Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Queda de novos casos a nível global; 15 doentes transferidos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Queda de novos casos a nível global; 15 doentes transferidos
Notícias ao Minuto

15:59 - 03/02/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, pelo 4.º dia consecutivo, menos de 10 mil novos casos diários, após uma semana dramática como foi a última de janeiro.

O número de vítimas mortais continua a ser elevado (240) e o número de internados em Cuidados Intensivos preocupante (877). Contudo há duas boas notícias: o número diário de recuperados ultrapassa o de novos casos e há menos 91 pessoas internadas nas enfermarias Covid.

O dia de hoje está também marcado pela chegada de 26 profissionais da Alemanha que vêm ajudar Portugal a combater a pandemia, neste que é o momento mais complicado da luta do nosso país contra o SARS-CoV-2.

Há ainda a reter duas informações. A demissão do coordenador da Task Force para o 'Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal', Francisco Ventura Ramos, e o início da vacinação em centros de saúde de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h45 - Espanha não irá administrar a vacina AstraZeneca a pessoas com mais de 80 anos. Os octogenários, assim como os idosos com mais idade, receberão doses das vacinas Pfizer e Moderna.

O tipo de vacinas a administrar aos maiores de 65 anos ainda está a ser estudado, avança o El Confidencial.

23h31 - A OMS anunciou, esta quarta-feira, que o número de novos casos de Covid-19 está a cair, pela terceira semana consecutiva, a nível global. De acordo com a entidade, o número de novos casos diários caiu 13%, contudo, salientou Maria Van Kerkhove, epidemiologista da OMS, "a transmissão caiu em muitos países, mas não devemos esquecer como chegamos a isso, o preço que pagamos". Durante um briefing da entidade, a responsável pediu que se controle o "otimismo excessivo" e que as atividades económicas e sociais sejam retomadas "aos poucos, de forma controlada e com decisões baseadas na ciência".

23h23 - A Marinha Portuguesa felicitou o vice-almirante Gouveia e Melo no Twitter, na noite desta quarta-feira, depois deste ser nomeado coordenador da vacinação em Portugal.

23h19 - A vacinação irregular não acontece só em Portugal. As autoridades de saúde do país vizinho investigam mais de duas centenas de casos suspeitos. Um está relacionado com um bispo da cidade de Alicante. De acordo com o El Confidencial, Jesús Murgui foi dado como residente num lar, quando, ao que tudo indica, mora na Casa Episcopal.

23h06 - Angola contabilizou 37 infeções pelo SARS-CoV-2 e dois mortos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

22h44 - Recorde aqui os (vários) casos de vacinação indevida e as demissão que já aconteceram devido a estes em Portugal.

22h37 - O presidente do Hospital de São João, Porto, Fernando Araújo, elogiou hoje o anterior coordenador da Task Force para a vacinação contra a Covid-19 pela "enorme dignidade" em "assumir responsabilidades, mesmo quando não se tem responsabilidade direta nos erros".

22h30 -O Brasil registou, esta quarta-feira, 56.002 novos casos de Covid-19 e 1.254 vítimas mortais, assim sendo, o país contabiliza 9.339.420 casos de contágio e 227.563 mortes.

22h20 - A Universidade de Medicina Veterinária de Hanover, em parceria com as Forças Armadas da Alemanha, estão a treinar cães farejadores de forma a que estes consigam reconhecer o coronavírus em amostras de saliva humana.

21h58 - O Hospital de São João está a receber, esta quarta-feira, 15 doentes Covid-19 de Lisboa e, de acordo com o presidente do Conselho de Administração, a unidade hospitalar tem capacidade para receber igual número nos próximos dias.

21h19 - A Madeira regista hoje mais 90 novos casos positivos de covid-19, passando a contabilizar 5.428 infeções, 1.870 das quais ativas e mais duas mortes elevando para 49 o número de óbitos, refere a Direção Regional da Saúde (DRS).

21h05 - O secretário regional da Saúde dos Açores revelou hoje que tem havido contactos com o Ministério da Saúde com vista à transferência de doentes com Covid-19 para a região, mas disse ainda não ter existido um pedido concreto.

20h47 - Numa altura em que arranca uma nova fase da vacinação contra a covid-19, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de todo o país "afinam processos" e articulam com os municípios a escolha de espaços para a administração das vacinas.

20h51 - O Hospital Amadora-Sintra vai continuar sem receber doentes respiratórios em ambulâncias até às 8h de quinta-feira, devido a uma sobrecarga no serviço de urgência específico para estes pacientes, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.

20h41 - A farmacêutica AstraZeneca anunciou hoje que os dados da fase final de ensaios clínicos da eficácia da sua vacina contra a Covid-19 indicam que esta dá "100% de proteção" para casos graves, hospitalizações e mortes.

20h36 - Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela covid-19 e 62 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e tem agora um acumulado de 14.214 casos positivos, informou hoje o Ministério da Saúde.

20h21 - Ricardo Baptista Leite reagiu ao facto de o Almirante Gouveia e Melo ter sido designado como sucessor de Francisco Ramos, na coordenação da Task Force da vacinação contra a Covid-19 e mostrou-se satisfeito com a escolha.

20h19 - O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o plano de vacinação contra a Covid-19 precisa de uma "liderança forte", considerando que a demissão do seu coordenador, "por si só", não garante que o país entre no "bom caminho".

20h06 - O Hospital da Cruz Vermelha admitiu hoje irregularidades na seleção dos profissionais a vacinar contra a Covid-19, levando à demissão do coordenador deste plano em Portugal, Francisco Ramos, que é também presidente da comissão executiva do hospital.

20h04 - O PCP defendeu hoje que a demissão do coordenador da Task Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 não deve constituir "um obstáculo" e salientou que "os abusos" na administração de vacinas devem ser penalizados.

20h00 - O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, nomeado coordenador da Task Force do Plano de vacinação contra a Covid-19, esteve reunido com a ministra da Saúde. À saída do encontro, o militar salientou que é necessário atuar em todas as áreas, "a começar pelas áreas onde houve falhas". "Vamos ter de analisar a razão das falhas, tentar evitar que elas se repitam", disse aos jornalistas.

19h59 - O BE considerou hoje que, além dos esclarecimentos sobre a demissão de Francisco Ramos, é necessário garantir que a vacinação contra a Covid-19 continua, com critérios claros e penalização para qualquer abuso, pedindo maior rapidez no processo.

19h53 - O governo colombiano vai começar a vacinação contra a Covid-19 no próximo dia 20 de fevereiro com as mais de 300 mil vacinas que espera receber até meados deste mês, revelaram fontes oficiais.

19h52 - Morreu mais uma pessoa com Covid-19 na Casa do Artista. A cantora Maria Andrea Gaspar é a terceira vítima mortal do surto da instituição.

19h46 - É oficial! O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo foi nomeado coordenador da Task Force do Plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, em substituição de Francisco Ramos que ontem pediu a renúncia do cargo.

19h43 - Boris Johnson disse hoje que a taxa de infeção de Covid-19 no Reino Unido "ainda é alarmantemente alta", mas garantiu que o país "já ultrapassou" o pico da terceira vaga da pandemia.

19h41 - A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) não cometeu irregularidades no âmbito do processo de vacinação contra a Covid-19, assegurou hoje o presidente da instituição, Francisco George, lamentando a confusão com a gestão do Hospital da Cruz Vermelha.

19h29 -A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o surgimento de três novas "preocupantes" estirpes do novo coronavírus detetadas em 20 países do Continente Americano.

"Essas variantes estão a levantar questões sobre um possível aumento no nível de transmissão da Covid-19. No entanto, a sua frequência ainda é limitada", disse Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (órgão regional da OMS).

19h18 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) começou a estudar a vacina Novavax, anunciou a própria instituição no Twitter, durante a tarde de hoje.

19h16 - O Chile, um dos países latino-americanos mais afetados durante a primeira vaga da pandemia, iniciou, esta quarta-feira, seu plano de vacinação, que será gratuito e voluntário. Até ao momento, morreram no Chile 18.576 pessoas devido à Covid-19 e mais de 735 mil foram infetadas. No Twitter, as autoridades de saúde do Chile deram a boa nova com a foto do momento em que Victor Anavalón, de 103 anos, é vacinado.

19h15 - Moçambique registou mais 12 mortes por Covid-19 e 1.173 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde (Misau).

19h14 - Um surto de covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), já infetou 71 pessoas, entre utentes e funcionários, tendo morrido cinco idosos, revelou hoje fonte da instituição.

19h10 - O Almirante Gouveia e Melo é apontado como sucessor de Francisco Ramos para liderar a Task Force da vacinação contra a Covid-19 em Portugal, avança a RTP1.

O canal de televisão acaba de passar imagens de Gouveia Melo a entrar no ministério da Saúde.

19h19 - O hospital de campanha instalado no Estádio Universitário de Lisboa vai ter um segundo pavilhão para receber doentes Covid-19, com mais 150 camas e em funcionamento "daqui a 10 dias", avançou hoje o coordenador da Estrutura Hospitalar de Contingência.

19h00 - Fonte do Hospital de São João confirmou ao Notícias ao Minuto que irá receber 15 doentes do Amadora-Sintra para enfermaria Covid-19, alguns dos quais com necessidade de ventilação não-invasiva. Os doentes estão a ser transferidos cada um na sua ambulância, do INEM, acompanhados por um médico. Os primeiros cinco utentes deverão chegar a partir das 20h30.

18h54 - Os profissionais da área da saúde dos serviços prisionais já foram todos vacinados, assim como funcionários de alguns estabelecimentos prisionais, tendo sido já administradas 340 vacinas contra a Covid-19.

18h40 - O PS reiterou, esta quarta-feira, que Francisco Ramos "era uma das pessoas mais capazes" do país para liderar a Task Force da vacinação contra a Covid-19, apesar de o coordenador ter agora pedido a demissão do cargo

Para a deputada socialista Sónia Fertozinhos o plano de vacinação está a correr como previsto e os portugueses "podem confiar" na forma como este está a ser gerido.

18h39 - França registou, esta quarta-feira, 26.362 novos casos de infeção por coronavírus e mais 357 óbitos. O país totaliza agora 3.251.160 contágios e 77.595 vítimas mortais.

18h36 - A Iniciativa Liberal defendeu hoje que Francisco Ramos "já sai tarde" da coordenação da Task Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19, considerando que a "incompetência e desfaçatez já deviam ter tido consequências".

18h33 - O Papa Francisco, de 84 anos, recebeu hoje a segunda dose da vacina contra o coronavírus e está imunizado, segundo o porta-voz do Vaticano Matteo Bruni.

18h20 - Rui Rio também já reagiu à demissão do coordenador da Task Force da Vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Para o líder do PSD, se Francisco Ramos detetou irregularidades sob a sua tutela na Cruz Vermelha, devia demitir-se dessa entidade e não da Task Force.

"O facto de se demitir da Task Force indica que os problemas estarão na Task Force", argumentou o líder do PSD, defendendo que o Governo devia "pedir o apoio das Forças Armadas, em particular do Exército, que têm formação adequada" para esta gestão.

18h07 - A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou hoje que a vacinação indevida contra a Covid-19 "não é culpa de uma só pessoa", ao comentar a demissão do coordenador da Task Force deste plano em Portugal.

18h06 - Conselho DGS. Nunca é demais relembrar: "Quando tosse ou espirra liberta gotículas, secreções ou aerossóis que podem ser inspirados por outras pessoas ou depositar-se nos objetos e superfícies que o rodeiam. Daí a importância de respeitar a etiqueta respiratória em todos os momentos.
Cuide de si, cuide de todos!"

18h05 - Espanha registou, esta quarta-feira, 31.596 novos contágios por coronavírus, o que elevou o número acumulado de casos positivos para 2.883.465. Morreram mais 565 pessoas no último dia, o que significa que o total de óbitos aumentou para 60.370.

Ministério da Saúde espanhol referiu esta quarta-feira que foram detetados 31.596 novos contágios por coronavírus, o que elevou o número acumulado de casos positivos para 2.883.465. Morreram mais 565 pessoas no último dia, o que significa que o total de óbitos aumentou para 60.370.

18h02 - Dez pessoas estão infetadas com Covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa o presidente da junta de freguesia de Carnide, Fábio Sousa.

18h00 - A Cruz Vermelha demarcou-se das "alegadas irregularidades verificadas no processo de vacinação do pessoal do hospital", que levaram à demissão do Diretor Clínico e da Enfermeira Diretora, assim como de Francisco Ramos do cargo de coordenador da Task Force da Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, através de um comunicado colocado no próprio site, esta quarta-feira.

17h57 - O presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Francisco George, assegurou hoje que a instituição não está ligada à gestão do hospital, cuja comissão executiva é presidida por Francisco Ramos, que se demitiu da Task Force de vacinação contra a Covid-19.

17h56 - Os partidos continuam a reagir à demissão de Francisco Ramos. A deputada do PAN Bebiana Cunha recordou que têm existido "todo um conjunto de alegadas irregularidades", que vão além do Hospital da Cruz Vermelha, e que, por isso, "o Governo tem de vir explicar" o que se está a passar de forma a responder aos "anseios e preocupações" dos portugueses.

17h23 - O responsável pelo ECMO (técnica de suporte de vida extracorporal em doentes com falência cardiovascular ou pulmonar) do hospital do São João revelou, esta quarta-feira, que há um doente de apenas 24 anos em estado muito grave, devido à Covid-19, a ser transferido para esta unidade hospitalar do Porto.

"Estamos neste momento a fazer um resgate para a ECMO, a um hospital aqui do Norte do país, de um jovem de 24 anos, sem doenças conhecidas relevantes, que está em estado crítico e que não está a responder à ventilação. Não é um um bom dia para falar comigo porque é um dia em que estou genuinamente preocupado. Isto é para mim chocante, é algo que nos deve chocar. Estamos no momento de salvar vidas e devemos estar muito agradecidos a todos os que nos vêm ajudar", disse Roberto Roncon em entrevista à SIC Notícias, numa altura em que comentava a chegada de vários especialistas alemães a Portugal, para ajudar o nosso país no combate à pandemia da Covid-19.

17h18 - Os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem a partir de hoje contratar a termo resolutivo e incerto médicos a quem tenha sido reconhecido pela Ordem o exercício da medicina, dispensando o cumprimento de formalidades.

17h11 - A agência do medicamento da Suíça, que emite as autorizações de comercialização dos remédios, considerou hoje serem necessários mais estudos antes de se autorizar a vacina anti-Covid da AstraZeneca no país.

17h09 - A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribuiu o direito de utilização do número 2424 aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para envio de SMS à população no âmbito da vacinação contra a Covid-19.

17h05 - As autoridades italianas revelaram esta quarta-feira que foram identificados 13.189 novos casos de Covid-19. Foram reportados 477 óbitos em 24 horas. No total, Itália soma 2.583.790 casos confirmados e 89.820 vítimas mortais.

17h00 - As irregularidades alegadas por Francisco Ramos no Hospital da Cruz Vermelha, para renunciar ao cargo de coordenador da Task Force da Vacinação contra a Covid-19, já levou a outros pedidos de demissão nesta unidade hospitalar, anuncia a SIC Notícias.

De acordo com este canal de televisão, o processo de vacinação do hospital era da responsabilidade do diretor clínico e da enfermeira diretora, que terão colocado como prioritários profissionais de saúde já reformados ou que não exerciam clínica no hospital há muitos meses. Ambos apresentaram entretanto pedidos de demissão.

16h57 - O Centro Hospitalar do Oeste tem ocupadas todas as 142 camas de internamento dedicadas à covid-19 e desde segunda-feira já transferiu seis doentes para outros hospitais, disse hoje a administradora, que não equaciona aumentar a capacidade.

16h55 - Vânia de Oliveira, gerente de um cabeleireiro em Braga, lançou uma petição pública onde pede a reabertura dos estabelecimentos por marcação. Espera chegar às 7.500 assinaturas.

16h50 - A Segurança Social recebeu desde segunda-feira 49.000 pedidos de apoio de trabalhadores independentes e sócios gerentes e 22.000 pedidos de apoio de famílias no âmbito do atual confinamento, segundo a tutela.

16h48 - A Rússia contactou o laboratório alemão IDT para produzir a vacina Sputnik V na Europa, disse hoje uma porta-voz do Ministério da Saúde alemão, após a publicação de bons resultados de testes clínicos num jornal científico.

16h42 - A campanha de vacinação israelita para o coronavírus, a mais avançada no mundo, mostra que a vacina reduz o risco de ficar doente com Covid-19, mas não permite retirar conclusões sobre a imunidade de grupo, dizem especialistas.

16h41 - Os surtos de Covid-19 em vários lares de Beja representam cerca de um terço dos casos ativos da doença no concelho, estimou hoje o presidente da câmara daquela cidade do Baixo Alentejo, Paulo Arsénio.

16h34 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quarta-feira que foram diagnosticados 19.202 novos casos de Covid-19 e morreram mais 1.322 nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 3.871.825 contágios e 109.335 óbitos.

16h31 - O CDS também já reagiu à demissão do coordenador da Task Force da Vacinação. A partir da Assembleia da República, a deputada Ana Rita Bessa salientou que a razão apresentada por Francisco Ramos para renunciar ao cargo é "um bocadinho sui generis" e defendeu que, se houve problemas nesta função, então Francisco Ramos também devia "demitir-se do Hospital da Cruz Vermelha".

16h20 - André Ventura considerou, esta quarta-feira, que a demissão de Francisco Ramos da coordenação da Task Force da Vacinação contra a Covid-19, peca por tardia. "Já devia ter sido tomada", sublinhou, acrescentando que houve “pressão do Governo” na saída de Francisco Ramos.

Na mesma intervenção, feita a partir da Assembleia da República, o deputado único do Chega acusou o ex-coordenador de "não ter assumido responsabilidade pelas irregularidades que se verificaram no plano de vacinação".

16h12 - A RTP1 avança que o Porto vai receber 25 doentes de unidades hospitalares da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo a Lusa, 15 utentes serão transferidos do Hospital Amadora-Sintra para o Hospital São João, no Porto, e cinco para o Hospital de Gaia.

Ainda não se sabe de que unidade hospitalar serão transferidos os restantes cinco doentes que a RTP1 fala.

16h10 - O ministério alemão da Defesa partilhou, esta quarta-feira, no Twitter o desembarque da equipa de especialistas que vêm ajudar Portugal no combate à Covid-19. Ora veja:

16h08 - A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo instaurou um inquérito para apurar eventuais irregularidades na toma de vacinas contra a Covid-19 no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, foi hoje revelado.

16h07 - A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, Margarida São Bento, e vários funcionários da instituição foram vacinados contra a Covid-19, apesar de não integrarem o grupo de prioritários, informou hoje fonte da instituição.

16h01 - Sete países lusófonos vão receber cerca de 14 milhões de vacinas Covid-19 da iniciativa Covax, de acordo com mapa indicativo de distribuição divulgado hoje e que estima ter as primeiras doses no terreno em finais de fevereiro.

15h52 - O INEM anunciou hoje que a delegação Norte tem novo responsável, confirmou ter dispensado o responsável pelos serviços farmacêuticos, sem explicar razões, e disse que "fica a aguardar conclusões" da inspeção de Saúde quanto às vacinações no instituto.

15h41 - A PSP de Castelo Branco registou 20 autos de notícia e encerrou um estabelecimento comercial em oito dias, no âmbito de ações de fiscalização das normas do estado de emergência, foi hoje anunciado.

15h40 - Um estudante britânico que estava em Wuhan quando a pandemia surgiu, em 2019, na China, morreu um ano depois com sequelas da doença. Conheça a história de Connor Ellis Reed aqui

15h37 - A organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) defendeu hoje uma suspensão das patentes relativas aos equipamentos médicos necessários para combater a pandemia de Covid-19, pedindo que não bloqueiem a proposta na Organização Mundial do Comércio (OMC).

15h36 - No dia em que Portugal registou, pelo 4.º dia consecutivo menos de 10 mil casos diários (9.083), António Costa anunciou no Twitter que "o confinamento começa a produzir resultados". Apesar disso, o primeiro-ministro alertou que é necessário continuar a cumprir o recolhimento obrigatório.

15h32 - O coordenador da Task Force para a Elaboração do 'Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal', Francisco Ventura Ramos, renunciou ao cargo, "por irregularidades detetadas pelo próprio no processo de seleção de profissionais de saúde no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, do qual é presidente do Conselho de Administração", anunciou, esta quarta-feira, o ministério da Saúde.

Na mesma nota, o ministério garante que o funcionamento da Task Force mantém-se assegurado pelos restantes membros do núcleo de coordenação.

15h31 - O hospital de São João, no Porto, vai receber "um número significativo de doentes Covid-19", esta tarde, provenientes da região de Lisboa e Vale do Tejo. A transferência será feita entre as 18h e as 20h, "numa resposta solidária face à complexidade e à exigência de uma área muito fustigada do país", disse fonte da unidade hospitalar ao Notícias ao Minuto.

A mesma fonte anunciou que o hospital irá fazer uma conferência de imprensa sobre o assunto pelas 18h30.

15h30 - Boa tarde! Iniciámos aqui um novo registo para não perder nenhuma atualização importante sobre a pandemia da Covid-19. Para conferir o Ao Minuto da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Equipa alemã já chegou a Portugal; Abusos com vacinas punidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório