert Koch (RKI) à meia noite de hoje, o país totaliza 2.284.010 casos da doença e 61.517 mortes desde o início da pandemia.

07h40 - A anulação da dívida do Covid-19 é "inconcebível" e seria "uma violação do tratado europeu que proíbe estritamente o financiamento monetário dos Estados", afirmou a presidente do Banco Central Europeu (BCE) à publicação Le Journal du Dimanch.

A resposta de Christine Lagarde surge depois de, na sexta-feira, um grupo de mais de 100 economistas terem defendido, num artigo de opinião, publicado em vários jornais europeus, a anulação das dívidas públicas detidas pelo Banco Central Europeu (BCE), para fomentar a reconstrução social e ecológica da Europa depois da covid-19.

07h26 - A Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) disponibilizou-se para transformar cada um dos seus 30 estádios em centros de vacinação massiva contra a Covid-19. Esta intenção foi anunciada numa carta enviada a Joe Biden, pelo Comissário Nacional Roger Goodell.

07h20 - O matemático que tem assessorado os epidemiologistas que dão apoio ao Governo, Carlos Antunes, considerou ao Jornal de Notícias que as três semanas de confinamento em Portugal já estão a ter resultados na diminuição do número de mortos e casos de Covid-19. Contudo, e numa altura em que as pessoas começam a ficar cansadas de estar em casa, lembra que ainda não é tempo de aliviar as medidas.

07h14 - A China informou hoje que foram diagnosticados 11 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, dos quais apenas um por contágio local.

07h10 - A Índia contabilizou 78 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo nos últimos nove meses, além de 12.059 novos casos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde indiano.

07h07 - Macau recebeu no sábado o primeiro lote de 100 mil vacinas contra a covid-19, da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm, informaram as autoridades do território.

07h06 - Os Estados Unidos registaram 2.862 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, além de 106.441 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

07h04 - O México registou 1.496 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 13.209 infeções nas últimas 24 horas, informaram as autoridades mexicanas.

07h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, este domingo, à pandemia do novo coronavírus. Pode, contudo, recordar os acontecimentos do dia anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Dinamarqueses contra restrições; S. João recebe (mais) doentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório