Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Zoo de Santo Inácio em Vila Nova de Gaia recebeu 12 novos animais

O Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, recebeu uma zebra e oito cervicapras, vindas de França, e três suricatas, provenientes da Holanda, 12 novos habitantes que podem ser visitados todos os dias, foi hoje revelado.

Zoo de Santo Inácio em Vila Nova de Gaia recebeu 12 novos animais
Notícias ao Minuto

11:29 - 12/01/21 por Lusa

País Animais

Vila Nova de Gaia, Porto, 12 jan 2021 (Lusa) - O Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, recebeu uma zebra e oito cervicapras, vindas de França, e três suricatas, provenientes da Holanda, 12 novos habitantes que podem ser visitados todos os dias, foi hoje revelado.

Os novos moradores do Zoo Santo Inácio "estiveram cerca de um mês a ambientar-se na perfeição aos novos habitats, ao novo 'staff', às novas rotinas e aos colegas de casa", refere o zoo, em comunicado, salientando que "o intercâmbio de animais entre parques zoológicos é gratuito e pretende promover a reprodução, de modo a assegurar novos membros geneticamente puros, a conservação das espécies e a continuidade da biodiversidade".

"A chegada de novos animais para integrar grupos já existentes e com o objetivo de reprodução, é sempre um momento entusiasmante porque nos permite sonhar com o nascimento de novos indivíduos e, consequentemente, avançar no sentido da proteção e preservação das espécies, mantendo as linhagens puras e não consanguíneas, a nossa grande missão", explica Teresa Guedes, diretora do parque zoológico.

A nova Zebra das Planícies fêmea (Equus burchellii), chegada do Zoo de La Palmyre, em França, foi colocada na "savana" e vem juntar-se a um macho de 18 anos que habita o Zoo Santo Inácio há 11 anos.

"Esta zebra francesa passou por um período de adaptação mais longo, pelo facto de partilhar o habitat exterior com outras espécies, como os rinocerontes", refere a responsável.

Já os dois machos e seis fêmeas cervicapras (Antilope cervicapra), mamíferos originários da Índia e do Paquistão e classificados como Quase Ameaçadas de Extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), foram inseridos no habitat dos animais asiáticos, onde já se encontrava previamente um macho, desde 2016, completando, assim, o grupo de nove indivíduos desta espécie.

Os dois pequenos suricatas machos e a fêmea (Suricata suricatta), chegados de um zoo da Holanda, foram introduzidos no habitat exclusivo destes mamíferos, juntando-se a uma fêmea que habita no "Santo Inácio" há dois anos.

"A chegada de novos animais é um momento muito importante para o Zoo Santo Inácio. São muitos os fatores de risco que queremos que sejam nulos ou quase inexistentes. Desde já o transporte, uma situação desconhecida pelos animais e que requer bastantes cuidados e controle, a descarga de todos os animais em segurança e cuidado, e, depois, toda a adaptação dos novos animais a toda uma nova realidade", esclarece Teresa Guedes.

Os novos habitantes juntam-se aos 600 animais que habitam neste zoo no distrito do Porto, que pode ser visitado todos os dias, das 10:00 às 17:00.

Leia Também: Associações zoófilas pedem mudança de tutela de animais de companhia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório