Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Rejeitadas pela mãe, crias de urso polar recebem cuidados 24h por dia

As crias estão a ser cuidadas num jardim zoológico na Rússia. Desde que nasceram, em dezembro, têm uma equipa de seis pessoas focada na sua sobrevivência.

Notícias ao Minuto

09:12 - 22/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Urso

Manicure, massagens, leite aquecido e atenção 24 horas por dia são alguns dos exemplos dos cuidados que a equipa de um jardim zoológico na Rússia presta para cuidar de duas crias de urso polar que foram rejeitadas pela mãe.

A equipa do Gelendzhik Safari Park que cuida das crias é constituída por quatro 'mães' adotivas e dois veterinários. Desde o início de dezembro, esta equipa trabalha sem parar para que este macho e esta fêmea, que ainda não têm nome, consigam sobreviver.

As primeiras seis semanas dos pequenos - filhos de Seryozhka, de sete anos, e de Sedov, de 18 anos - foram as mais difíceis, com os cuidadores a terem de redobrar cuidados para que os animais mantivessem uma temperatura corporal estável e recebessem a quantidade adequada de alimento.

"Nunca houve nenhum caso de criação de filhotes de urso polar rejeitados pela mãe num zoológico russo, esta é a primeira experiência para nós. No mundo, houve apenas cinco casos de sucesso de filhos de urso polar criados desde o nascimento em cativeiro. Espero que tenhamos sucesso", indicou Yelena Milovidova, vice-diretora do parque de Gelendzhik, citada pelo Siberian Times.

A equipa do zoo tentou ordenhar Seryozhka, a mãe das crias, ensinando-a a ficar de pé para que os profissionais pudessem retirar o leite, mas o animal não foi paciente. A equipa conseguiu, porém, tirar um pouco de sangue da mãe para que o soro sanguíneo pudesse ser administrado nas crias, dando-lhes o reforço de imunidade que habitualmente se adquire através do leite materno.

Os pequenos ursos já conseguem abrir os olhos e pesam cerca de 4 quilos cada, esperando-se que dupliquem o peso nas próximas semanas.

Veja, no vídeo acima, as imagens adoráveis destas crias.

Leia Também: Zoo de Santo Inácio em Vila Nova de Gaia recebeu 12 novos animais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório