Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Secretário de Estado dos EUA realiza esta semana última viagem oficial

A viagem do secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Mike Pompeo, a Bruxelas, a realizar esta semana, será a última do norte-americano no cargo, anunciou hoje o Departamento de Estado do país.

Secretário de Estado dos EUA realiza esta semana última viagem oficial
Notícias ao Minuto

06:41 - 12/01/21 por Lusa

Mundo EUA

A uma semana da tomada de posse do Presidente eleito, o democrata Joe Biden, marcada para dia 20 de janeiro, Pompeo visitará Bruxelas quarta e quinta-feira.

Durante a visita, o chefe da diplomacia norte-americana encontrar-se-á com o chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, e com a ministra dos Negócios Estrangeiros belga, Sophie Wilmès.

Pompeo deverá regressar então a Washington, pondo um fim às viagens realizadas ao estrangeiro durante os dois anos e meio em que desempenhou o papel de secretário de Estado da administração do Presidente cessante, Donald Trump.

"O secretário Pompeo sublinhará a importância duradoura da parceria transatlântica, defenderá o sucesso contínuo da NATO na salvaguarda da comunidade transatlântica e na adaptação aos novos desafios de segurança e reafirmará a força das relações bilaterais entre os Estados Unidos e a Bélgica", referiu o Departamento de Estado num comunicado.

Antigo chefe da CIA, Pompeo foi nomeado para o cargo em 2018, depois de Trump afastar o seu antecessor, Rex Tillerson.

As visitas anteriores de Pompeo a Bruxelas, sede da NATO e da União Europeia -- duas instituições que Trump desacreditou durante a sua presidência -- tiveram uma reação divisiva.

As decisões de Trump se retirar do acordo nuclear iraniano de 2015 e vários acordos e agências multilaterais suscitaram preocupações.

Pompeo não deverá visitar a sede da União Europeia durante a sua estadia em Bruxelas, devendo apenas encontrar-se com a sua homóloga belga, a antiga primeira-ministra Sophie Wilmès, antes de regressar a Washington, ainda na quinta-feira.

Recentemente, vice-presidente republicano, Mike Pence, validou o voto de 306 grandes eleitores a favor de Joe Biden contra 232 para Donald Trump, no final de uma sessão das duas câmaras, marcada pela invasão de apoiantes de Trump.

O candidato democrata Joe Biden vai ser empossado como Presidente dos Estados unidos a 20 deste mês, depois de ter vencido as eleições de 03 de novembro de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório