Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vacinação irregular em Espanha? Bispo está a ser investigado

Jesús Murgui foi dado como residente num lar, contudo, ao que tudo indica, mora na Casa Episcopal.

Vacinação irregular em Espanha? Bispo está a ser investigado
Notícias ao Minuto

23:19 - 03/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

As autoridades de saúde espanholas estão a investigar um alegado caso de vacinação irregular na cidade de Alicante, relacionado com um bispo.

De acordo com o El Confidencial, o bispo da diocese de Orihuela-Alicante, Jesús Murgui, de 74 anos, foi vacinado contra a Covid-19, no dia 8 de janeiro, junto com um grupo de padres que moram na Casa Sacerdotal de Alicante, uma espécie de residência para párocos idosos.

Contudo, ao que parece, o bispo é residente na Casa Episcopal e não na Casa Sacerdotal, apesar de ambos os edifícios estarem muito próximos.

Confrontada com o alegado caso de vacinação irregular, a diocese garantiu que, tal como noutros processos de saúde e vacinação, Jesús Murgui é sempre convocado e incluído e que, por isso, cumpriu todo o protocolo, sem passar à frente de ninguém.

"O bispo não procurou nenhum favorecimento a nível de saúde", garantiu a diocesa numa nota enviada às redações.

Apesar do esclarecimento, as autoridades de saúde do país vizinho continuam a investigar e este não é caso único em Espanha.

A ministra da Saúde espanhola, Ana Barceló informou, esta terça-feira, que as autoridades de saúde estão a investigar 233 casos de alegada vacinação irregular, por não se enquadrarem nos grupos de risco contemplados pela primeira fase de vacinação contra a Covid-19.

Posteriormente, os casos em que se prove que houve irregularidade serão analisados pela Comissão de Bioética da Comunidade Valenciana.

Na mesma conferência de imprensa, a ministra anunciou que as segundas doses das vacinas não serão administradas aos 'suspeitos' sem a investigação sobre os mesmos estar concluída.

Leia Também: Hospital da Cruz Vermelha admite irregularidades na seleção para vacinar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório