Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Colaborador de Giuliani disse que perdão de Trump custaria 1,7 milhões

Um antigo agente da CIA condenado a uma pena de prisão procurou obter um indulto do presidente.

Colaborador de Giuliani disse que perdão de Trump custaria 1,7 milhões
Notícias ao Minuto

21:30 - 18/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Donald Trump

Um colaborador de Rudy Giuliani, o advogado de Donald Trump, disse a um antigo agente da CIA que um perdão de Donald Trump “custaria dois milhões de dólares” (1,7 milhões de euros), revelou este domingo o The New York Times.

John Kiriakou, que em 2012 foi condenado a cumprir uma pena de prisão por ter divulgado a identidade de outro agente da CIA envolvido em tortura, contou ao Times que se riu do valor referido pelo colaborador de Giuliani.

“Dois milhões de dólares? Está louco? Mesmo que tivesse dois milhões de dólares não iria gastá-los para recuperar uma reforma de 700 mil dólares”, respondeu Kiriakou ao colaborador de Giuliani.

O antigo agente da CIA afirma que o tema do perdão presidencial surgiu durante um encontro com Rudy Giuliani no hotel Trump International no ano passado, que terá “envolvido muito álcool”. Quando Giuliani foi à casa de banho, o seu colaborador disse a Kiriakou que o indulto “custaria dois milhões de dólares”.

Giuliani negou esta versão dos acontecimentos ao The New York Times, frisando que não negociava perdões porque já representava Donald Trump. Acrescentou que tinha ouvido que estavam a ser oferecidos valores elevados pelos indultos do presidente, mas assinalou que não precisa do dinheiro. “Tenho dinheiro suficiente. Não estou a passar fome”.

A reportagem da publicação norte-americana detalhou um lobby generalizado e, em alguns casos, lucrativo por parte de quem procura receber um perdão de Trump nos derradeiros dias da sua presidência.

O Times informa que alguns dos aliados de Trump têm conseguido dezenas de milhares de dólares – ou até mais, como sugere o caso de John Kiriakou – através de pedidos para perdões do presidente.

Segundo a CNN, Donald Trump deve conceder cerca de 100 indultos e comutações de penas de prisão no último dia do seu mandato, esta terça-feira.

Leia Também: Trump prepara-se para conceder 100 indultos no último dia do seu mandato

Recomendados para si

;
Campo obrigatório