Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Inauguração de aeroporto na Alemanha na origem de potencial surto

A inauguração do novo aeroporto internacional de Berlim, no sábado passado, poderá estar na origem de um surto do novo coronavírus, após uma das individualidades presentes na cerimónia ter sido diagnosticada com covid-19, foi hoje divulgado.

Inauguração de aeroporto na Alemanha na origem de potencial surto
Notícias ao Minuto

19:27 - 03/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O líder do estado federal alemão de Brandemburgo, que circunda Berlim e onde fica o novo aeroporto, divulgou hoje que teve um teste com resultado positivo à doença covid-19.

Dietmar Woidke foi uma das várias personalidades que participaram na cerimónia do novo aeroporto internacional de Berlim-Brandeburgo (BER), batizado de Willy Brandt, em homenagem ao antigo chanceler da República Federal da Alemanha (1969-1974).

Após a divulgação desta informação, outros convidados que marcaram presença na cerimónia anunciaram de imediato que tinham entrado em quarentena, incluindo o ministro dos Transportes alemão (Andreas Scheuer), o presidente da câmara de Berlim, o diretor do aeroporto e o diretor-geral da companhia aérea britânica EasyJet, Johan Lundgren.

Também presente na cerimónia, o presidente da companhia aérea Lufthansa, Carsten Spohr, anunciou que já tinha sido submetido a um teste de diagnóstico.

Durante a inauguração, "os requisitos de distanciamento físico e de higiene foram respeitados", acrescentou o gabinete de comunicação da Lufthansa.

A Alemanha regista, até à data, 560.379 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e 10.661 mortes associadas à doença covid-19.

Este é mais um episódio da saga que envolve este aeroporto internacional que está associado a várias polémicas, nomeadamente erros de engenharia, demissões, suspeitas de corrupção e processos judiciais, e que foi inaugurado com nove anos de atraso.

Encarado como um grande projeto resultante da reunificação alemã, o BER deveria ter sido inaugurado em 2011, após o início dos trabalhos de construção em 2006.

Mas os sucessivos contratempos transformaram esta obra num abismo financeiro, colocando em causa a eficiência alemã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório