Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Voos interrompidos entre Portugal e Reino Unido a partir de sábado

"Governo decidiu interromper totalmente o voos para o Reino Unido e do Reino Unido para Portugal das 00h00 do próximo sábado", indicou esta noite o primeiro-ministro, António Costa, no final de uma reunião informal do Conselho Europeu.

Voos interrompidos entre Portugal e Reino Unido a partir de sábado

O primeiro-ministro português indicou esta quinta-feira que os parceiros europeus manifestaram "preocupação" relativamente à propagação do novo coronavírus, especialmente por causa da nova variante oriunda do Reino Unido, "em especial nos países que têm relações mais próximas" com o país, como é o "caso de Portugal".

"O Governo decidiu, portanto, interromper totalmente o voos para o Reino Unido e do Reino Unido para Portugal das 00h00 do próximo sábado, por forma a diminuir os riscos de contágio com base na nova variante", explicou, indicando que a exceção são os voos humanitários, "para assegurar o repatriamento de portugueses que desejem regressar a Portugal, ou de cidadãos britânicos que desejem regressar ao Reino Unido".

António Costa anunciou esta medida após ter participado por videoconferência numa cimeira informal de líderes da União Europeia destinada a coordenar entre os Estados-membros as medidas de combate à Covid-19.

O primeiro-ministro salientou que foi decidido "manter as fronteiras abertas" entre os diferentes Estados-membros, indicando que se tratou de "uma decisão coletiva".

"Relativamente a países terceiros, a decisão foi de manter as medidas que existem de controlo da pandemia", acrescentou. "Não fazia sentido impor essa medida [encerrar fronteiras], porque o grau contaminação dos diversos países tem variado em termos de incidência", explicando que não foi encontrada relação entre os picos de contaminação e o encerramento de fronteiras, até na primeira vaga.

Leia Também: "Estes 15 dias serão compensados Carnaval, na Páscoa e no final do ano"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório