Um cidadão espanhol de 45 anos, que era procurado pelas autoridades judiciárias de Espanha, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), esta quarta-feira, em Bensafrim, no concelho de Lagos. O homem é suspeito de crimes de ameaça agravada, ofensa à integridade física agravada, detenção de arma proibida.
Em comunicado, a PJ dá conta de que os factos ocorreram em 2028, na província de Cáceres, quando "o detido desenvolveu uma relação de conflitualidade com os seus vizinhos", tendo "ameaçado de morte várias pessoas e praticou várias agressões", onde chegou a espancar "uma das vítimas com uma pedra no crânio, o que lhe causou ferimentos graves".
"Além das ameaças feitas pessoalmente, recorreu também às redes sociais para ameaçar magistrados judiciais e elementos da Guardia Civil", refere.
O homem foi condenado a uma pena de quatro anos e cinco meses de prisão, "que acabou por não cumprir por se ter evadido, aproveitando uma saída precária do estabelecimento prisional onde cumpria pena".
Após a fuga, o cidadão espanhol refugiou-se no sul de Portugal, tendo sido localizado e detido esta quarta-feira pela Polícia Judiciária.
Vai ser presente no Tribunal da Relação de Évora, "com vista à sua extradição".
Leia Também: Seis detidos por corrupção na compra de sistemas informáticos através do PRR