Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal bate novo recorde e ultrapassa os 600 mil casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal bate novo recorde e ultrapassa os 600 mil casos
Notícias ao Minuto

08:12 - 22/01/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Tem início hoje no país mais um conjunto de medidas adicionais que visam combater a propagação do vírus. A primeira é o fecho das escolas. A medida há muito solicitada foi esta quinta-feira confirmada por António Costa, referindo que todas as escolas de todos os níveis de ensino, bem como creches e ateliês, vão estar fechadas durante os próximos 15 dias.

A partir das 20h desta sexta-feira, entra também em vigor a proibição de circulação entre concelhos. Há, contudo, uma exepção a quem tenha que se deslocar para exercer o seu direito de voto nas eleições de domingo.

Entretanto, o primeiro-ministro anunciou também, que a partir de amanhã haverá uma interrupção total de voos entre Portugal e Reino Unido, com exceção daqueles que forem de natureza humanitária para repatriar cidadãos portugueses e britânicos.

Portugal continua a somar números preocupantes de infetados e mortos por Covid-19, tendo batido um novo recorde de óbitos esta quinta-feira com 221 vítimas mortais.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h20 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar toda a atualidade sobre a Covid aqui.

15h12 - A Alemanha confirmou hoje o primeiro caso de Covid-19 da variante detetada no Brasil. Trata-se de uma pessoa que aterrou, na quinta-feira, no aeroporto de Frankfurt, oriundo de um voo do Brasil.

15h04 - O Chile contabiliza mais 4.956 casos e 84 mortos nas últimas 24 horas. No total, o país regista 690.066 casos e 17.786 mortes.

14h57 - Flávio Furtado usou esta sexta-feira as redes sociais para atualizar os seguidores sobre o seu estado de saúde. Uma semana depois de ter revelado estar infetado com a Covid-19, o comentador do programa 'Big Brother' revela que está com uma pneumonia.

14h51 - O Hospital de Santo António, no Porto, regista hoje taxas de ocupação covid-19 entre os 80% e os 85%, revelou o diretor clínico, garantindo que tem sido praticada uma medicina "muito longe do que se chama medicina de catástrofe".

14h46 - O líder do PSD, Rui Rio, acusou hoje o Governo de totalitarismo marxista por proibir as aulas digitais no ensino privado, o que "nada tem a ver com a defesa do interesse público" para conter a epidemia de covid-19.

14h36 - A Guiné-Bissau registou na quinta-feira mais oito casos positivos de covid-19, aumentando o total acumulado para 2.525, anunciou hoje o Alto-Comissariado para a Covid-19.

14h30 - O ministro da Educação afirmou hoje que o ensino presencial é prioritário e que é preciso evitar "uma sobrevalorização do ensino à distância" após a pandemia da covid-19. "Por muito que tenhamos que preparar o ensino à distância, temos necessariamente que ter como prioridade o ensino presencial, porque podemos começar a ter uma mensagem que corresponde a uma sobrevalorização do ensino à distância até para os tempos pós-pandemia", disse Tiago Brandão Rodrigues.

14h25 - Os técnicos de emergência hospitalar queixam-se de falta de equipamentos como monitores de sinais vitais nas ambulâncias do INEM e dizem que há equipamento de proteção individual inadequado e que pode potenciar o contágio.

14h14 - Portugal regista 234 mortos diários e 13.984 infetados. Desde o início da pandemia, o nosso país já registou 609.136 infeções e 9.920 óbitos.

14h10 - A provedora de Justiça Europeia, Emily O'Reilly, iniciou hoje uma investigação aos contratos para compra de vacinas para a covid-19 celebrados entre a Comissão Europeia e várias farmacêuticas, na sequência de queixas recebidas por uma organização não-governamental (ONG).

13h58 - Foi feito esta sexta-feira um novo balanço da vacinação em Portugal, revela o SNS que já foram administradas 212 mil vacinas contra a Covid-19

13h52 - OMS prevê reduzir preço dos testes nos países em vias de desenvolvimento. Através dos programas UNITAID e FIND, a organização anunciou hoje um acordo que pode reduzir a metade o preço dos testes médicos ao Covid-19 que vão ser produzidas para os países em vias de desenvolvimento

13h48 - O sindicato dos técnicos de emergência pré-hospitalar criticam a falta de coordenação que faz com que as ambulâncias se acumulem nas urgências dos hospitais e diz que já propôs equipas de reforço, mas não recebeu resposta

13h43 - Hospital de Santarém está a instalar duas estruturas modulares junto às Urgências, para reforçar, a partir do início de fevereiro, a capacidade de resposta, geral e pediátrica, aos utentes suspeitos ou infetados com o novo coronavírus.

13h39 - Cristina Ferraz é uma jovem enfermeira madeirense que teve de "aprender rapidamente a lidar com a morte" nos cuidados intensivos de covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e um dos muitos rostos de um "esforço descomunal" diário.

13h28 - Cultura: O protesto pelo futuro da cultura, previsto para dia 30, vai realizar-se online face à impossibilidade de sair à rua devido ao confinamento decretado para diminuir o contágio de Covid-19, anunciou a organização.

13h26 - Balanço global: A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.092.736 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11h00.

13h25 - Eleições: O Governo admitiu hoje, a dois dias das presidenciais, que ainda há dificuldades a formar mesas de voto em 15 concelhos, efeito da pandemia de Covid-19, mas garantiu que todas irão funcionar no domingo.

13h24 - Hospital de Santo António no Porto com 3.510 vacinados até ao fim do mês. O Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) conta ter até, ao final da próxima semana, 3.510 profissionais vacinados contra a covid-19, num processo com um registo "relativamente banal" de efeitos secundários adversos, disse hoje o diretor clínico.

12h59 - O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, já provocou a morte de seis utentes, sendo que outros seis idosos se encontram hospitalizados "em estado grave", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

12h57 -A polícia britânica interrompeu, esta noite, um casamento com 400 convidados. Os agentes visitaram uma escola em Stamford Hill, a norte de Londres, pelas 21h15, e descobriram que estava a decorrer um evento no local. O casamento estava a decorrer na Yesoday Hatorah Senior Girls' School, escola que se transformou recentemente num centro de testes à Covid-19.

12h55 - O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves acusou hoje o ministro da Educação de "ataque à liberdade" de aprender e de ensinar e de fazer um nivelamento "por baixo de toda a população".

"Não há nenhum tipo de justificação para combate à pandemia que impeça (...) que ocorram aulas 'online'. Isto é importantíssimo e o senhor Presidente da República tem de sair imediatamente do seu silêncio cúmplice e fazer ver que o estado de emergência, que ele próprio decretou, não permite isto", afirmou o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal (IL).

12h40 - O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado considerou hoje "inaceitável e inqualificável" que o Governo tenha encerrado as Lojas do Cidadão, esquecendo-se das Conservatórias, onde há "milhões de atendimentos" presenciais e deviam ter sido alvo de fecho.

12h35 - O presidente do CDS-PP acusou hoje o Governo de ter dado "duas semanas de avanço" à covid-19, e considerou que as medidas anunciadas na quinta-feira, como o fecho das escolas, "pecam por tardias".

"Eu acho que as medidas anunciadas pelo Governo ontem [quinta-feira] pecam por tardias, uma vez mais. O Governo continua a demonstrar uma incapacidade de planeamento e previsão que tem custado caro aos portugueses, e cuja fatura se paga com mortes diárias acima dos 150 cidadãos", afirmou Francisco Rodrigues dos Santos.

12h30 - A GNR já tinha feito o aviso e agora é a DGS a relembrá-lo. "Não é possível pedir a marcação da sua vacina para a Covid-19" por isso "se lhe baterem à porta para fazer um rastreio à #COVID19 ou à sua vacinação ou oferecer serviços de telecomunicações, desconfie e contacte a GNR".

12h20 - O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que agrega os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, tem 103 profissionais de saúde infetados com covid-19, revelou hoje o conselho de administração.

12h10 - A vacinação contra a covid-19 de cerca de duas centenas de pessoas afetas à missão de Portugal para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, no verão, está em cima da mesa, disse à Lusa o Comité Olímpico de Portugal.

"Essa questão [de vacinar atletas e equipa técnica integrados no programa olímpico] já foi suscitada à Direção-Geral da Saúde, naturalmente solicitando que os atletas e toda a missão possam ter acesso à vacina em tempo de poder estar sem quaisquer problemas nos Jogos", revelou o secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Araújo.

12h00 - O presidente da Câmara de Gavião, no distrito de Portalegre, José Pio, está infetado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e vai cumprir "rigorosamente" o isolamento profilático, revelou hoje o próprio à agência Lusa.

11h55 - O Real Madrid anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta sexta-feira, que Zinedine Zidane foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus.

A notícia surge menos de 48 horas depois de o antigo internacional francês ter orientado o conjunto merengue na derrota com o Alcoyano, por 1-2, que ditou o afastamento dos 16-avos-de-final da Taça do Rei.

11h49 - O protesto pelo futuro da cultura, previsto para dia 30, vai realizar-se 'online' face à impossibilidade de sair à rua devido ao confinamento decretado para diminuir o contágio de covid-19, anunciou hoje a organização.

11h44 - Na primeira semana de 2021 - de 4 a 10 de janeiro - registaram-se, de acordo com o INE, "3.634 óbitos, mais 563 óbitos relativamente à última semana de 2020 (3.071 óbitos) e mais 830 que a média de 2015-2019". Do total de óbitos estes dias, 729 foram por Covid-19, "correspondendo a 20,1% do total".

11h40 - A Associação Nacional de Bombeiros e Agentes da Proteção Civil (Fénix) congratulou-se hoje com a possível inclusão destes profissionais nos prioritários para a vacinação covid-19, lembrando que esta mudança é o assumir de um erro.

11h25 - A Universidade de Évora (UÉ) anunciou hoje a suspensão de "todas as atividades de avaliação presenciais", como "medida adicional" para "evitar um maior número de casos de covid-19".

11h24 - Os cinco surtos ativos em lares de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, já causaram 20 mortos e mais de duas centenas de pessoas continuam infetadas, segundo o mais recente boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.

11h22 - A Câmara da Figueira de Foz determinou o encerramento da marginal Figueira-Buarcos e passadiços, numa ação conjunta com PSP e Polícia Marítima, para evitar aglomeração de pessoas, na sequência da pandemia de covid-19, disse hoje o presidente da autarquia.

11h20 - O SNS partilhou no Twitter imagens da vacinação contra a Covid-19, que decorre no país.

11h15 - A Câmara de Faro interditou hoje o acesso à praia de Faro, parques de estacionamento da zona, e áreas pedonais e de lazer do concelho para "diminuir a probabilidade de propagação" da pandemia de covid-19, anunciou a autarquia algarvia.

11h11 - Em declarações à RTP, o especialista em projeções Carlos Antunes refere que, em fevereiro, Portugal deverá registar mais de 17 mil casos de infeção por dia.

11h07 -A PSP de Cascais ordenou esta sexta-feira o fecho do colégio St. Dominic's International School, em São Domingos de Rana, Cascais. Segundo avança a TVI, a escola abriu para que se realizasse um exame do 10.º ano com a presença de 42 alunos.

10h58 - Os países mais desfavorecidos terão um acesso mais fácil a testes antigénicos rápidos, uma ferramenta básica para tentar travar a pandemia de covid-19, e a metade do preço atual, anunciou hoje a Unitaid.

10h50 - António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, deu sangue na manhã desta sexta-feira e disse que quer "mostrar que o Serviço Nacional de Saúde funciona para além da própria pandemia".Questionado pelos jornalistas sobre a vacinação dos políticos como prioritária, Lacerda Sales respondeu que "há diferentes fases de vacinação". "Penso que a atividade política deverá ser inserida nos serviços críticos".

"Penso que é normal, ainda por cima na altura da presidência portuguesa, o grau de responsabilidade que tal situação exige, eu penso que é muito normal que possam ser adequados. Deveriam integrar os serviços críticos, tal como as forças de segurança, por exemplo", disse.

10h30 -O Sporting recebeu, pela manhã desta sexta-feira, autorização da parte da Direção Geral da Saúde (DGS) para utilizar Nuno Mendes e Sporar no encontro da final da Taça da Liga, diante do Sporting de Braga. O Desporto ao Minuto confirmou que o lateral-esquerdo e o avançado poderão, assim, atuar no estádio Dr. Magalhães Pessoa, depois de terem falhado a meia-final da prova, diante do FC Porto, devido à polémica dos "falsos positivos".

10h20 - A Hungria aprovou vacina Sputnik V e será o primeiro país da UE a adquiri-la. O regulador de saúde da Hungria aprovou o uso desta vacina, e a da Astazeneca, também esta semana, embora a Agência Europeia do Medicamento ainda não tenha dado 'luz verde' a nenhuma delas.

10h08 - A Associação Académica de Coimbra (AAC) mostrou-se hoje preocupada com a indefinição das avaliações dos estudantes do ensino superior, após as medidas de suspensão da atividade letiva nas universidades.

09h47 - Já foram publicados três diplomas que alteram a regulamentação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República.O decreto procede, "desde logo, à suspensão das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos" e ainda à "adoção das medidas que sejam necessárias para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar".

09h40 -Dois professores, que tiveram que continuar a leccionar em plena pandemia no Reino Unido, morreram vítimas da Covid-19. Donna Coleman regressou à escola após o governo ter decretado a reabertura das mesmas em setembro. Alan Fitchett morreu em abril depois de ter preferido continuar a trabalhar ao invés de se reformar.

A família das duas vítimas mortais querem que a morte dos dois professores sirva para provar que estes profissionais devem fazer parte da lista de pessoas prioritárias a receberem a vacina contra a Covid-19.

09h25 -Ao sexto dia de isolamento após ter ficado infetada com a Covid-19, Romana voltou a piorar e os sintomas voltaram a agravar-se. Os sintomas de Romana têm tido oscilações e hoje é um dos seus piores dias com a doença. Romana diz estar "bastante em baixo".



09h10 - O grupo de trabalho para o plano de vacinação contra a covid-19 está a preparar uma proposta para incluir os políticos e os bombeiros entre os prioritários a vacinar.

Francisco Ramos explica que a Direção-Geral da Saúde já fez uma primeira proposta e, dentro da 'task force', "está a trabalhar-se no sentido de chegar a uma definição final".

09h00 - A partir de hoje, as escolas estão encerradas por decisão do Governo, numa tentativa de conter a propagação da Covid-19. Assim sendo, e à semelhança do primeiro confinamento, o Executivo decidiu atribuir um apoio excecional à família, atribuído aos pais de menores de 12 anos. Se é um dos beneficiários destes apoios, esclareça aqui as dúvidas quanto ao mesmo.

08h40 - Os resultados de um estudo liderado pela Northern Arizona University e pelo Translational Genomics Research Institute (TGen), publicados na revista Cell Reports Medicine, sugerem que o sistema imunitário de pessoas infetadas com o vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, pode contar com anticorpos criados durante infeções prévias de outros coronavírus.

08h30 - A pastelaria Don Marco, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, vai deixar à porta "pão e bolos" para quem mais precisa poder levar gratuitamente. A iniciativa solidária tem início esta sexta-feira e mantém-se durante o confinamento devido à pandemia da Covid-19.



08h20 - O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Bragança, deteve, esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, um casal - de 59 e 60 anos -, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito, no âmbito da pandemia de Covid-19, no concelho de Vila Flor. Ambos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Flor.

07h50 - A administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) disse à Lusa que cabe ao Algarve Biomedical Center (ABC) pedir o reembolso dos 30 ventiladores avariados, mas esta entidade descarta responsabilidades e remete o processo para o CHUA.

07h41 - A Índia registou 163 mortes por covid-19 e 14.545 casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 10,6 milhões de casos do novo coronavírus (10.625.428), mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos.

07h35 -A Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 17.862 casos de infeção e 859 mortes provocadas pela Covid-19. Com este último valor, o país germânico ultrapassa as 50 mil mortes no país.

07h30 - Menos alunos, menos transportes. Os transportes rodoviários da Área Metropolitana de Lisboa (AML) serão reduzidos para corresponder à frequência com que circulam durante as férias escolares, na sequência do anúncio, pelo Governo, de encerramento das escolas a partir de hoje

07h27 - A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20h00 de hoje e as 05h00 de segunda-feira no território continental, com algumas exceções previstas, entre as quais votar nas eleições presidenciais de domingo.

07h20 - Os Estados Unidos registaram 4.045 mortos e 192.079 infetados com o novo coronavírus em 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h15 - O México registou 1.803 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país que contabiliza agora 146.174 óbitos desde o início da pandemia.

07h12 - Todas as escolas de todos os níveis de ensino estão encerradas a partir de hoje e durante duas semanas, uma medida anunciada na quinta-feira pelo Governo para conter a pandemia de covid-19.

07h10 - Japão reforçou hoje a ideia de realizar os Jogos Olímpicos previstos para este verão na capital japonesa, apesar dos rumores sobre o seu possível cancelamento, devido à gravidade da situação pandémica no país e no resto do mundo.

07h08 - O Governo está a preparar um fundo de apoio extraordinário para ajudar o desporto a ultrapassar a crise provocada pela pandemia de covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

07h07 - A escassez de vacinas contra a pandemia de covid-19 levou hoje a que alguns locais de vacinação na cidade de Nova Iorque começassem a cancelar ou adiar o processo de vacinação que o presidente norte-americano, Joe Biden, jurou reverter.

07h05 - O Governo do Japão aprovou hoje uma série de projetos de lei para penalizar pessoas e empresas que não cumprem as medidas contra a covid-19, numa altura em que o país está a atravessar a sua terceira e pior vaga até agora.

07h04 - A China registou 103 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, 94 dos quais são contágios locais. As autoridades chinesas redobraram os esforços para conter os surtos. Várias áreas foram isoladas e estão a ser efetuados testes em massa à população, numa tentativa de refrear a curva dos casos.

07h02 - A Colômbia ultrapassou na quinta-feira as 50 mil mortes por covid-19, que já infetou quase dois milhões de pessoas naquele país sul-americano onde ainda não arrancou a campanha de vacinação.

07h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para aceder às notícias da tarde de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Escolas fecham 15 dias; Governo dá apoio "idêntico" a abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório