Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Maior nº de mortes num dia e mais 213 internados em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Maior nº de mortes num dia e mais 213 internados em Portugal
Notícias ao Minuto

07:52 - 11/01/21 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Com Portugal a atingir novos máximos de óbitos, de novos casos e de internamentos, o Governo confirmou, no sábado, o regresso a um confinamento geral, que poderá entrar em vigor já às 00h00 de quinta-feira.

Os moldes deste novo período de confinamento, que será "muito próximo daquele que aconteceu nos meses de março e abril", serão desenhados na próxima terça-feira, após reunião com epidemiologistas.

Portugal registou 5.604 novos casos e mais 122 óbitos nas últimas 24 horas, sendo o quarto dia consecutivo com um registo diário de óbitos acima de 100.

Com as eleições presidenciais à porta (no dia 24 de janeiro), o Governo anunciou, este domingo, que o voto antecipado será alargado e que existirão mais secções de voto.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h55 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências aqui.

15h50 - Mais sete utentes de lares de Viana do Alentejo (Évora) infetados com o vírus que provoca a Covid-19 morreram, um deles a primeira vítima mortal na Misericórdia da sede de concelho, revelaram hoje os provedores.

15h46 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, salientou hoje que se não se "agir com urgência" para mitigar os efeitos do aquecimento global, o mundo pode estar a entrar "no início de uma era de pandemias".

15h43 - A PSP pôs na sexta-feira fim a uma festa de aniversário num bar em Ovar, no distrito de Aveiro, com a presença de quase 20 pessoas, informou hoje aquela força policial.

15h37 - Costa quer "máxima velocidade" institucional para que país confine. O primeiro-ministro afirmou que o calendário institucional de decisão será cumprido com "grande velocidade" para que o país entre rapidamente num confinamento mais severo e defendeu que tem preparado os cidadãos para essas medidas mais restritivas.

15h32 - Eva Williams, de dez anos, morreu vítima de um cancro cerebral, depois de a pandemia ter impedido que viajasse para os EUA para receber tratamento para a doença. A menina, do País de Gales, tinha viagem marcada para Nova Iorque em abril, depois de a família ter conseguido juntar 300 mil libras para as despesas médicas.

15h28 - A Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal (FBDS) apelou hoje à vacinação urgente dos bombeiros, que diz serem o maior agente de proteção civil do país, face ao agravamento da pandemia de Covid-19.

15h20 - BioNTech prevê produzir dois mil milhões de doses de vacina até ao fim do ano. A empresa alemã de biotecnologia BioNTech estimou hoje estar em condições de produzir dois mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até ao final de 2021, muito acima do anterior objetivo de 1,3 mil milhões.

15h19 - A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) defendeu hoje ajudas diretas do Estado se houver medidas mais restritivas ao setor, o qual "já despendeu mais de 600 milhões de euros no apoio aos lojistas" devido à pandemia.

15h09 - O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias alertou hoje para a "pancada financeira" que as instituições estão a ter com a pandemia e disse que no distrito há algumas que estão abaixo da linha de água.

14h58 - Há 57 concelhos em risco extremo. Mourão continua a ser o concelho onde a situação da Covid-19 é mais crítica, com mais casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes. Confira aqui os concelhos onde a situação é mais crítica.

14h37 - O primeiro-ministro francês disse que não deverá ser excluída a hipótese de um terceiro confinamento no país, reportam os meios de comunicação franceses. "Não devemos excluir um terceiro confinamento em último recurso. Para já, os dados mais recentes indicam que o recolher obrigatório é suficiente", terá dito Jean Castex ao canal de televisão BFMTV.

14h27 - O presidente do CDS-PP responsabilizou hoje o Governo pela necessidade de um novo confinamento devido à Covid-19, e acusou o executivo de ser "incompetente", e de não ter sido "capaz de planear os efeitos desta pandemia".

14h18 - O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, disse hoje que as Forças Armadas têm ainda "muita capacidade" disponível para apoiar o Serviço Nacional de Saúde, face ao aumento significativo de casos de Covid-19 em Portugal.

14h12 - Há 3.983 pessoas hospitalizadas no país devido ao novo coronavírus, um aumento de 213 nas últimas 24 horas. Do número total de internados, 567 (mais nove) encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos.

14h08 - Portugal registou 5.604 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 122 óbitos nas últimas 24 horas, divulgou, esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde. Note-se que este é o maior número diário de mortes desde o início da pandemia.

Há registo ainda de 2.948 recuperados no último dia, elevando para 372.056 o total acumulado.

14h05 - Os diretores escolares concordam com a reativação do ensino à distância para os alunos mais velhos, mantendo os restantes na escola, mas pedem que professores e funcionários sejam considerados prioritários na vacinação contra a Covid-19.

13h47 - Mais dois utentes morreram no surto de Covid-19 no lar da Misericórdia de Mértola, entre eles o fundador desta estrutura residencial para idosos. Sobe, assim, de 19 para 21 o número de vítimas mortais.

13h40 - Um surto de Covid-19 no Lar Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, no concelho de Elvas (Portalegre), já infetou pelo menos 27 pessoas, entre utentes, funcionários e religiosas, revelou a Arquidiocese de Évora.

13h22 - Açores com novo máximo diário de 132 casos. O arquipélago diagnosticou, nas últimas 24 horas, 132 novos casos positivos de Covid-19, todos na ilha de São Miguel, o maior número diário registado desde o começo da pandemia.

O número mais elevado de diagnósticos nos Açores num só dia tinha sido verificado a 5 de dezembro, quando se registaram 105 novos casos.

13h04 - Toda a verdade sobre a nova variante do Reino Unido. Num artigo de opinião que escreveu para o Notícias ao Minuto, Laura Brum, virologista e diretora médica da SYNLAB Portugal, fala sobre "a nova variante: a Estirpe VUI-202012/01, identificada no Reino Unido".

12h57 - Um surto de Covid-19 no lar de idosos da Fundação CEBI, em Alverca do Ribatejo, regista 43 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, disse à Lusa fonte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

12h50 - Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) vão usar máscara quando discursarem nos plenários e nas reuniões das comissões especializadas, anunciou hoje o gabinete da presidência do parlamento regional.

12h45 - Após a visita ao Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, a ministra da Saúde comentou o aumento de novos casos que tem sido registado no país, admitindo que coincide com alguma abertura que aconteceu durante o período de Natal, mas não só.

"Todos os países da União Europeia estão a assistir um aumento no número de casos independentemente daquilo que tenham aplicado no mês de dezembro. Isto coincide, naturalmente, com alguma abertura que aconteceu, pela ocasião do período das festas, mas acontece também muito por força daquilo que é a própria evolução da doença e o período climatérico que estamos a atravessar", disse.

Já sobre sobre a possibilidade de uma requisição civil, a responsável pela tutela da Saúde admitiu que "é uma hipótese". "Como sabem a utilização, preferencialmente por acordo, de capacidade instalada no setor público, no setor privado e no setor social está prevista no decreto presidencial que enquadra este Estado de Emergência, e não hesitaremos em lançar mão desse mecanismo, quando não conseguirmos por acordo e obviamente nunca dispensado justa compensação, ultrapassar as dificuldades".

12h39 - "Confinamento? Não sei se será possível parar o desporto outra vez". Na antevisão do jogo entre o FC Porto e o Nacional, esta terça-feira, Sérgio Conceição manifestou preocupação com uma nova paragem."

"Não sei se será possível parar esta máquina outra vez, mas se assim tiver de ser teremos de respeitar essa decisão e continuar o nosso trabalho. Nós já temos experiência de estarmos dois meses confinados, por isso estamos já habituados. Essa experiência dentro do que é mau até correu bem, agora não desejaria que houvesse nova interrupção", afirmou.

12h36 - Nos primeiros 10 dias do ano registaram-se 70.011 novos casos de Covid-19, mais um terço do que em igual período de novembro (45.958), refletindo-se semanas depois no pico de 536 pessoas internadas, menos 22 do que agora.

12h35 - Um surto de Covid-19 num lar de uma freguesia rural de Nisa, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

12h10 - O Museu do Louvre, em Paris, o maior e mais visitado do mundo, sofreu uma quebra de 72% de visitantes em 2020, com 2,7 milhões de entradas face às 9,6 milhões registadas em 2019, segundo números oficiais.

12h09 - O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Regional da Madeira, Humberto Vasconcelos, testou positivo para a Covid-19 e está em confinamento, informou hoje a presidência do executivo madeirense.

12h00 - As próximas semanas serão "as piores" da pandemia no Reino Unido, alertou o principal conselheiro do governo britânico, Chris Whitty, em declarações à BBC.

"As próximas semanas serão as piores em termos de números no NHS [serviço nacional de saúde britânico] (...) até se ver o efeito das vacinas temos de redobrar os cuidados", alertou o conselheiro, referindo que levará semanas até que esses efeitos sejam sentidos.

11h50 - Perto de 200 alunos da Escola Secundária de Serpa (Beja), alguns enrolados em mantas e todos com várias camadas de roupa, protestaram hoje de manhã, na rua, contra o frio que sentem nas salas de aulas.

11h46 - O Governo da Madeira pretende ter a população da região vacinada contra a Covid-19 até ao final do ano ou princípio de 2022, estando excluídos do plano, entre outros, os jovens até aos 18 anos e as grávidas.

11h45 - Um surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 70 utentes e funcionários, anunciou hoje a mesa administrativa.

11h31 - Hospital São José sobe nível de contingência. O diretor clínico dos hospitais de Lisboa Central, Pedro Soares Branco, fez um balanço sobre a situação que se vive nos hospitais, em específico no S. José que passou ao nível seguinte. "Temos passado ao nível seguinte, quando sentimos uma pressão exagerada em relação às vagas das quais dispomos. Ou seja, existe um limite crítico abaixo do qual nós passamos ao nível seguinte para termos mais uma folga", explicou, em declarações aos jornalistas.

"Neste momento, estamos a entrar na oitava enfermaria. A abertura de vagas obedece a um plano pré-estabelecido, não estamos a improvisar", esclareceu, referindo que, neste momento, "há capacidade adicional de abrir mais camas de enfermaria, nesta mesma enfermaria de cirurgia que está a ser mobilizada".

Enviar mais doentes para outros hospitais?

"O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central só tem mandado para outros hospitais doentes Covid muito pontualmente e quando digo muito pontualmente é talvez abaixo dos dedos de uma mão. O que temos feito mais regularmente é referenciação de doentes médicos, mas não Covid", explicou.

11h25 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou-se satisfeito com as notícias de que uma missão internacional para estudar a origem do SARS-CoV-2 vai viajar para a China.

"Ansiamos trabalhar de perto com os nossos homólogos nesta missão para identificar a origem do vírus e o seu trajeto até entrar na população humana", escreveu Tedros Adhanom, no Twitter.

A equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pretende investigar a origem do novo coronavírus deverá chegar à China no dia 14 de Janeiro, anunciou a Comissão de Saúde da China, em comunicado.

11h10 - África registou nas últimas 24 horas mais 584 mortes por Covid-19 e 29.267 novos casos de infeção, elevando os números totais para 72.705 e 3.051.036, respetivamente, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

10h56 - Após reunir com a Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19, a ministra da Saúde divulgou, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que está prevista a entrega de "8.400 doses da vacina da Moderna ainda esta semana", sendo que ainda não está definido o dia em concreto.

Estas novas vacinas, serão "afetadas a profissionais de saúde de privados que têm colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)" no tratamento de doentes Covid-19, esclareceu a governante.

A ministra confirmou também a chegada de mais 79.950 doses da vacina BioNTech-Pfizer, esta madrugada.

Até sexta-feira, foram vacinadas 74.099 pessoas em Portugal, acrescentou a ministra da Saúde.

10h53 - Os apoios extraordinários criados no âmbito da pandemia da Covid-19 chegaram a 2,4 milhões de pessoas, de acordo com o balanço mais recente do Ministério do Trabalho e da Segurança Social. Contabilizam-se ainda 152 mil empresas com apoios pagos, de acordo com a tutela.

10h40 - Número total de infetados em Inglaterra pode ser cinco vezes superior ao reportado. Uma em cada cinco pessoas em Inglaterra poderá já ter sido infetada pelo novo coronavírus, indica um novo modelo, citado pelo The Guardian.

Isto significa que o número total de casos confirmados no país poderá ser cinco vezes superior ao oficialmente reportado pelo governo britânico. Até ao dia 3 de novembro, esta análise estima que 12.4 milhões de pessoas tenham sido infetadas, número que difere dos dados oficiais (que a 3 de novembro reportavam 2.4 milhões de contágios).

10h33 - Sabia que uma em cada três pessoas infetadas não apresenta sintomas de Covid-19? A informação foi divulgada pela Direção-Geral da Saúde, que apelou ao cumprimento das recomendações. "Use máscara, mantenha o distanciamento físico e higienize as mãos", escreveu a autoridade de saúde, no Twitter.

10h28 - Indonésia autoriza uso de emergência da vacina chinesa Coronavac. O regulador de medicamentos da Indonésia deu hoje autorização para o uso de emergência da vacina da Covid-19 produzida pela chinesa Sinovac Biotech em grupos de alto risco já no final desta semana.

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, adiantou que será a primeira pessoa a receber a vacina.

10h26 - Uma nova pesquisa reitera a importância de acompanhamento a longo prazo de pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, visto que a patologia pode causar sequelas graves tanto para saúde física como mental.

De acordo com os investigadores, 76% reportaram sofrer de pelo menos um sintoma permanente nos meses seguintes a deixarem o hospital. Fadiga ou fraqueza muscular foi denunciada por 63% dos indivíduos, 26% experienciaram insónias e 23% sofreram de depressão e de ansiedade.

10h25 - Mais dois jogadores do plantel de Jesus recuperados. Depois de Pizzi, João Ferreira, Jardel, Gonçalo Ramos e Seferovic, também Gabriel e Franco Cervi já estão recuperados do novo coronavírus.

10h10 - O Governo está a preparar um modelo de confinamento semelhante ao que o país viveu no ano passado, no início da pandemia. Como tal, saiba aqui quais os estabelecimentos que podem encerrar durante o confinamento e os apoios em cima da mesa.

09h21 - Lisboa e Vale do Tejo recruta profissionais para acelerar inquéritos epidemiológicos. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale Tejo lançou um novo recrutamento para profissionais, de preferência da área da saúde, para realizarem inquéritos epidemiológicos, avança o Diário de Notícias, que obteve confirmação por parte da ARSLVT que recusou avançar com mais dados pelo facto de o processo "estar muito no início".

O presidente da Associação Portuguesa de Médicos de Saúde Pública disse desconhecer este processo de recrutamento, mas garantiu ao jornal que "há milhares de inquéritos epidemiológicos para concluir".

09h08 - De acordo com a Reuters, o mundo ultrapassou os 90 milhões de contágios pela Covid-19 esta segunda-feira, numa altura em que os países lutam para adquirir vacinas e voltam a implementar confinamentos para combater as novas variantes do SARS-CoV-2.

08h52 - A Rússia registou 23.315 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 436 mortes nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a Rússia contabiliza 3.425.269 casos confirmados - o quarto país no mundo com mais casos - e 62.273 vítimas mortais.

08h43 - A China cancelou as celebrações do Ano Novo Lunar em várias províncias, devido a pequenos surtos de Covid-19, a fim de evitar possíveis contágios, noticiou hoje a imprensa estatal.

08h40 - A ministra da Saúde, Marta Temido, reúne-se esta segunda-feira com a Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19. A reunião será presidida, em videoconferência, pelo primeiro-ministro.

08h34 - Reino Unido preocupado com transmissão do vírus em supermercados. O país está preocupado com a propagação do novo coronavírus em supermercados e, sobretudo, com o número de pessoas que quebra as regras e não usa máscara durante as compras, disse o ministro responsável pela implementação da vacina no Reino Unido, Nadhim Zahawi, à Sky News.

08h30 - Plataforma identifica anticorpos da Covid-19 entre 10 a 12 segundos. Investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, usaram uma plataforma de biossensor à base de nanomateriais de modo a detetar, em segundos, anticorpos contra o novo coronavírus SARS- CoV-2, causador da doença da Covid-19.

08h29 - O Hospital de Southend, no Reino Unido, está a chegar ao seu limite de botijas oxigénio dado o aumento de doentes internados com Covid-19, avança a BBC. Os responsáveis por este centro de saúde dizem que estão a tentar controlar a situação.

08h22 - França deve considerar encerrar fronteiras com Reino Unido, diz epidemiologista. Arnaud Fontanet, que é também membro do Conselho Científico do governo francês, considerou que o Executivo deve considerar encerrar a fronteira com o Reino Unido e outros países onde seja elevada a presença da nova variante, reporta o The Guardian.

08h15 - Com o regresso a um confinamento geral no país, Paulo Portas previu, no seu espaço de comentário semanal na TVI, que o Estado de Emergência deva vigorar até dia 13 fevereiro, contando com mais duas renovações.

Contudo, o ex-ministro recordou que "depois há o problema do Carnaval, que tem ponte, o que pode prolongar a necessidade do decreto do Estado de Emergência.

08h09 - A lavagem das mãos é simples de executar e continua a ser uma das medidas mais eficazes para travar a transmissão do vírus, alertou a DGS na sua página oficial de Facebook.

08h02 - Governo antecipa confinamento. De acordo com o jornal Público, o novo confinamento geral, anunciado pelo Governo este sábado, entrará em vigor às 00h00 de quinta-feira, 14 de janeiro, antecipando em dois dias a data prevista para a entrada em vigor do novo Estado de Emergência.

A decisão deve-se à urgência de travar a excessiva subida de novos casos. O Conselho de Ministros deverá aprovar as regras para a nova fase de confinamento na quarta-feira à tarde, depois de, durante essa manhã, a Assembleia da República aprovar a autorização para que o Presidente da República assine o decreto de novo estado de emergência.

08h00 - A Dinamarca está a desenvolver um 'passaporte' digital de vacinação para quem já foi imunizado contra a Covid-19, numa medida que pretende facilitar as viagens durante a pandemia tendo em conta que os países deverão começar a pedir esse comprovativo.

07h58 - Os Estados Federados da Micronésia, um dos poucos países do mundo poupados até aqui ao novo coronavírus, registaram o primeiro caso de Covid-19 desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades sanitárias.

07h35 -Joe Biden recebe, esta segunda-feira, a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A administração da segunda dose da vacina acontece três semanas depois de o presidente eleito dos Estados Unidos ter recebido a primeira dose, momento que foi gravado e emitido nas televisões norte-americanas como forma de incentivar outros a fazer o mesmo.

07h26 - A Alemanha registou mais 12.497 casos e 343 mortos nas últimas 24 horas. Segundo dados do Instituto Robert Koch, atualizados à meia noite desta segunda-feira, os dados acumulados indicam agora que, desde o início da pandemia, já se registaram 1.921.024 e 40.686 mortes.

07h15 - OMS inicia visita à China na quinta-feira. A equipa de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) responsável por investigar a origem do novo coronavírus vai iniciar na quinta-feira a visita à China, inicialmente prevista para a semana passada, informaram as autoridades chinesas.

07h14 - Japão deteta uma nova estirpe em passageiros vindos do Brasil. As autoridades sanitárias do Japão detetaram uma nova estirpe do vírus que provoca a Covid-19 distinta das identificadas no Reino Unido e África do Sul, em passageiros provenientes do Brasil.

07h10 - Enquanto dormia

07h00 - Bom dia! Pode acompanhar neste registo as incidências relacionadas com o SARS-CoV-2. Clique aqui para recordar o anterior.

Leia Também: AO MINUTO: "Pacto de confiança não funcionou". Vacina é "escolha ética"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório