Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais 7.497 casos após acerto de dados; Surf proibido na Nazaré

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Mais 7.497 casos após acerto de dados; Surf proibido na Nazaré

Esta quarta-feira marca o dia em que entra em vigor o confinamento parcial em 121 concelhos do território continental onde existe "risco elevado de transmissão da Covid-19". À população destes concelhos - pode consultar aqui a lista -, aplica-se o dever de permanência em casa, exceto para deslocações autorizadas, como compras, trabalho, ensino e atividade física.

Entre as principais medidas, os estabelecimentos comerciais terão de fechar, na generalidade, às 22h00 e os eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, exceto nos casos em que os participantes pertencem ao mesmo agregado familiar.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 59 vítimas mortais e mais 7.497 infetados pelo novo coronavírus, sendo que este número inclui "o somatório de 3.570 casos, decorrentes do atraso no reporte laboratorial, principalmente de um laboratório na região Norte, desde o dia 30 de outubro", esclarece a DGS.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

16h00 - Boa tarde! Este acompanhamento ao minuto termina aqui, mas pode seguir os desenvolvimentos desta tarde neste link.

15h52 - Não se esqueça deste aviso do Serviço Nacional de Saúde. "O uso obrigatório de máscara em espaços públicos é uma medida preventiva fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença". E, já agora: "Sabia que a partir dos 10 anos de idade é obrigatório o uso de máscara?"

15h48 - Três mortes em surto no Hospital de Leiria que infetou mais 16 doentes. Três doentes que estavam internados no Serviço de Medicina II no Hospital de Leiria morreram infetados com Covid-19, num surto que contagiou outros 16 utentes e 15 profissionais de saúde, disse hoje fonte do Centro Hospitalar de Leiria.

15h34 - Linha SNS24 emite declarações de faltas por isolamento a partir de hoje. A Linha SNS24 passa, a partir de hoje, a emitir declarações provisórias de isolamento profilático devido a suspeitas de infeções com o novo coronavírus para justificar faltas ao trabalho a outras entidades, foi hoje anunciado.

15h04 - Ministro reitera segurança no uso dos transportes públicos. O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, reiterou hoje que os transportes públicos são seguros se cumpridas todas as normas de segurança, nomeadamente o uso de máscara.

"Utilizando a máscara, cumprindo as regras de higiene respiratória, não há nenhum fator acrescido de transmissão da Covid-19 nos transportes coletivos. Não há nenhum risco acrescido quando comparado com o estarmos aqui, por exemplo", disse Matos Fernandes aos jornalistas no final da cerimónia de sobre reforço da oferta de transporte público nas áreas metropolitanas.

14h41 - Rui Moreira defende medidas urgentes para travar pandemia. O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, defendeu hoje que são precisas "medidas urgentes", como o incremento dos transportes públicos, para travar a propagação da Covid-19 que é na região "muito preocupante".

14h32 - Duas utentes morreram hoje no Lar Avó Guilhermina em Mogadouro. Duas utentes infetadas pelo novo coronavírus no Lar Avó Guilhermina, em Vilarinho dos Galegos, concelho de Mogadouro, morreram hoje, disse à Lusa a diretora técnica da instituição. "Hoje foi registada a morte de duas senhoras com 86 e 85 anos que padeciam de diversas patologias associadas", indicou a responsável da instituição do distrito de Bragança, Ana Bela Lopes.

14h28 - Surto com 51 infetados e duas mortes em lar da Misericórdia da Maia. Um surto de Covid-19 identificado no lar professor Vieira de Carvalho, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, infetou 51 pessoas e provocou a morte a dois utentes, disse hoje à Lusa o diretor técnico daquela estrutura.

14h11 - Acompanhe a conferência de atualização da pandemia em Portugal. Já começou a conferência de imprensa da DGS hoje com a presença do secretário de Estado e Adjunto da Saúde, Lacerda Sales, e o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.

14h03 - Portugal regista novo máximo de óbitos e soma 7.497 novos casos de Covid. Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da evolução da Covid-19 no país e que dão conta de mais 7.497 novos casos - sendo que não se trata de um novo máximo mas sim de um acerto ao incluir no dia de hoje o somatório de 3.570 casos, decorrentes do atraso no reporte laboratorial, principalmente de um laboratório na região Norte, desde o dia 30/10/2020. Quanto a óbitos, há a registar mais 59 nas últimas horas - um novo recorde -, 34 na região do Porto, 18 em Lisboa, cinco no Centro, e dois no Alentejo.

13h44 - Papa apela ao "respeito pelas medidas" para travar a pandemia. Num momento em que a Europa é o epicentro da pandemia, o Papa Francisco lançou o apelo a todos. "Temos de estar muito atentos ao que nos dizem as autoridades, as autoridades sanitárias e os políticos para nos defendermos desta pandemia", disse.

13h23 - Dez infetados em lar para crianças e jovens em Arronches. Um surto de covid-19 identificado num lar de infância e juventude especializado em Arronches (Portalegre) já infetou sete utentes e três funcionários, disse hoje à agência Lusa a presidente do município, Fermelinda Carvalho.

13h12 - Infeção de funcionárias fecha jardim de infância e creche em Seia. O Centro Paroquial de Seia, no distrito da Guarda, decidiu encerrar o jardim de infância e a creche depois de cinco funcionárias terem testes com resultado positivo à covid-19, anunciou hoje a instituição.

13h01 - Adeptos admitem que "não é momento ideal" para testar regresso. A Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA) admite que este não é o momento ideal para prosseguir os testes piloto de regresso de espetadores aos estádios de futebol, disse hoje a presidente da organização.

12h53 - Assembleia da Madeira aprova por maioria o uso obrigatório de máscara. A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou hoje o decreto legislativo regional que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços fechados ou onde não seja possível respeitar o distanciamento físico por todas as pessoas a partir dos 6 anos.

12h49 - Surf proibido na Nazaré. DGS alerta para "risco para a saúde pública". A Praia do Norte, na Nazaré, foi hoje interditada a qualquer atividade de surf, determinou a Capitania do Porto da Nazaré, com base num parecer negativo das autoridades de saúde, alegando perigo para a saúde pública.

No despacho, emitido hoje, o Capitão do Porto da Nazaré interdita "as atividades de Free Surf e Tow-in Surfing", sustentando a proibição num parecer do Delegado de Saúde Regional da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, devido "à promoção da aglomeração de público, que constitui um risco acrescido para a saúde pública", no atual contesto de pandemia da Covid-19.

12h34 - Aumentam para 24 os infetados no 2.º surto no hospital de Beja. Mais quatro profissionais estão infetados devido ao segundo surto de Covid-19 no hospital de Beja, aumentado para 24 o total de infeções confirmadas, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

12h25 - Pandemia já matou 1.215.957 pessoas no mundo. A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.215.957 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, de segundo o levantamento feito hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11 horas.

12h19 - Portugal faz hoje 10 vezes mais testes por mês do que no início do surto. Portugal fez em outubro 10 vezes mais testes de diagnóstico ao novo coronavírus do que em março, afirmou hoje o presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, que prevê que em novembro se superem os 805 mil testes de outubro.

12h16 - Professor de Oxford reforça: Vacina poderá estar pronta no Natal. Andrew Pollard, líder da investigação levada a cabo pela Universidade de Oxford em busca de uma vacina contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, reitera que os resultados da fase final do ensaio clínico em curso deverão ser apresentados no final do ano, e que há "uma pequena hipótese da vacina" estar pronta no Natal.

12h10 - Costa anuncia "novo conjunto de medidas" de apoio à atividade económica. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira que o Conselho de Ministros vai aprovar amanhã um "novo conjunto de medidas" de apoio à atividade económica e "em particular às micro e pequenas e médias empresas que estão a ter um esforço muito grande".

11h54 - Pandemia acelerou na Europa e tem metade dos novos casos no mundo. A Organização Mundial da Saúde disse hoje houve uma "maior aceleração" na disseminação da doença Covid-19 na Europa, responsável por cerca de metade dos novos casos registados no mundo na última semana.

11h47 - "Queremos ter Natal". António Costa disse, esta manhã, que, "neste momento, em que o crescimento da pandemia nos impõe restrições agravadas, procurámos evitar que ao comércio fossem aplicadas essas restrições agravadas", acrescentando que há a "consciência" de que o "comércio sofre indiretamente de um conjunto de outras regras", como o teletrabalho. 

"Nós queremos ter Natal. E queremos ter um Natal tão parecido com o Natal que as nossas tradições nos foram ensinando a ter", apontando ainda que "faz parte das nossas tradições que o Natal seja também um momento em que damos, de uma forma mais simbólica ou mais material". "É muito importante que, para que tudo corra bem nesta altura do Natal, evitemos as aglomerações."

11h48 - Bélgica regista abrandamento de novos casos e subida de internamentos. A Bélgica registou um abrandamento nos novos casos de Covid-19 mas continuam a aumentar os internamentos, segundo dados divulgados hoje pelas autoridades federais.

11h39 - Hospital Garcia de Orta vai ter mais 30 camas para tratar infetados. "Está prevista a expansão da capacidade de internamento de doentes com patologia Covid através de uma nova estrutura modular para tratamento de doenças infeciosas/Covid, superior a 30 camas", revelou à agência Lusa a administração daquela unidade hospitalar do concelho de Almada, no distrito de Setúbal.

11h33 - Primeira-ministra dinamarquesa e dois terços do Governo em confinamento. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, e dois terços do seu Governo foram hoje forçados a ficar em confinamento devido ao teste positivo de SARS-CoV-2 do ministro da Justiça e vários deputados, anunciou o seu gabinete.

11h27 - República Checa começa hoje testes semanais em lares de idosos. A República Checa, um dos países europeus mais afetados pela Covid-19, vai impor a partir de hoje testes rápidos semanais a todos os doentes e pessoal dos lares de idosos, num esforço para travar a progressão da doença.

11h18 - "Estou infetado. E agora?" DGS diz o que deve fazer em caso de ter Covid. Se está infetado com a Covid-19, saiba que a Direção-Geral da Saúde (DGS) tem vindo a publicar nas redes sociais algumas recomendações que tem mesmo que seguir. A Autoridade para a Saúde ajuda-o, também através desta forma, a ficar em segurança e apoiado, sabendo também o que fazer para evitar contagiar terceiros

11h00 - Taxa de desemprego sobe para 7,8%. População desempregada dispara. Ataxa de desemprego subiu para 7,8% no 3.º trimestre, com a população desempregada a aumentar 45,1% em relação ao trimestre anterior, aquele que é o maior aumento da série que começa em 2011, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira. 

10h42 - Criadas equipas especializadas nos bombeiros voluntários para reforçar apoio. O Governo determinou hoje a criação de equipas especializadas em todos os corpos de bombeiros voluntários do continente, por forma a reforçar os meios para operações de apoio na área da saúde pública no âmbito da pandemia.

Em comunicado, a Secretária de Estado da Administração Interna adianta que as equipas especializadas intervêm no apoio, socorro e transporte de doentes, através da afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação.

10h33 - Hospital da Guarda reabre área dedicada a doentes respiratórios. O Hospital Sousa Martins (HSM), na Guarda, reabriu a Área Dedicada para Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência (ADR-SU), para dar resposta à pandemia causada pela Covid-19, foi hoje anunciado.

10h12 - Hospitais podem suspender atividades não urgentes. O despacho, assinado por Marta Temido, refere que os hospitais do SNS podem suspender, durante o mês de novembro, a atividade assistencial "que, pela sua natureza ou prioridade clínica, não implique risco de vida para os utentes, limitação do seu prognóstico e/ou limitação de acesso a tratamentos periódicos ou de vigilância".

Recorde-se que o Tribunal de Contas (TdC) defendeu esta terça-feira que a recuperação da atividade interrompida no Serviço Nacional de Saúde devido à pandemia de Covid-19 "pode justificar a criação extraordinária de incentivos específicos" no sistema de financiamento do SNS.

10h01 - Rui Vitória não escapa a surto no Al-Nassr e testa positivo à Covid-19. O Al-Nassr enfrenta um surto de Covid-19 e nem Rui Vitória escapou. O treinador português de 50 anos testou positivo ao novo coronavírus e está com sintomas ligeiros, segundo adianta a RTP. 

09h49 - África com mais 191 mortes e um total de 1.813.065 infetados. O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 191 mortes devido à covid-19, aumentando para 43.612 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que infetou 1.813.065 pessoas na região, segundo dados oficiais.

09h33 - Rússia com recorde de infeções e mortes desde o início da pandemia. A Rússia registou nas últimas 24 horas um número recorde de casos de Covid-19 e de mortes provocadas pela doença, de acordo com os dados fornecidos pelas autoridades sanitárias do país.

09h21 - Cláudia Vieira, filha mais nova e namorado infetados com Covid-19. Depois de revelar que estava em isolamento profilático, Cláudia Vieira informa que está infetada com o novo coronavírus. A atriz e apresentadora voltou a falar aos fãs, na sua página de Instagram, onde confirma que testou positivo para o novo coronavírus. A filha mais nova, Caetana, e o companheiro, João Alves, também estão infetados

Ver esta publicação no Instagram

Depois do nosso contacto com um caso positivo, através de uma pessoa que faz parte do nosso dia-a-dia, ficámos em isolamento. Recebidos os resultados eu, o João e a Caetana testámos também positivo ao Covid-19. Estamos bem, a ser acompanhados e a cumprir as diretrizes da DGS. Unidos, na nossa bolha de amor!

Uma publicação partilhada por Cláudia Vieira (@claudiavieiraoficial) a 4 de Nov, 2020 às 1:17 PST

09h10 - Trabalhadores e empresas: Eis as novas regras de combate à Covid-19. Nos 121 concelhos de risco, os estabelecimentos têm de fechar mais cedo e o teletrabalho é obrigatório. Saiba tudo o que muda a partir de hoje.

08h58"Camas em Tempo Real". Governo vai monitorizar ocupação do SNS. O ministério da Saúde vai monitorizar a ocupação da Medicina Intensiva e mapear a mesma no sistema "Camas em Tempo Real", segundo um despacho divulgado, esta terça-feira.

De acordo com o documento, compete aos próprios hospitais do SNS "assegurar a disponibilidade da informação sobre as camas de nível III e de nível II disponíveis/ocupadas", atualizando, desta forma, o sistema.

08h57 - Capital indiana com novo recorde diário de casos. A Índia contabilizou 46.253 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 6.725 em Nova Deli, um novo recorde na capital indiana, que tem estado no centro das preocupações das autoridades nos últimos dias.

08h50 - Bombeiros de Braga estão a esgotar máscaras e luvas. E pedem ajuda. A Covid-19 continua a revelar-se em Portugal com elevados números de casos e de suspeitas e, deste modo, os Bombeiros Voluntários de Braga estão a ficar sem máscaras e luvas tão necessárias em tempos de pandemia. A corporação pede ajuda a quem puder oferecer estes materiais

08h28 -  Itália impõe recolher obrigatório a partir de quinta-feira. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, assinou na noite de terça-feira um decreto que impõe o recolher obrigatório a nível nacional a partir das 22h00, que entra em vigor na quinta-feira, segundo a imprensa no país.

Outras medidas restritivas, que o chefe do executivo deverá detalhar mais tarde e que deverão estar em vigor até 3 de dezembro, foram igualmente aprovadas, incluindo o encerramento de centros comerciais durante o fim de semana.

08h21 - Quer saber que medidas se aplicam no seu concelho? Este site diz tudo. Ainda tem algumas dúvidas sobre se o seu concelho pertence aos 121 com (novas) regras a partir desta quarta-feira? Sabe que medidas o Governo decidiu aplicar no local onde reside ou trabalha?

Para dissipar estas dúvidas que ainda possam haver, o Executivo tem este portal, onde apenas tem de selecionar qual o concelho sobre o qual quer obter informações e estas surgirão numa lista de fácil consulta. 

08h09 - Covid-19 leve manifesta-se de sete formas diferentes. Num estudo, publicado este sábado na revista Allergy, cientistas afirmam que existem sete "formas de doença" na Covid-19 leve, e que o novo coronavírus deixa mudanças significativas no sistema imunitário mesmo 10 semanas após a infeção. Saiba quais são os sintomas.

08h00 - "Cuidar de si é cuidar de todos!" A Força Aérea Portuguesa (FAP) fez uma publicação nas redes sociais onde apela à vacinação contra a gripe: "Vacine-se por si, vacine-se pelos outros", afirma.

07h36 - Alemanha com 151 mortes e mais de 17 mil casos em 24 horas. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 151 mortes e 17.214 infeções pelo novo coronavírus. Os dados foram avançado na manhã desta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch. Desde o início da pandemia, o país já registou 577.593 casos e 10.812 óbitos.

07h22 - China soma dois casos locais e 15 oriundos do exterior. A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado dois casos de contágio local, nas últimas 24 horas, na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país, e 15 casos oriundos do exterior.

07h17 - Setúbal tem surtos em cinco lares de idosos com mais de 200 pessoas infetadas. "Temos surtos de Covid-19 nos lares Paula Borba, CATI - Centro de Apoio à Terceira Idade, e Centro Paroquial da Anunciada, todos na cidade de Setúbal, e na Casa dos Avós do Arco Íris e Lar de Deus, em Azeitão", disse José Luís Bucho, admitindo que, nas últimas horas, poderá ter havido alterações no número de pessoas infetadas.

07h10 - Infeção por Covid adia julgamento de acusados por ataque ao Charlie Hebdo. O julgamento dos acusados pelos ataques de 2015 à redação da revista Charlie Hebdo, a um agente da polícia e a um supermercado judeu, foi adiado, por três dos 10 envolvidos estarem infetados com o novo coronavirus.

07h04 - Confinamento parcial em 121 concelhos a partir de hoje e até dia 19. O confinamento parcial entrou hoje em vigor em 121 concelhos de Portugal continental onde há "risco elevado de transmissão da Covid-19", aplicando-se o dever de permanência em casa, exceto para deslocações autorizadas, como compras, trabalho, ensino e atividade física.

Além de medidas específicas para estes concelhos, a resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República prolonga a declaração de situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23h59 do dia 19 de novembro.

Conheça todas as (novas) medidas de combate à Covid-19

07h00 - México com 493 mortos e 5.250 novos casos em 24 horas. O número total de óbitos subiu para 92.593 e o de contágios para 938.405 desde o início da pandemia, em 28 de fevereiro, indicou o Ministério da Saúde mexicano.

07h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências relacionadas com a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo. Para recordar o registo de ontem, clique aqui. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório