Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Marcelo dá 'ok' a novas regras. Há 156 bombeiros infetados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Marcelo dá 'ok' a novas regras. Há 156 bombeiros infetados
Notícias ao Minuto

15:53 - 03/11/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal contabiliza desde o início da pandemia 149.443 casos de Covid-19 e 2.635 mortos associados à doença, com 45 óbitos e 2.596 contágios a ser registados nas últimas 24 horas

Acabaram, às 6h desta terça-feira, as limitações à circulação entre concelhos, mas, a partir de amanhã entram em vigor as novas medidas anunciadas no sábado pelo Governo e que colocam 121 concelhos 'na lista vermelha'. E ao início da noite, o Presidente Marcelo deu 'luz verde' a essas novas medidas.

A esse propósito, vários espaços culturais emitiram um comunicado conjunto a informar sobre as alterações de horários que se impõem nos 121 concelhos devido à pandemia.

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1,2 milhões de pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro e há mais de 46,9 milhões casos oficialmente diagnosticados

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h43 - É possível ter Covid-19 e gripe ao mesmo tempo? Para esclarecer todas as dúvidas sobre este cenário clínico indesejado, a DECO Proteste, divulgou, esta terça-feira, um artigo no qual deixa alguns esclarecimentos sobre o tema. 

23h10 - Ministério da Saúde brasileiro revelou esta terça-feira que foram identificados 11.843 novos casos de Covid-19 e morreram 243 pessoas nas últimas 24 horas, dados que estão acima dos registados ontem (8.501 contágios e 179 mortes). O Brasil acumula 5.566.049 casos confirmados e 160.496 vítimas mortais.

22h58 - Ole Gunnar Solskjaer anunciou, esta terça-feira, que Alex Telles permanece a contas com uma infeção pelo novo coronavírus, pelo que ainda não sabe se o poderá convocar para a visita do Manchester United ao terreno do Basaksehir.

22h43 - Um total de 156 bombeiros estão atualmente infetados com Covid-19, avançou hoje, no parlamento, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. A secretária de Estado sublinhou que existem testes de diagnóstico à covid-19 prioritários para os bombeiros e destacou o trabalho desenvolvido nos últimos meses pelas corporações dos bombeiros voluntários, que "nunca deixaram de responderam às várias solicitações".

22h32 - O ministro da Saúde cabo-verdiano pediu hoje às autoridades da ilha do Fogo que envolvam a população, pela "responsabilização coletiva e individual", no combate à pandemia de covid-19, cuja transmissão local continua a crescer.

22h19 - Dos 2.349 pacientes hospitalizados em Portugal devido ao novo coronavírus, 12 são crianças. Segundo a SIC Notícias, cinco encontram-se internadas no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, uma no Hospital de Coimbra e outras seis estão em unidades hospitalares no Porto -  três no Hospital de São João e três no Centro Materno Infantil. O menor hospitalizado mais novo tem um ano e o mais velho 11. 

21h35 - ASAE apreendeu "até ao momento" mais de 1,3 milhões de máscaras. Segundo o gabinete de imprensa da ASAE, em comunicado enviado à agência Lusa, os principais motivos de apreensão de máscaras foram a indevida marcação CE (que indica que um produto está conforme as diretivas comunitárias), a falta de requisitos essenciais de saúde e segurança em equipamentos de proteção individual (EPI) e o incumprimento dos requisitos em máscaras "comunitárias" e a contrafação.

21h23 - Os autarcas do distrito do Porto mostraram-se hoje favoráveis a que seja decretado o estado de Emergência e o recolher obrigatório, tendo decidido que o recurso ao teletrabalho só será utilizado quando estritamente necessário.

21h10 - No site da Presidência da República foi publicada ao início da noite de hoje a promulgação das novas medidas excecionais de combate à Covid-19 que entram em vigor às 00h desta quarta-feira em 121 concelhos - que representam 70% da população residente - e que se manterão até às 23h59 do dia 15 de novembro, por determinação do Conselho de Ministros extraordinário.

E que novas regras são essas?

  • o dever de permanência no domicílio, devendo os cidadãos abster-se de circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto para o conjunto de deslocações já previamente autorizadas, às quais se juntam as deslocações para atividades realizadas em centros de dia, para visitar utentes em estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Integrados ou outras respostas dedicadas a pessoas idosas, bem como as deslocações a estações e postos de correio, agências bancárias e agências de corretores de seguros ou seguradoras e as deslocações necessárias para saída de território nacional continental;
  • como regra, que todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, bem como os que se encontrem em conjuntos comerciais, encerram até às 22h00;
  • o encerramento dos restaurantes até às 22h30;
  • prever-se que o presidente da câmara municipal territorialmente competente possa fixar um horário de encerramento inferior ao limite máximo estabelecido, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança;
  • a proibição da realização de celebrações e de outros eventos com mais de cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar;
  • a proibição de feiras e mercados de levante, salvo autorização emitida pelo presidente da câmara municipal, caso estejam verificadas as condições de segurança e o cumprimento das orientações definidas pela DGS;
  • a possibilidade de realização de cerimónias religiosas, de acordo com as regras da Direção Geral da Saúde;
  • o encerramento dos equipamentos culturais até às 22:30;
  • a obrigatoriedade de adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam, salvo impedimento do trabalhador;
  • o regime excecional e transitório de reorganização do trabalho (constante do DL 79-A/2020) é aplicável às empresas com locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores, em todos os concelhos abrangidos pelas novas medidas (atualmente este regime era aplicável às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto).

20h57 - As autoridades sanitárias brasileiras autorizaram o reinício dos testes no país da eventual vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela norte-americana Johnson&Johnson, suspensa após um voluntário ter apresentado um efeito colateral adverso.

Os testes deste imunizante foram suspensos globalmente a 12 de outubro, logo depois de um voluntário nos Estados Unidos da América (EUA) ter apresentado "uma reação adversa grave".

20h41 - O Hospital São Sebastião tem hoje internados 88 doentes com covid-19, e, segundo revelou a administração desse equipamento de Santa Maria da Feira, 48 deles deram entrada na unidade desde o passado domingo.

20h27 - Departamento de Saúde e de Assistência Social do Reino Unido anunciou esta terça-feira que foram diagnosticados 20.018 novos casos de Covid-19 e 397 mortes nas últimas 24 horas. Este número de óbitos diários é o mais elevado desde 27 de maio. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 1.079.882 casos de infeção e 47.250 vítimas mortais. 

19h57 - Angola registou, nas últimas 24 horas, 349 casos positivos de covid-19, duas mortes e 58 doentes recuperados, informou o Ministério da Saúde. As mortes foram registadas nas províncias de Luanda e Cabinda, um homem e uma mulher de 76 e 78 anos, respetivamente.

19h42 - Os treinos das equipas de formação do FC Porto tiveram de ser suspensos, nesta terça-feira, por ordem da delegada de saúde local, segundo avança o diário Record. A mesma publicação dá conta que vários jogadores de diferentes escalões estão infetados com a Covid-19, o que obrigou à tomada desta decisão que se deve manter até sexta-feira.

19h34 - A inauguração do novo aeroporto internacional de Berlim, no sábado passado, poderá estar na origem de um surto do novo coronavírus, após uma das individualidades presentes na cerimónia ter sido diagnosticada com covid-19, foi hoje divulgado.

19h31 - O Eurogrupo defendeu hoje que o aumento acentuado nas novas infeções de covid-19 na Europa e as novas medidas restritivas adotadas "aumentaram ainda mais a incerteza" sobre a economia da zona euro e "deverão pesar" na recuperação.

19h08 - A Grécia iniciou hoje o confinamento parcial com um novo recorde diário de casos de covid-19, ao registar 2.166 infeções nas últimas 24 horas. Conforme o indicado pelas autoridades de saúde, o número total de contágios passou para 44.246 e o de mortes para 655, ao somar 13 novos óbitos.

18h34 - França notificou 38.289 novos casos de Covid-19 e 854 mortes no espaço de 24 horas. O país  já passou dos 1,5 milhões de casos confirmados - perfaz um total de 1.502.763 neste momento. O número acumulado de óbitos é de 38.289.

18h26 - Após ter sido recebida pelo Presidente da República, Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP, afirmou que a força sindical é "desfavorável" ao decreto da declaração de um novo Estado de Emergência. "Teremos de ver exatamente como é o decreto que será apresentado à Assembleia da República. De qualquer modo,CGTP sempre foi desfavorável a restrições de liberdades", sublinhou a responsável, esta tarde, em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, depois da audiência com Marcelo Rebelo de Sousa. 

18h08 - As escolas pertencentes ao agrupamento de Vila Viçosa, no distrito de Évora, vão reabrir na sexta-feira, depois de terem encerrado no dia 23 de outubro devido à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

17h57 - Espanha registou hoje 18.669 novos casos de Covid-19, elevando para 1.259.366 o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 238 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 36.495.

17h40 - Moçambique registou mais um óbito de um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o total de mortes para 95, havendo ainda 72 novos casos, informou hoje o Ministério da Saúde.

17h36 - Duas professoras do Colégio Rainha Santa Isabel (CRSI), em Coimbra, estão infetadas com o novo coronavírus e 150 alunos do primeiro ciclo cumprem isolamento profilático em casa, informou hoje a instituição privada de ensino.

17h34 - O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lhe garantiu na audiência de segunda-feira que "não está equacionada uma requisição civil" na saúde no âmbito do estado de emergência.

17h32 - Vários restaurantes portuenses estão a apelar à população para que frequente outros restaurantes rivais, sensibilizando para a importância de garantir a sobrevivência do setor, novamente sobre "ataque". "Acreditamos que somos um porto de abrigo e não um perigo ameaçador. Por isso, se não vier ao Nogueira's, vá ao Flow, vá ao Terminal 4450, vá ao Brasaria, vá ao Guilty, vá a todos os que merecem o seu apoio neste inverno doloroso", lê-se numa publicação na página do restaurante na rede social Facebook que salienta que "a lista de restaurantes a colocar é interminável".

17h27 - O Governo da Madeira não tenciona retomar o ensino à distância na região, apesar de sete escolas terem já ativado os planos de contingência devido a casos confirmados ou suspeitos de Covid-19, indicou hoje o chefe do executivo.

17h21 - O lar da Misericórdia de Coruche tem 26 dos seus 80 utentes infetados com o novo coronavírus, que provoca a Covid-19, tendo igualmente oito funcionários tido resultado positivo nos testes realizados na passada quinta-feira, disse fonte do município.

17h18 - No arranque do Plano Nacional de Vacinação em Portugal, 234 mil portugueses vacinaram-se contra a gripe nas farmácias, até ao final do mês de outubro, menos 64 mil do que em 2019, revela, esta terça-feira, uma análise realizada pela empresa portuguesa especializada em estudos farmacêuticos, Health Markt Reaserch (HMR).

17h14 - O lar da Misericórdia de Coruche tem 26 dos seus 80 utentes infetados com o novo coronavírus, tendo igualmente oito funcionários tido resultado positivo nos testes realizados na passada quinta-feira, disse fonte do município.

17h07 - As mulheres e os jovens apresentaram duas vezes mais propensão para a depressão e ansiedade durante o confinamento imposto para travar a pandemia de Covid-19 em Portugal, indicam dados preliminares de um estudo hoje revelados.

17h02 - Direção Geral de Saúde decretou, nesta terça-feira, o encerramento das instalações do Moreirense, clube da I Liga que está a contas com um surto de Covid-19. Os alarmes dispararam ontem, segunda-feira, após o emblema minhoto ter informado que já havia seis jogadores do plantel infetados.

16h56 - Uma reportagem realizada pela estação televisiva Al Jazeera garante que proprietários de pequenos negócios em "bairros marginalizados" são tratados de forma diferente dos cidadãos brancos em Portugal. De acordo com vários entrevistados, a pandemia tem evidenciado a discriminação racial no país.

16h52 - Itália revelou esta terça-feira que foram identificados 28.244 novos casos de Covid-19 em 24 horas, o que aumentou o número acumulado de contágios para 759.829. Morreram 353 pessoas desde ontem, aproximando-se assim da marca das 40 mil mortes provocadas pela Covid-19 (nesta altura soma 39.412 vítimas mortais). 

16h22 - Um voo apenas foi responsável por quase 60 contágios de Covid-19. O avião em questão transportava um total de 49 passageiros - o equivalente a 17% da sua ocupação total - e os 13 passageiros que foram infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, eram provenientes de três continentes distintos e viriam a contagiar posteriormente mais 46 pessoas. 

16h19 - O ministro da Defesa Nacional determinou a "prontidão, ativação e colaboração das Forças Armadas (FA) no âmbito da estirpe SARS-CoV-2 do coronavírus", num despacho que foi hoje publicado em Diário da República. Segundo o despacho "os ramos das FA contribuirão com os recursos humanos e materiais que se revelem necessários a apoiar as entidades competentes, no âmbito desta emergência de saúde pública", sendo o Chefe do Estado-Maior General das FA incumbido de "reunir e ativar os meios (...), ficando estes na sua dependência", em coordenação com a Proteção Civil, forças e serviços de segurança e outras entidades.

16h14 - Cinco guardas prisionais, dois enfermeiros e uma médica em serviço no Estabelecimento Prisional do Porto, conhecido por cadeia de Custóias e situado em Matosinhos, estão infetados com o novo coronavírus, informaram hoje os Serviços Prisionais.

16h09 - Depois de ter revelado aos seguidores o resultado negativo de mais um teste que fez à Covid-19, eis que o isolamento de Cristina Ferreira chegou ao fim. A diretora de Entretenimento e Ficção da TVI revelou esta conquista na sua conta de Instagram, aproveitando para dizer que esta semana estará à conversa com Manuel Luís Goucha.

View this post on Instagram

NEGATIVO. Amanhã termina o isolamento, os 14 dias aconselhados pela DGS. Volto ao trabalho na quinta e para junto do meu @mlgoucha. Estarei no Você na TV para vos falar deste período mas, acima de tudo, para vos explicar as muitas dúvidas que têm surgido e que me foram perguntando em mensagem. Quinta feira estamos juntos. 

A post shared by Cristina Ferreira (@dailycristina) on Nov 3, 2020 at 7:05am PST

16h01 - Foi detetado um surto de Covid-19 na sede do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em Barcarena, Oeiras. Até ao momento, há registo de pelo menos 14 casos ativos do novo coronavírus, informou, esta terça-feira, a RTP. Os casos surgiram no passado mês de outubro após uma festa de despedida de uma funcionária administrativa.

15h45 - Primark perdeu dois mil milhões de libras (cerca de 2,2 mil milhões de euros) em vendas por causa da pandemia do novo coronavírus, de acordo com o Guardian. As vendas da Primark terão caído 24% para 5,9 mil milhões de libras e os lucros deslizaram 62% para 362 milhões de libras. De recordar que o grupo não vende online e foi forçado a encerrar lojas durante várias semanas - incluindo em Portugal - durante o confinamento

15h39 - A bolsa de Nova Iorque iniciou a sessão a subir, com o mercado pendente das eleições presidenciais que decorrem hoje nos Estados Unidos.

15h29 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas seis casos positivos de Covid-19, dos quais três em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial, na sequência de 1.045 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

15h26 - alunos de escolas públicas em isolamento profilático que estão privados de acompanhar as aulas por falta de equipamento e acesso à internet, denunciaram hoje a Associação Todos pela Escola Pública (ATEP) e a Federação Nacional dos Professores (FENPROF).

15h17 - O número de infetados com o novo coronavírus no lar Alfredo Carriço, na Trofa, subiu para 44, depois de mais uma colaboradora apresentar um teste positivo, disse hoje a diretora técnica da Santa Casa da Misericórdia local.

15h11 - Portugal ultrapassou hoje novamente os valores máximos de internamentos por Covid-19 desde o início da pandemia com o registo de 2.349 doentes internados, 320 dos quais em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas foram internadas mais 94 pessoas totalizando agora 2.349 internamentos hospitalares.

15h03 - Dezenas de equipamentos culturais de várias cidades do país vão manter-se abertos, mas, vão antecipar os horários dos espetáculos mais tardios face às recentes medidas de contenção da pandemia de Covid-19 .

15h - Boa tarde! Iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório