Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

África do Sul informou tarde encerramento de fronteiras, diz Moçambique

O Serviço Nacional de Migração de Moçambique (Senami) disse hoje que as autoridades sul-africanas comunicaram "tarde" o encerramento das fronteiras entre os dois países, em vigor desde segunda-feira.

África do Sul informou tarde encerramento de fronteiras, diz Moçambique
Notícias ao Minuto

11:09 - 13/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"A informação chegou tardiamente cá deste lado. Em condições normais, era preciso comunicar com antecedência para podermos informar os nossos concidadãos que as viagens para a África do Sul estão restritas", afirmou o porta-voz do Senami, Celestino Matsinhe, em declarações à emissora pública Rádio Moçambique.

Celestino Matsinhe não indicou a data em que as autoridades moçambicanas receberam a comunicação sobre a decisão de encerramento parcial das fronteiras com a África do Sul, assinalando que a medida vigora desde o dia 12 deste mês até 15 de fevereiro.

As autoridades sul-africanas decidiram encerrar parcialmente as fronteiras com os países vizinhos devido ao recrudescimento da pandemia de covid-19 na África Austral.

Com a medida, apenas é permitida a entrada ou saída da África do Sul de mercadorias, doentes para atendimento médico urgente, o regresso dos cidadãos do país, residentes permanentes ou outros com visto válido, diplomatas e estudantes estrangeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório