A Segurança Social já tem um novo site, em linha com o que foi anunciado na semana passada. Na prática, este novo portal junta o site informativo do Instituto da Segurança Social (ISS) e o da Segurança Social Direta.
"Bem-vindo ao novo portal da Segurança Social, que reúne o Portal Informativo e a Segurança Social Direta num único sítio, reorganizando os conteúdos e facilitando a pesquisa de informação", pode ler-se num comunicado divulgado pelo organismo.
Pode aceder ao novo site aqui.
O que mudou?
"Com um design moderno e uma navegabilidade mais intuitiva, foram criadas novas áreas, que representam a linha da vida do cidadão, com todas as informações e serviços da Segurança Social que acompanham as diversas fases da vida", pode ler-se na mesma nota divulgada.
Este portal, prossegue a mesma informação divulgada, "pretende facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Segurança Social, através de uma interação mais simples e com cada vez mais serviços disponíveis online, que permitem a efetuação de pedidos ou a consulta de processos pessoais, dispensando a ida a um serviço de atendimento para tratar de um assunto".
O lançamento deste novo site, refira-se, tinha sido já noticiado pelo Notícias ao Minuto na semana passada, com o ISS a alertar para períodos de instabilidade no acesso ao portal, no fim de semana, por causa da intervenção técnica.
Uma das funcionalidades em destaque no novo site é o simulador de apoios da Segurança Social.
De recordar que a Segurança Social anunciou, em maio, o lançamento de um simulador que revela a que apoios sociais ou subsídios pode ter direito. "Trata-se de uma nova ferramenta digital que pretende simplificar o acesso à informação sobre as prestações sociais disponíveis", explicou na altura o ISS.
"Com um funcionamento intuitivo, o simulador permite ao cidadão conhecer, de forma simples e rápida, a que prestações sociais pode eventualmente ter direito, com base nos dados introduzidos, não sendo o resultado vinculativo", explica ainda o ISS.
O que vai precisar? Segundo o ISS, para poder responder às perguntas do simulador da forma mais correta possível, irá precisar de algumas informações, as quais pode consultar aqui ao iniciar o preenchimento, que demora, em média, sete minutos.
"Este simulador abrange a maioria das prestações da Segurança Social. Os resultados apresentados dependem exclusivamente dos dados que introduzir e não são vinculativos", ressalva o organismo.
Além disso, as "prestações apresentadas nos resultados das simulações respeitam à pessoa que está a efetuar a simulação e respetivos dependentes", sendo que "para os restantes elementos do agregado familiar saberem as prestações a que podem ter direito, como por exemplo o subsídio de desemprego, devem ser os próprios a simular".
Leia Também: Segurança Social vai lançar novo site na próxima semana (e deixa aviso)