Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Farmácias vacinaram menos 64 mil contra a gripe em outubro. Falta stock

Farmácias "não dispõem de vacinas para satisfazer todos os pedidos". Situação não deverá melhorar nos próximos tempos.

Farmácias vacinaram menos 64 mil contra a gripe em outubro. Falta stock
Notícias ao Minuto

17:29 - 03/11/20 por Notícias ao Minuto

País Gripe

No arranque do Plano Nacional de Vacinação em Portugal, 234 mil portugueses vacinaram-se contra a gripe nas farmácias, até ao final do mês de outubro, menos 64 mil do que em 2019, revela, esta terça-feira, uma análise realizada pela empresa portuguesa especializada em estudos farmacêuticos, Health Markt Reaserch (HMR).

Em comunicado, o organismo detalha que a rede de farmácias nacional "bateu o seu recorde de dispensa de vacinas da gripe no primeiro dia" do programa de vacinação deste ano e que, no dia 19 de outubro, "67 mil portugueses vacinaram-se com recurso às farmácias". Este aumento traduziu-se "num crescimento de 21% na primeira semana da época vacinal", em relação ao mesmo período do ano passado.

Contudo, a situação inverteu-se a seguir, porque "as farmácias não dispõem de vacinas para satisfazer todos os pedidos".

"Os nossos dados indiciam que o primeiro stock de vacinas das farmácias está tecnicamente esgotado", alerta João Norte, CEO da HMR

Mais, segundo o responsável, a situação não se prevê melhor este mês: "A rede de farmácias vai receber um segundo fornecimento, de 210 mil vacinas, na segunda quinzena de novembro, insuficiente para satisfazer todos os pedidos".

A vacina da gripe faz parte do Plano Nacional de Vacinação, tendo o Estado adquirido "este ano um recorde de dois milhões de doses". As farmácias, pelo seu lado, procuraram subir também as suas encomendas, "mas só conseguiram garantir 440 mil doses, número máximo que lhes foi disponibilizado pelas empresas que comercializam em Portugal vacinas da gripe". "No ano passado, de acordo com a HMR, as farmácias obtiveram 600 mil doses e satisfizeram a procura de 543 mil portugueses", conclui a análise. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório